Índice

 

Introdução

Em ambientes onde a quantidade de documentos é consideravelmente grande, é aconselhado a utilização de um servidor dedicado para indexação, podendo inclusive ser configurado um cluster com dois ou mais servidores para garantir a disponibilidade do serviço.

 

Considerações iniciais

O acesso ao repositório de documentos do fluig (Volume) pelo fluig Indexer Server executando em servidor separado, é opcional. Porém, é importante notar que a performance de extração é superior quando o servidor de indexação tem acesso ao repositório. Se este for o caso, todas as instâncias do servidor de indexação deverão ter acesso compartilhado ao repositório.

Também é fundamental que esta pasta compartilhada esteja localizada no endereço informado nas configurações da empresa do fluig.

 

Preparando o Ambiente

Antes de começar a configuração, siga os passos a seguir:


 

 

 

 

Configurações do fluig Indexer Server

O arquivo onde as configurações do Servidor de Indexação devem ser realizadas dependem da forma como é feita a inicialização do serviço de indexação.

Por padrão estes valores já vem preenchidos na instalação. Porém, dependendo do dimensionamento do ambiente será necessário alterar estas configurações.

Sistema OperacionalForma de InicializaçãoArquivo de ConfiguraçãoLocalização
Linux

Linha de comandosolr.in.sh[Instalação fluig Indexer]/solr/bin
Serviçofluig_Indexer.in.sh/etc/default/
WindowsServiçosolr.in.cmd[Instalação fluig Indexer]/solr/bin/

 

No arquivo de configuração do Solr devem ser efetuados os seguintes ajustes:


Definindo a quantidade de memória disponível para o Solr

A configuração padrão do Solr reserva 512 MB de memória, o que pode ser pouco para a maioria dos casos. Para aumentar a memória disponível, remova a marcação de comentário (#) e altere os valores das propriedades SOLR_HEAP (Linux) e/ou SOLR_JAVA_MEM (Linux / Windows).

SOLR_HEAP="512m"
#SOLR_JAVA_MEM="-Xms512m -Xmx512m"
set SOLR_JAVA_MEM=-Xms512m -Xmx512m


Definindo o caminho do Java

Se o executável Java não estiver configurado na variável de ambiente Path do sistema operacional, configure o caminho do executável através do arquivo de configuração, removendo a marcação de comentário (#) e alterando a variável SOLR_JAVA_HOME. Exemplo: "C:\[fluig Indexer]\jdk-64\bin\java.exe".

#SOLR_JAVA_HOME=""
REM set SOLR_JAVA_HOME=


(Opcional) Definindo o IP do Servidor de Indexação

Caso queira fixar o IP do servidor no qual o Solr ouve as conexões, remova a marcação de comentário (# ou REM) e altere a variável SOLR_HOST.

#SOLR_HOST="192.168.1.1"
REM set SOLR_HOST=192.168.1.1


(Opcional) Alteração da porta [Default: 8983]

Caso queira alterar a porta na qual o Solr ouve as conexões, remova a marcação de comentário (# ou REM) e altere a variável SOLR_PORT.

#SOLR_PORT=8983
REM set SOLR_PORT=8983

 

Alta Disponibilidade

Se desejar implementar servidores fluig Indexer na configuração Master/Slave, continue a instalação conforme os procedimentos descritos na documentação Fluig Indexer em Servidores Dedicados.

 

Atualizando o fluig Indexer

A atualização do fluig Indexer deve ser realizada conforme o Guia de Atualização do fluig. Após a atualização inicie o serviço do servidor de indexação dedicado.