Permite a inclusão de um processo de desembaraço. 1 - Em Manutenção, clique em Incluir. Observe que a tela está dividida em pastas, sendo: - Cadastrais;
- Embarque;
- Transporte;
Na pasta Transporte, o campo Currier (W6_CURRIER), somente será possível a edição quando o processo não possuir invoices ou quando o "Tp. Registro" for diferente de DUIMP. Também será atualizado o campo "Tp. Registro", respeitando a seguinte regra: - Currier = Sim → "Tp. Registro" igual Currier
- Currier = Não ou vazio → "Tp. Registro" igual DI
- Valores D.I;
- Entrega;
- D.I./ DUIMP;
Na pasta DI/ DUIMP, no campo Volumes (W6_VOLUMES), é possível incluir mais de um registro com o mesmo código de embalagem. Na pasta DI/ DUIMP, foram inseridos os seguintes campos: - "Tp. Registro" = opções DI / DUIMP(Nova Declaração de Importação)/Currier , onde é possível selecionar o tipo de classificação do embarque /desembaraço. (OBS.: Este campo ficará editável enquanto não houver Invoice vinculada ao processo.)
- "Forma de Reg" = opções Integrado/Manual, indica a forma que a DUIMP foi registrada no portal. Este campo estará habilitado para edição quando o campo "Tp. Registro" estiver com conteúdo "Duimp".
- "Duimp Manual" = Informe o número da DUIMP que foi registrada manualmente. Formato: NNCCNNNNNNNNNN-N
- "Versão Man." = Versão da DUIMP manual.
- "Data Manual" = Data de registro da DUIMP manual.
Ao informar os dados de registro de uma DUIMP manual o conteúdo dos campos "Duimp Manual", "Versão Manual" e "Data Manual" serão respectivamente gatilhados para os campos "DI/DA/DUIMP", "Versão" e "Dt. Registro". Os campos "Tipo de registro", "Forma de Reg", "Duimp Manual", "Versão Man." e "Data Manual" estarão disponíveis na rotina a partir do release P12.1.2210. |
Na pasta DI/ DUIMP, foi inserido o seguinte campo: - "Instr. Desp." = para que seja informado os documentos de despacho para serem enviados na integração para os processos do tipo DUIMP. Atualmente, o sistema somente envia o documento 41 - Declaração de Exportação, pois é necessário enviar essa informação caso o país de origem pertença à um país do Mercosul (campo "C.O.Mercosul" - YA_MERCOSU).
Para informar o documento 41 - Declaração de Exportação no campo Instr. Desp. (W6_INSTRDE), será necessário realizar o seu cadastro na rotina Documentos para Instrução de Despacho (Doc. p/ Instr. desp. - EICSJE) ou ao informar o campo Tipo Docto (EIF_CODIGO) é possível realizar sua inclusão através da consulta padrão. |
Para indicar quando devem ser criados os títulos efetivos da Invoice, frete e seguro: 1. Na aba Financeiro tem os campos: Fin. Invoice com as opções: 1-Inclusão da Invoice (que é o padrão), o título efetivo da Invoice será gerado na gravação da Invoice. 2-Emissão da NF, o título efetivo da Invoice será gerado na gravação do recebimento de importação. Fin. Frete com as opções: 1-Inclusão do Frete (que é o padrão), o título efetivo do frete será gerado quando os dados do frete forem informados na capa do desembaraço. 2-Emissão da NF, o título efetivo do frete será gerado na gravação do recebimento de importação. Fin. Seguro com as opções: 1-Inclusão do Seguro (que é o padrão), o título efetivo do seguro será gerado quando os dados do seguro forem informados na capa do desembaraço. 2-Emissão da NF, o título do seguro será gerado na gravação do recebimento de importação. 2. Para incluir os itens do Desembaraço, clique em Outras Ações->Itens. 3. Selecione o PO e/ou a PLI utilizando a consulta ou F3 e confirme a seleção. É apresentado uma tela para a seleção de itens do PO/PLI. 4. Selecione os itens marcando-os com duplo clique ou por meio da ação Outras Ações->Marca / Desmarca Todos e preencha os campos conforme a orientação do help. 5. Para selecionar itens com saldo parcial, clique em Seleção. Quando no PO existe o mesmo código de produto em várias posições, através do campo saldo quantidade (digitado na tela de: Seleção Itens Digit) o sistema irá marcar os itens na quantidade selecionada já calculando as diferenças, através da data de embarque de forma crescente. |
6. Para incluir as Invoices, clique em Outras Ações->Invoices. Será apresentada uma tela para manutenção de Invoices. 7. Clique em Outras Ações->Incluir, preencha os campos conforme a orientação do help e clique em Salvar para confirmar. Será apresentado uma tela para seleção de itens. 8. Selecione os itens, marcando-os com duplo clique ou todos através da opção Outras Ações->Marca / Desmarca Todos. Para ratear as Despesas: - Para ratear o(s) valor(es) da(s) despesa(s), INLAND, PACKING, INT’L FREIGHT e DESCONTO, caso haja as mesmas na COMMERCIAL INVOICE, digite os campos de despesa nos dados de cabeçalho da Invoice.
