Produto: | RMS |
Versões: | 5.681 / V12 |
Ocorrência: | Erros mais frequentes na validação do SPED Fiscal no PVA. |
Observações: | Após corrigir os erros, o arquivo do SPED Fiscal deve ser gerado novamente e validado no PVA. |
Passo a passo: |
Acessar o programa VABUAITE, Transação 18 - Classificação Fiscal e alterar o campo "Classificação Fiscal" para o NCM correto.
Acessar o programa VGLMOCOD e alterar o lançamento do ajuste com a divergência apontada no validador, preenchendo o campo "Ajuste SPED", com o código correto.
Acessar o programa de Cadastro de Parâmetros (VABUPARA), com o código 30 e acesso "SPAJUINTST" (caso seja dentro do estado) ou "SPAJUEXTST" (caso seja fora do estado). Devem ser cadastradas apenas as 4 (quatro) últimas posições do Código de Ajuste da Tabela 5.1.1. A Tabela 5.1.1 com os Códigos de Ajustes (tanto para o registro E111 quanto para o E220) podem ser consultados no site da Receita Federal, no link a seguir.
Acessar o programa de Cadastro de Tabelas (VABUTABE), com o código 55 e acesso "SPCDRECFNT". O código de Receita deve ser cadastrado com o hífen e dígito. Caso ocorra o mesmo erro (Código de Receita inválido), mas no registro E116, a correção deve ser feita no código 55 e acesso "SPCDRECICM". A Tabela 5.4 com os Códigos de Receitas podem ser consultados no site da Receita Federal, no link a seguir, .
Verificar o CNAE (Atividade da loja no cadastro do RMS). O registro H005 é obrigatório para os CNAE’s 4681801, 4681802. O registro H005, mesmo que não seja informado o inventário, só é obrigatório para as empresas que possuem atividade econômica 4681-8/01 ou 4681-8/02. O CNE fica na opção F8-Especifico do cadastro de tipos e deve-se entrar apenas com os números.
Causa do erro: O cliente fez uma ajuste no VGLMOCOD informando o código RJ050019 e o tipo de lançamento 2 (outros débitos). Essa combinação não é válida causando erro na validação do PVA. Solução: O lançamento deve ser corrigido no VGLMOCOD informando tipo de lançamento 6 para o código RJ050019. Descrição da regra: O tipo de lançamento 2 (outros débitos) acumula o valor no campo 04 (VL_TOT_AJ_DEBITOS) O tipo de lançamento 6 (débitos especiais) acumula o valor no campo 15(DES_ESP) Observe as regras descrita no Guia Prático do EFD, em relação ao código de ajuste informado no VGLMOCOD Campo 04 (VL_TOT_AJ_DEBITOS) - Validação: o valor informado deve corresponder ao somatório do campo VL_AJ_APUR dos registros E111, se o terceiro caractere for igual a ‘0’ e o quarto caractere do campo COD_AJ_APUR do registro E111 for igual a ‘0’. Campo 15 (DEB_ESP) – Preenchimento: Informar o correspondente ao somatório dos valores: c) de ajustes do campo VL_AJ_APUR do registro E111, se o terceiro caractere do código informado no campo COD_AJ_APUR do registro E111 for igual a “0” (apuração ICMS próprio) e o quarto caractere for igual a “5”(débito especial). No PVA, estes valores podem ser verificados nos demonstrativos dos ajustes ao final do Relatório de Registros Fiscais da Apuração do ICMS – Registro E111 - códigos específicos para débitos especiais. |