WCM é um acrônimo para Web Content Management. É uma ferramenta que promove, juntamente com o Software Development Kit, que é um o conjunto de ferramentas e técnicas para o desenvolvimento de componentes de software, uma gestão de conteúdo, colaboração e funcionalidades de administração de portais na Web.
Os dois componentes básicos do WCM são a infra-estrutura de páginas e os componentes denominados widgets. Cada página é composta de partes que são denominadas slot, sendo estes, responsáveis pela apresentação do conteúdo de widgets. E o widget por sua vez, é um componente de software que obedece aos padrões de programação definidos pelo SDK.
Além dos widgets padrões da plataforma, os widgets podem ser criados através do Fluig Studio por meio de templates de código. Um widget pode apresentar conteúdo relacionado ao site criado a partir do WCM, renderizar componentes do ERP ou ainda promover a integração com os sistemas de terceiros.
O conteúdo é basicamente composto por código HTML com acesso a serviços de dados, como REST e WebService.
O fluig WCM também oferece suporte para temas e layouts, permitindo a customização do estilo e aparência da home, bem como de outros componentes da plataforma.
Dentre as funcionalidades do fluig WCM, temos como principais benefícios os itens a seguir:
Flexibilidade e agilidade na criação, publicação e atualização de conteúdos.
Permite a construção de páginas personalizadas de uma maneira simples sem a necessidade de conhecimentos técnicos do usuário
Permite a adição de conteúdo nas páginas por intermédio de widgets predefinidos ou customizados.
Os usuários podem definir acesso e a edição de páginas, permitindo uma maior colaboração entre os usuários
Oferece suporte para temas e layouts, permitindo a customização do estilo e aparência do portal