Os elementos retirados do ativo imobilizado em decorrência de sua alienação, liquidação ou baixa por perecimento, extinção, desgaste, obsolescência ou exaustão, devem ter seus valores contábeis baixados das respectivas contas do ativo imobilizado, na exata proporção da baixa efetuada.
O registro contábil da retirada envolve um crédito à conta de custo corrigido e um débito à respectiva conta de depreciação (ou outra) acumulada.
Para efetuar a baixa é necessário informar o valor ou quantidade da baixa, a data, o motivo e o número da nota (se for uma venda).
A baixa parcial de itens com agregados, tipos 02-Reavaliação ou 04-Lei 8200, deve ser feita por valor. Recomenda-se também que estes agregados sejam baixados juntamente com o item pai, informando-se na pergunta Baixa filhos?- (Reaval/Lei 8200) S/N - Sim.
Através dos lançamentos padronizados, pode-se definir qual a sequência para a contabilização da baixa.
A baixa pode ser efetuada por quantidade, valor ou percentual, sendo que as baixas por quantidade ou percentual implicam a diminuição da quantidade do bem e a baixa por valor ocasiona apenas a redução dos valores acumulados.
Baixa por quantidade
Implica a redução da quantidade de um bem (Ex.: lote de 100 mesas).
Baixa por valor
Os bens que têm os tipos 01 (aquisição), 02 (Reavaliação), 04 (Lei 8200) ou ambas devem obrigatoriamente sofrer baixas por valor.
Os bens do tipo 02 e 04, se existirem, devem ser baixados juntamente com o tipo 01 na mesma proporção.
Baixa proporcional
O Sistema permite efetuar a baixa proporcional ao dia do mês em que a mesma foi realizada.
Integração com o módulo Fiscal
Se o parâmetro MV_AF30NDV estiver ativo (.T.), permite habilitar o controle do CIAP, com a utilização do motivo de baixa 23-Devolução, que habilita a digitação dos campos Nota/Série/Item da Nota de devolução.
Para efetuar a baixa de um bem:
É apresentada a janela de baixa.
Baixa de fichas de imobilizado classificadas como Orçamento de Provisão com AVP em parcelas
Este bem possuirá as características abaixo:
Baixa de fichas de imobilizado classificadas como Provisão de Despesas
Cancelamento de Baixa de fichas de imobilizado classificadas como Orçamento de Provisão com AVP em parcelas
Cancelamento Baixa de fichas de imobilizado classificadas como Provisão de Despesas
A rotina ATFA036 não efetua baixas através do Acelerador MILE, mesmo contendo Execauto e sendo MVC. Isso pois a ferramenta MILE tem limitações para importação dos arquivos TXT. Por exemplo: O MILE não realiza a importação para rotinas que não se enquadrem no modelo 1, 2 ou 3, o que é o caso da ATFA036, que por mais que na tela demonstre apenas duas tabelas (FN6 e FN7), no ModelDef temos quatro modelos. Portanto, a maneira que temos para efetuar baixas automaticamente, seria através do ExecAuto da rotina ATFA036. |
O campo Qtd.Baixa (FN6_QTDBX) atualmente possui 3 casas decimais, ao qual por padrão não é permitido a alteração desse campo.
E isso impossibilita a baixa do Ativo por Quantidade em alguns cenários.
Por exemplo:
Valor do Ativo: 667.311,92
Valor desejado para baixa: 555,00 (Baixa Parcial)
Nesse cenário, não é possível baixar o valor de 555,00 do Ativo pelo campo Qtd.Baixa (FN6_QTDBX) pelo fato do mesmo possuir apenas 3 casas decimais.
E para chegar nesse valor precisaríamos digitar a quantidade : 0,08319
Nesse cenário, é possível deixar o campo Qtd.Baixa (FN6_QTDBX) em branco e digitar manualmente o valor desejado no campo Vl. Baixa, localizado no GRID inferior da tela e baixar o valor do Ativo.
No release 12.1.2410 terá um novo Grupo de Campos Numéricos denominado: Quantidade de Ativos Sendo pertencentes a ele os campos abaixo:
|
Com esse Grupo de Campos Numéricos será possível aumentar as decimais do campo FN6_QTDBX juntamente com os demais campos envolvidos.