O objetivo deste guia é demostrar as funcionalidades e aplicações do Facilitador de Integrações, disponível no fluig a partir da versão 1.6.2.
O objetivo deste facilitador é permitir realizar consulta em dados de sistemas terceiros onde, através de um editor visual, é possível criar essas integrações sem qualquer tipo de codificação. Basta você conhecer o endereço e o método do Webservice que contém as informações que você precisa trazer para o fluig. A tela de Datasets, disponível para usuários administradores no Painel de Controle, foi completamente remodelada e um novo tipo de dataset foi criado, de forma a ficar claro quais os datasets foram criados a partir de serviços.
O código interno gerado pelo facilitado pode ser utilizado em outros pontos normalmente utilizados para integração como eventos de processos e scripts de tarefa de serviço assíncrono. Bastando neste caso que o desenvolvedor se responsabilize pela forma como o retorno do webservice é tratada.
Datasets criados através do Facilitador de Integração podem ser importados para o fluig Studio e editados manualmente, caso necessário |
O Facilitador de Integração está disponível através da tela da opção de criação de datasets, no Painel de Controle, selecione o item Datasets e a opção Novo Dataset. Confira, no video abaixo, o passo a passo para cadastrar um novo serviço SAOP, criar o dataset e integrar o mesmo a um formulário.
Caso um Datasets criado através do Facilitador de Integração seja exportados do Studio para o fluig (independente se houver alteração, ou não) ele será convertido para o tipo Customizado |
No vídeo abaixo, demonstramos a criação de um novo dataset e o cadastro de um novo serviço.
Note que é possível consultar os resultados do dataset diretamente na tela de criação, e também consultar o código do mesmo.