Geração dos títulos no SIGAFIN:
No momento da digitação do embarque, o sistema gera um título provisório no módulo Financeiro (SIGAFIN). Posteriormente, este título também será referenciado no área Financeira do módulo de Importação (SIGAEIC):
- O módulo SIGAFIN gera um título provisório que será atualizado posteriormente pelo próprio sistema, tornando-o um título oficial.
- O módulo SIGAEIC, no momento de gerar os títulos através dos embarques, utilizará o número gerado anteriormente, mantendo a integridade dos dados no sistema.
No momento da digitação das despesas do processo, o sistema irá gerar um título do tipo "DP" (Duplicata) com valor em R$ no módulo SIGAFIN. Sendo que o sistema tem como objetivo gerar:
- Título para despesas de débito automático: Todas as despesas definidas como débito automático deverão ter seus códigos cadastrados no arquivo de tabelas do sistema na tabela (YF).
- Título para despesas do despachante: Todas as despesas referidas como débito automático deverão ter seus códigos cadastrados no arquivo de tabelas do sistema na tabela (YG).
Dica:
- Na numeração dos títulos, será gerado um número sequencial controlado pelo sistema.
- O título das despesas de débito automático é gerado em favor da Receita Federal.
- O título das despesas do despachante é gerado em favor do despachante.
- O Histórico é padronizado de acordo como tipo do título a ser gerado e não deve ser alterado:
- Título gerado no embarque: Histórico "FECHAMENTO DE CAMBIO". - Título gerado a Receita: Histórico "DEB. AUTOM. I.I/I.P.I/D.I". - Título gerado ao despachante: Histórico "DESP. AFRMM, ICMS E OUTROS". |
Sobre vencimentos e valores:
- Os números de títulos gerados no ambiente financeiro serão mantidos mediante alterações no embarque ou nas despesas;
- O vencimento do título da dívida do fornecedor, gerado no momento do embarque, será de acordo com a condição de pagamento;
- Para o vencimento do título gerado na digitação das despesas do processo, será considerada a maior data entre as despesas;
- O valor do título será gerado sempre em US$, sendo que existe um campo que contém a moeda do fornecedor e outro que contém o valor do câmbio na moeda do fornecedor (estes campo são apenas visuais).