- Clique em Outras Ações->Rateia Despesas.
Para alterar a Descrição do Item: - Para alterar a descrição do item selecionado, clique em Outras Ações->Altera Descrição do Item. Será apresentada uma tela para digitação da descrição.
- Para carregar a descrição do Cadastro de Produtos (Descrição da LI/DI), clique em Outras Ações->Descrição.
- Clique em Salvar para confirmar.
Para gerar as adições (com DI Eletrônica): Requisitos: - MV_TEM_DI Habilitado (T) - utilização de DI Eletrônica - Possuir Invoices lançadas e regime de tributação gravado para os itens das Invoices. - Clicar no botão Outras Ações->Adições e em seguida clicar no botão Outras Ações->Gerar Adições.
- Para verificar ou alterar detalhes de cada adição (dados, alíquotas, etc) posicione sobre a adição desejada e clique no botão Alterar.
- Para verificar mais detalhes dos itens que compõem a adição, clique no botão Outras Ações->Itens da Adição . O Sistema exibirá tela de capa e detalhe onde é possível conferir valores, somatórias, etc. da relação adição x itens.
Como informar o Ex-tarifário: - Após geração do Regime de Tributação, com o recolhimento informado e o fundamento legal em branco, em seguida após a geração das adições, deve ser selecionado o item da adição e em seguida clicar em Outras Ações->Alterar e selecionar o folder do Imposto de Importação.
- Nesta tela terá um campo chamado "Acordo Tarif." e neste campo será possível informar todos os dados referente ao Ato, Tipo do Ato, órgão emissor, número do ato e ano.
Para gerar as adições (sem DI Eletrônica): Requisitos: - MV_TEM_DI Desabilitado (F) - utilização de DI via dados do despachante. - Clicar no botão Outras Ações->Adições e em seguida clicar no botão Outras Ações->Gerar.
- Serão numeradas as adições no browser superior e as sequencias de itens de cada adição no browser inferior.
- Podem ser editados o número de cada adição no browser superior bem como as adições e sequências dentro da adição de cada item no browser inferior, permitindo editar conforme o arquivo do despachante e considerando as validações do sistema.
Obs: Regra da quebra por condição de pagamento A quebra de adição por condição de pagamento tem por padrão utilizar o código da condição de pagamento + dias da condição. Para permitir definir que o critério dessa quebra seja o tipo de cobertura cambial, foi criado o parâmetro MV_EIC0075. Este parâmetro tem o valor padrão 1 = "Quebra pela condição de pagamento + dias da condição". Caso deseje que a quebra ocorra conforme o tipo de cobertura cambial da condição de pagamento (independente do código da condição) é necessário que o valor do parâmetro seja alterado para o valor 2. Para incluir Outros Pedidos: - Para incluir outros pedidos, posicionado na tela de Seleção de Itens, clique em Seleção PO's / PLI's.
- Repita os passos anteriores para Seleção de itens e preencha os campos conforme a orientação do help.
Para Gravar o Desembaraço: - Para gravar o Desembaraço, clique em Outras Ações->Próxima Tela..
- Clique em Salvar para confirmar os dados do desembaraço.
- Confirme as mensagens para concluir a gravação.
O parâmetro MV_COD_EII faz com que o SIGAEIC cadastre automaticamente os valores de II e IPI totais (apurados pelo sistema em Adições) no campo de Débitos para que seja debitado automaticamente da conta do Cliente no Siscomex. |
Quando integrado ao módulo SIGAFIN, se o número da DI estiver preenchido e o Frete não existir para qualquer Invoice do Processo, não será permitida a gravação. |
|