Este cadastro é considerado o mais importante, pois é nesta fase que será definida a forma de calibração e aceitação de cada parte integrante de uma família de instrumento/Faixa(s).
Para melhor entendimento, vamos supor o cadastramento de algumas Famílias de Paquímetro Universal. Nesta fase iremos definir as partes da família, órgão calibrador, critério de aceitação, pontos de calibração (se tipo de calibração diferente de Calibrador/Calibrador Completo), relacionando as Famílias dos instrumentos padrão etc.
A seguir apresentamos um fluxo simplificado de relacionamento para demonstrar quais informações serão utilizadas e as amarrações que serão efetuadas:

(*) - É válido desde que já cadastrado, ou seja, se o usuário irá calibrar um instrumento, utilizando instrumentos padrão, os mesmos devem estar cadastrados e, nesta etapa, será necessário apenas efetuar os relacionamentos.
A estrutura apresentada acima evidencia a importância deste cadastro, pois como pode ser observado nesta etapa (Cadastro de Faixa) estará definindo toda a rastreabilidade de calibração (além dos itens já mencionados). Outro aspecto importante é que a estrutura acima pode ser estendida a qualquer instrumento. |
Procedimentos
Para cadastrar faixas:
É possível ainda, cadastrar padrões por faixas, através da opção Padrões do menu.
O parâmetro MV_QATUESC, quando configurado com \"1\", define a calibração obrigatória para a faixa com amarração à Família de Instrumentos. |
Veja também
Para consultar o cadastro de Faixas e suas respectivas associações, veja as tabelas a seguir, no tópico Consulta Cadastros Genéricos: