Emite o registro exato do Embarque dos itens e respectivas informações.
A Capa do Embarque é o conjunto de informações que são comuns a todos os itens embarcados. Nesta tela serão registrados dados que serão utilizados em diversos documentos e têm importante participação nas estatísticas do ambiente e no envio ao Siscomex, além de ser base para impressão de diversos formulários como os certificados de origem.
Após montar a Capa do Embarque, deve-se selecionar quais os Itens que a compõe. Esses itens devem estar incluídos no processo de Exportação.
Importante:
Segundo a especificação Guia 0.9 Riex que define o layout de geração de arquivos para integração do Riex, o campo Quantidade vincula as notas fiscais de remessa com fim específico de exportação ao item do processo, informando a quantidade efetiva exportada do produto. |
Procedimentos
Para incluir o embarque:
- Em Embarque, clique em Incluir.
- Verifique que a tela está dividida em abas, sendo:
- Cadastrais;
- Financeiro;
- Embalagens;
- Transporte;
Importante:
Os parâmetros MV_EEC0011 e MV_EEC0011 preenchidos com .F. permitem que ao informar o conteúdo do campo Embarcação (EEC_EMBARC) com a embarcação desejada o campo Nr. Voo / Viag. (EEC_VIAGEM) seja preenchido automaticamente. |
- Registro de Documentos;
- Intermediação;
- Configuração;
3. Preencha os campos conforme a orientação do help de campo.
4. Clique em Pedidos na aba Cadastrais e selecione o proesso de exportação.
5. Em seguida, dê um duplo clique para selecionar os itens ou clique em Marca/ Desmarca Todos em Ações Relacionadas para marcar todos os itens.
Importante:
- Pode-se incluir itens com um mesmo produto, desde que seja para diferentes datas de embarque.
- Pode-se também, incluir diferentes processos de exportação, definindo as quantidades parciais dos itens que devem ser embarcados para o controle dos saldos dos itens
|
Importante:
- Os campos ID Portal (EE9_IDPORT) e Versão Atual (EE9_VATUAL) serão utilizados para informar o Catalógo de Produto e sua Versão, onde serão utilizados na transmissão da DUE, para que sejam enviados os atributos desse catálogo de produtos.
- Caso haja somente um catálogo de produto para o item, ao marcar o item para o processo será carregado automaticamente. Caso contrário, deverá ser utilizado a consulta padrão do campo ID Portal (EE9_IDPORT)
Para mais informações: DT DTRADE-8722 - Cadastro de atributos e catálogo de produtos para a DUE Declaração Única de Exportação (DUE) no SIGAEEC
- Os campos Tp. Doc. Imp (EE9_TPDIMP), Doc. Import. (EE9_DOCIMP) e It. Proc Imp (EE9_ITPIMP) serão utilizados para informar:
- Tipo de documento de importação (EE9_TPDIMP): são os tipos de documentos de importação (CategoryCode), podendo ser: DUIMP - Declaração Única de Importação, DI - Declaração de Importação, DSI - Declaração Simplificada de Importação e DSIF - Declaração Simplificada de Importação - Formulário;
- Número do documento de importação (EE9_DOCIMP): é o número do documento de importação, sendo alguns tipo citado acima.
- Item no processo de importação (EE9_ITPIMP): é a sequencia do item no processo de importação, adição para processos do tipo DI e Sequência DUIMP para processos do tipo DUIMP.
- Onde serão utilizados na transmissão da DUE, para que sejam enviados os documentos de importação vinculado.
- Somente serão gerados/enviados essas informações, quando for preenchido os 3 novos campos.
Para mais informações: DT DTRADE-9001 - DUE com documento vinculado Declaração Única de Exportação (DUE) no SIGAEEC |
6. Prossiga o preenchimento, utilizando as opções em Ações Relacionadas.
Importante:
- Se o parâmetro MV_EDC0007 estiver configurado com a opção F, na tela de manutenção, são apresentados somente os insumos que foram importados. Para visualização de todos os insumos, o parâmetro MV_EDC0007 deve estar configurado com a opção T.
