NOTA FISCAL PAULISTA

 

RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS
Todos os direitos reservados.

 


A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Este documento contém informações conceituais, técnicas e telas do produto que são confidenciais, podendo ser utilizadas somente pelos clientes RMS no projeto de utilização do RMS/Retail.

A reprodução deste material, por qualquer meio, em todo ou em parte, sem a autorização prévia e por escrito da RMS Software S.A., ou envio do mesmo a outras empresas terceirizadas não pertencentes ao grupo da RMS, sujeita o infrator aos termos da Lei número 6895 de 17/10/80 e as penalidades previstas nos artigos 184 e 185 do Código Penal.

Para solicitar a autorização de reprodução parcial ou total desde documento, ou ainda necessitar enviá-lo à outra empresa, é necessário enviar uma solicitação assinada e com firma reconhecida para o departamento de controle de manuais da RMS, que fica situado à Al. Rio Negro, 1084 – 16º andar, Alphaville, Barueri, São Paulo, ou se necessário o cliente poderá entrar em contato pelo Telefone (0xx11) 2699-0008.

A RMS Software S.A. reserva-se o direito de alterar o conteúdo deste manual, no todo ou em parte, sem prévio aviso.

O nome RMS e os logotipos RMS, RMS/Retail são marcas registradas da RMS Software e suas empresas afiliadas no Brasil. Todos os demais nomes mencionados podem ser marcas registradas e comercializadas pelos seus proprietários.

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS. 11 2699-0008 – www.rms.com.br



ÍNDICE

Nota Fiscal Paulista
Objetivo
Conceito Portaria CAT- 102, de 9-11-2007
Parametrização
Procedimentos Necessários à geração da Nota Fiscal Paulista.
Descrição do processo
Procedimentos no Sistema RMS
Programa
Localização no Sistema
Executando o Programa
Tela Principal
Arquivo Gerado
Retificação ou Cancelamento da NFP
Nota Fiscal Paulista Gerada
Transmissor de Dados para Registro Eletrônico (TD-REDF)
































Nota Fiscal Paulista


Objetivo


Impressão da Nota Fiscal Paulista, conforme layout CAT 102/07 (REDF Modelo 1 e Modelo 1A).

Conceito Portaria CAT- 102, de 9-11-2007


(DOE 10/11/2007)
Disciplina o procedimento do registro eletrônico de Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, na Secretaria da Fazenda e dá outras providências
Com as alterações da Portaria CAT-13/08, de 18-02-2008 (DOE 19-02-2008).
O Coordenador da Administração Tributária, tendo em vista o disposto no artigo 212-P do Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - RICMS, aprovado pelo Decreto n° 45.490, de 30 de novembro de 2000, expede a seguinte Portaria:
Artigo 1° - Esta Portaria disciplina o procedimento que deverá ser observado pelo contribuinte que emita Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, para que este documento seja registrado eletronicamente na Secretaria da Fazenda, conforme previsto no artigo 212-P do Regulamento do ICMS e na Portaria CAT-85/07, de 4 de setembro de 2007.
Artigo 2º - Para efetuar o registro eletrônico na Secretaria da Fazenda, da Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, o contribuinte deverá observar o seguinte procedimento:
I - gerar arquivo digital contendo dados da Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, emitida, de acordo com o leiaute contido no Anexo Único;
II - importar o arquivo digital gerado, para o programa Transmissão de Dados para Registro Eletrônico - TD-REDF, por meio da opção "importar arquivo";
III - validar a estrutura do arquivo importado, por meio da opção "validar" do TD-REDF;
IV - transmitir eletronicamente para a Secretaria da Fazenda arquivo gerado pelo TD-REDF, com os dados das Notas Fiscais emitidas, por meio da opção "transmitir". 
§ 1º - Para efetuar a transmissão de que trata o inciso IV, o computador em que estiver instalado o TD-REDF deverá estar conectado à Internet.
§ 2º - Na hipótese de a transmissão ser efetuada com sucesso, o programa TD-REDF gerará um comprovante numerado que poderá ser utilizado pelo contribuinte para comprovar o envio do arquivo.
§ 3º - A Secretaria da Fazenda, após receber o arquivo transmitido pelo contribuinte e validar sua estrutura, gerará o respectivo Registro Eletrônico de Documento Fiscal - REDF, sendo que os dados nele contidos corresponderão aos informados pelo contribuinte emitente, que será o responsável por eventuais erros ou omissões.
§ 4º - Na hipótese de o arquivo gerado e importado pelo contribuinte apresentar:
1 - erros relativos a sua estrutura, que impeçam sua transmissão pelo TD-REDF ou a validação pela Secretaria da Fazenda, o contribuinte deverá gerar outro arquivo, nos termos do inciso I, e repetir os procedimentos previstos nos incisos II a IV;
2 - alertas, será possível efetuar sua transmissão e a geração do respectivo REDF.
Artigo 3º - Para transmitir os dados conforme previsto no inciso IV do artigo 2º o contribuinte deverá utilizar:
I - senha de acesso aos serviços do Posto Fiscal Eletrônico - PFE, de que trata a Portaria CAT 92, de 23 de dezembro de 1998, ou;
II - assinatura digital, certificada por entidade credenciada pela Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP- Brasil, que contenha o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ do estabelecimento ou da matriz. 
Artigo 4º - O contribuinte emitente de Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, poderá utilizar o TD-REDF também para:
I - retificar dados relativos à Nota Fiscal no Registro Eletrônico de Documentos Fiscais - REDF da Secretaria da Fazenda, desde que respeitados os prazos previstos no artigo 10 da Portaria CAT-85/07, 4 de setembro de 2007;
II - cancelar o registro eletrônico relativo à Nota Fiscal que tenha sido cancelada.
Artigo 5º - O programa de Transmissão de Dados para Registro Eletrônico de Documento Fiscal Documento Fiscal - TDREDF estará disponível para "download" no "site" da Nota Fiscal Paulista no endereço eletrônico www.nfp.fazenda.gov.br  e no Posto Fiscal Eletrônico - PFE no endereço eletrônico http://pfe.fazenda.sp.gov.br , a partir de 3 de dezembro de 2007.
Artigo 6º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Anexo Único (Redação dada ao Anexo Único pela Portaria CAT-13/08, de 18-02-2008; DOE 19-02-2008)
Leiaute do arquivo digital da Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A (a que se refere o artigo 2º, I, da Portaria CAT-102/07)

