Assunto


Observações:


Em Construção...

Produto:

Datasul

Versões:

12.1.18 ou Superior

Ocorrência:

Descrever os Parâmetros necessários para configurar o Datasul para integração com a Plataforma do Operador Logístico

Passo a passo:

  • Qual o Objetivo desta Função ?
    Descrever todos os parâmetros necessários para configurar o Datasul como um Operador Logístico, realizando a Integração com o TMS Protheus e/ou WMS Logix.

  • Quais são as Configurações possíveis de Integração ?
    O Datasul pode ser parametrizado para integrar com a Plataforma do Operador Logístico das seguintes formas:
    - Operador Logístico - Solução mais completa, que consiste na integração WMS Logix + TMS Protheus + BackOffice Datasul;
    - Transportes - Cliente que são Transportadores e irão utilizar o TMS Protheus integrados com o BackOffice Datasul;
    - Armazenagem - Clientes que trabalham no ramo de Armazenagem (regime ou filia) e que irão utilizar o WMS Logix integrado com o BackOffice Datasul.

  • Como é feita esta Configuração no Datasul ?
    Foi disponibilizado no Datasul, duas novas funções que estão disponíveis nos "Parâmetros Funções do Produto" (HUB), conforme abaixo:
    - TMS Transportador - Deve ser ativada para trabalhar como um Transportador (Integração com TMS Protheus);
    - WMS Operador Logistico - Deve ser ativada para trabalhar como Operador de Armazenagem (Integração com WMS Logix).
    Para trabalhar com a solução completa "Operador Logístico", basta ativar as duas Funções.

  • Como as informações são trocadas entre as Linhas (Datasul/Protheus/Logix) ?
    Para realizar a comunicação das informações entre as linhas Datasul, Protheus e Logix é utilizada a funcionalidade EAI, através da troca de mensagem XML, utilizando o Conceito de Mensagem Única TOTVS.

  • Se os Códigos das Empresas e Estabelecimentos forem diferentes entre as Linhas Protheus/Logix e Datasul, como é feito a tradução destas informações ?
    Quando o EAI do Datasul recebe uma mensagem de outra Linha, realiza a tradução dos Códigos de Empresa e Estabelecimento através do conceito de "de-para" configurado no próprio EAI do Datasul. Neste processo, a informação será traduzida para a Empresa/Estabelecimento do Foundation e do Industrial.
    Se a mensagem for direcionada para o Financeiro, as informações de Empresa/Estabelecimento serão traduzidas novamente, utilizando o conceito de Matriz de Tradução Organização Externa, já existente no Produto. A matriz de Tradução utilizada neste processo, será a que estiver parametrizada na Rotina “Parâmetros do Operador Logístico”. Caso a matriz não tenha sido informada nos Parâmetros, será utilizada a matriz padrão chamada “EMS2”.

  • Nesta Integração, é realizada a replicação de algum cadastro ?
    Sim, os seguintes cadastros são replicados entre as linhas:
    - Cliente
    - Fornecedor
    - Local de Entrega
    - Item

  • Para os Cadastros de Cliente e Fornecedor, como é realizado o Controle do Código ?
    Para o controle do Código dos Cadastros entre as linhas, o Operador Logístico poderá ser parametrizado para funcionar das seguintes formas:
    - Controle Individual: Cada linha irá fazer o controle do seu código, e o relacionamento será feito por intermédio da Pessoa (mesmo CNPJ/CPF e Inscrição Estadual/RG). Portanto, por exemplo, no Datasul poderemos ter o código 10 apontando para o João, mas no Protheus o João terá o código 7. Este será o controle padrão, sem necessidade de parametrização adicional;
    - Código Único: Todas as linhas irão compartilhar o mesmo código, portanto se no Datasul o João for o código 10, no Protheus ou Logix, o João também será o código 10. Detalhes sobre o funcionamento e as parametrizações necessárias, podem ser encontradas aqui: DUFN0021 - Controle de Código Único Cliente/Fornecedor/Transportador.

  • Todos os Cadastros realizados no Datasul serão replicados para o Protheus/Logix, ou existe alguma forma de indicar quais devem ser replicados ?
    Sim, é possível, pois nem todos os Cadastros realizados no Datasul precisam ser replicados para o Protheus/Logix, por exemplo o Cadastro de um Fornecedor de Material de Escritório. Este controle é feito através do Grupo de Cliente e Fornecedor.
    Através da Rotina "Parâmetros do Operador Logístico", no Grupo de Parâmetros "Grupos utilizados para replicação de Cleinte/Fornecedor", é possível indicar quais Grupos de Cliente e de Fornecedor devem sem considerados para replicação. Por padrão, todos os Grupos serão considerados, mas é possível indicar um ou mais Grupos.

  • Para inclusão de um Cliente/Fornecedor no Datasul, algumas informações são obrigatórias, por exemplo o "Grupo de Cliente". Mas, no Protheus/Logix não existe esta informação. Como são tratadas estas informações que são obrigatórias mas não são enviadas na replicação ?
    Através da Rotina "Parâmetros do Operador Logístico", no Grupo de Parâmetros "Grupo Padrão para criação de Cliente/Fornecedor", é possível indicar qual Grupo de Cliente e Fornecedor deve sem considerado para criação de um novo registro. A partir do Grupo informado, são buscadas as demais informações. Exemplo: Portador, Carteira, Tipo de Fluxo Financeiro e Representante.
    Esta trativa somente é realizada na inclusão de um novo registro, para alteração, esta informações não serão afetadas, continuaram as mesmas que foram informadas pela última vez no cadastro.