Esta rotina permite que vários bens possam ser aglutinados, gerando um bem final único.
Podemos citar, como exemplo, a construção civil, em que o material de construção incluído é classificado como adiantamento. Ex.: areia, cimento, tijolos, máquinas, etc. Ao final da obra, todos os bens relacionados à obra são aglutinados e a soma dos seus respectivos custos irão compor o valor da construção.
Ao se cadastrar adiantamentos, deve-se usar o tipo 03, no Cadastro de Ativos, na tela de dados contábeis. Deve-se cadastrar todos os adiantamentos relacionados a um projeto, com o mesmo código base, variando o número do item.
|
No instante da baixa, é possível marcar/desmarcar os adiantamentos que serão baixados. Após a confirmação, é apresentada a tela de inclusão de itens para que seja possível informar dados específicos do novo bem, tal como descrição, contas contábeis, centro de custo, taxa de depreciação, etc.
Através da opção Cancelamento, é possível cancelar uma baixa efetuada.
Para efetuar a baixa de adiantamentos:
Os bens cadastrados como adiantamentos não serão depreciados isoladamente, mas farão parte de um produto ou bem final que passará a ser utilizado posteriormente, como, por exemplo, materiais para construção de imóveis ou outros equipamentos. A baixa de um adiantamento corresponde, na verdade, à incorporação de um novo bem depreciável mediante a baixa dos bens que o compõem. O valor desse novo bem corresponderá à somatória dos adiantamentos que o compõem. A baixa dos adiantamentos e a geração de um novo bem efetuada consideram as características originais do bem de adiantamento. O ideal é que os adiantamentos tenham, em geral, um código único, de forma que todos possam estar disponíveis para a seleção. Sendo assim, para a alteração de características do bem adiantamento, recomendamos a utilização da rotina ATFA251 - Aquisição por transferência, pois essa rotina é a evolução da ATFA040 - baixa de adiantamento, que, conforme o link de documentação: Ciclo de Vida - ATFA040 - Baixa de Adiantamentos Será substituída pela ATFA251 e não receberá mais evoluções tecnológicas. |