Parametrização

Procedimentos Necessários à geração da Nota Fiscal Paulista.


Acessar o Site Oficial da Secretaria da Fazenda de São Paulo.
www.nfp.fazenda.sp.gov/aplicativos/transmissor/

PROCEDIMENTOS OFICIAIS






















Descrição do processo

Procedimentos no Sistema RMS

Programa













Localização no Sistema







Executando o Programa


Tela Principal


Definir as agendas de vendasDefinir as agendas de todas as vendas e gerar um arquivo DBX validar e importar ou transmitir p/ NFP.

Arquivo Gerado








Retificação ou Cancelamento da NFP



Retificar ou cancelar mencionar o nº da NF e serie
Campos de Tela:

Nome do Campo

 

Descrição

Loja

 

Código da Loja

Data Início

 

Data Inicial do intervalo.

Motivo do Cancelamento

 

Descrever o Motivo do Cancelamento da Nota Fiscal

Data Fim

 

Data Final do intervalo.

Função do registro

Inclusão

Incluir/ Gerar Nota Fiscal Paulista

 

Retificação

Retificar Nota Fiscal Paulista

 

Cancelamento

Cancelar Nota Fiscal Paulista

Nota Fiscal

Número

Número da Nota Fiscal

 

Série

Número de Série da Nota Fiscal

Tipo de Emissão – Venda maq.reg./ ntf

 

 

 

Tipo de Nota

Venda

Nota Fiscal de Venda

 

Transferência

Nota Fiscal de Transferência

 

Devolução

Nota Fiscal de Devolução

 

Remessa

Nota Fiscal de Remessa

 

Frete

Nota Fiscal de Frete




Preencha os campos de tela e execute a Função F4 CONFIRME.
O sistema vai gerar a NOTA FISCAL PAULISTA conforme os dados inseridos nos campos de tela.




Nota Fiscal Paulista Gerada











APLICATIVOS

Transmissor de Dados para Registro Eletrônico (TD-REDF)


Instalação e execução do aplicativo
Ao entrar na página para o donwload da aplicação, será verificado se o computador está com a versão Java adequada para a instalação. Caso não haja a versão Java adequada, a página retornará uma mensagem informativa.Para maiores detalhes veja nas instruções de instalação Java.Caso a versão Java instalada esteja a correta, a página retornará a mensagem informativa:
Clique no link abaixo para instalar/executar o aplicativo TD-REDF. TRANSMISSOR DE DADOS PARA REGISTRO ELETRÔNICO (TD-REDF)





Clicar no link indicado. O aplicativo iniciará o donwload e ao final do download, instalará e executará o Software. Se a mensagem de Warning-Secutiry fo apresentada (The application's digital signature cannot be verified. Do you want to run the application?), clicar em Run Download do aplicativo: Se a mensagem for apresentada, clicar em Run:  Após o final do download, o aplicativo será aberto automaticamente.Será criado o ícone do Gerenciador de Aplicações de Notas Fiscais na área de trabalho, e o usuário já estará apto a utilizar o aplicativo.Também será criado o diretório database na raiz do disco (Caso do Windows com configuração padrão, C:\database. Caso do Linux, na raiz, \database). Este diretório conterá os dados do Software e NÃO poderá ser apagado ou modificado. Caso apagado, o Software gerará um novo diretório database, mas os dados anteriores serão perdidos. Caso o TD-REDF não esteja instalado, clique na imagem da Nota Fiscal Paulista para realizar a instalação.Aguarde até o término do download e da instalação.Aguarde o donwload e a instalação: Ao final o TD-REDF será aberto e estará pronto para operação: Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
Av. Rangel Pestana, 300 - São Paulo - SP - CEP.01017-911 - PABX (11) 3243-3400




























1. HISTÓRICO DE REVISÕES

 

 

 


Versão


Data


Responsável


Alteração

1.0

05/07/11

Carmem Elvira

  • Criação do documento e últimas alterações;

1.1

12/06/14

Mirella Vaqueiro

  • Mudança de Capa e Layout;