- Se o parâmetro MV_EEC0003 estiver habilitado, não será possível incluir mais de um embarque com a mesma numeração de RE.
|
7. Confirme para gravar.
Importante:
- É possível vincular a comissão de um ou mais agentes, relacionando-o(os) especificamente para cada item do processo. Verifique a aba Financeiro.
|
Para incluir as despesas internacionais, poderá ser realizada na inclusão ou alteração do embarque. Esta operação deve ser realizada antes do preenchimento da data de embarque.
- Na manutenção do embarque (inclusão ou alteração), clique Outras Ações/Despesas Internacionais para informar as despesas.
- O sistema exibirá a tela de entrada de dados onde é possível informar as despesas internacionais do processo.
- Informe os dados das despesas internacionais e clique em Confirmar para finalizar a gravação.
Importante:
- Quando o sistema estiver integrado com o módulo Financeiro(SIGAFIN - parâmetro MV_AVG0131 configurado com a opção .T.), ao incluir as despesas internacionais, o sistema gera os títulos provisórios para as despesas informadas e grava a numeração do campo "Num. Titulo" na tabela EXL. Após a realização do embarque(preenchimento da data de embarque), o sistema elimina os títulos provisórios e efetiva os títulos definitivos que poderá ter todo o seu controle e operação através do Câmbio (EECAF200 - SIGAEEC)
|
Importante:
- Se o parâmetro MV_AVG0213 estiver configurado com a opção .T. é habilitado no campo Condição a alteração de títulos a receber do módulo Financeiro permanecendo o mesmo número do título.
- Se o parâmetro MV_AVG0214 estiver configurado com a opção .T. é habilitado no campo Tit. Cam (Número do título da Câmbio) a geração de várias parcelas de títulos a receber com um único número no módulo Financeiro.
|
Para incluir o valor do frete embutido no preço já negociado dos itens:
- Possuir um pedido de exportação com itens já cadastrados aguardando o embarque sem valor de frete e seguro.
- Aplicar Atualização do Update UETIGBDA.
- Habilitar os parâmetros:
. MV_EEC0038 = (.T.)
. MV_EEC0039 = (.T.)
. MV_EECFAT = (.T.)
. MV_AVG0067 = (.T.)
. MV_FRETMOE = (.T.)
. MV_AVG0196 = (.T.)
. MV_AVG0141 = (.F.)
- Em Embarque, clique em Incluir para criar um novo processo de embarque.
- Na aba Financeiro note que será apresentado o campo Fre. Embut. (EEC_FREEMB).
- Preencha todos os campos necessários para o embarque e clique em Ações Relacionadas \ Pedidos, selecione o pedido depois selecione o item e de um duplo clique, na tela que será aberta informe uma quantidade parcial no campo Quant.Embar. (EE9_SLDINI), embarque metade da quantidade total do pedido. Repita esse processo para possuir dois embarques para o pedido, cada um com metade da quantidade total.
- Depois de gerar o embarque parcial do item, clique em Ações Relacionadas \ Despesas Internacionais e em Frete/Intl digite um valor de frete e depois clique em Seguro/Intl e também digite um valor. Repita esse processo para os dois embarques, clique em Confirmar para gravar o embarque.
- Depois de criar os dois embarques, no Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações \ Pedidos \ Liberação Pedidos, iremos fazer liberação parcial para o pedido de forma a liberar a mesma quantidade que foi utilizada em cada embarque.
- Selecione o pedido e clique em Ações Relacionadas \ Liberar, no campo Qtd.Liberada informe a quantidade parcial e clique em Confirmar.
- Acesse Atualizações \ Faturamento \ Documento de Saída, selecione o pedido que foi liberado e deve estar com o status verde, marque a caixa de seleção e clique em Prep. Docs, selecione o número da nota fiscal e clique em OK.
- Note que será apresentada uma tela Assistente de Vinculação de Embarque, clique em Avançar e serão apresentados os dois embarques que foram criados no SIGAEEC, escolha um dos dois marcando a caixa de seleção e clique em Avançar. Pronto foi vinculado um embarque ao pedido faturado.
- Acesse novamente Atualizações \ Faturamento \ Documento de Saída e selecione o pedido que agora deve estar com status em vermelho e clique em Visualizar Docs, note que os valores de frete e seguro que foram informados na fase do embarque foram integrados e faturados na nota fiscal.
Veja também