O objetivo deste documento é trazer uma visão do que é e como funciona tela de Cadastro de Provedor de Dados
Um determinado "Provedor de Dados" deve ser criado para permitir o Reports Core comunicar com uma determinada fonte de dados. Todas as informações a serem mostradas em um determinado relatório serão recuperadas de um determinado provedor de dados.
Em uma empresa, diversos provedores de dados poderão ser cadastrados buscando dados em locais completamente diferentes.
Em um único relatório, dados poderão ser recuperados de provedores de dados diferentes.
Ex: Meu relatório pode ser gerado em minha empresa porém as informações desse relatório podem estar localizadas na nuvem.
Para criar um novo Provedor de Dados, basta clicar em "Adicionar" e informar os campos abaixo:
Código do provedor: Informe o código do Provedor de Dados, deve ser um código único e será por ele que o Provedor de Dados será identificado.
Descrição: Informe uma descrição.
Tipo do provedor: Informe se é um "Provedor de banco de dados relacional" ou "Provedor de dados customizado".
Com essa opção selecionada, o mecanismo de execução do reports enviará para um determinado provedor uma séria de sentenças sql (de acordo com o relatório criado). Essas sentenças sql serão executadas nesses provedores que são responsáveis em chamar uma determinada fonte de dados. Atualmente o Reports tem a capacidade de trabalhar com os seguinte banco de dados relacionais: Oracle, Sqlserver, PostGree, MySql, Firebird. Provedor de dados Default: Provedor de dados específico: Ex: http://nome_da_maquina:8051/dbdataproviders. Nesse caso, a extração dos dados nesse provedor passará por todo o mecanismo de segurança do ERP RM. Outros provedores de dados específicos de outros ERPS poderão ser criados. Para isso, basta seguir uma especificação de criação de provedores. |
Trata-se de uma opção na qual os dados poderão ser recuperados de qualquer fonte de dados, ex: arquivo xml, arquivo json, banco de dados não relacional (mongo DB), etc Porém, nesse caso, o responsável pelo relatório tem que obrigatoriamente criar um provedor de dados customizados seguinte as corretas especificações de criação de provedores. A utilização desse recurso exigirá conhecimento em alguma linguagem de programação disponível no mercado. |
Endereço base do provedor de dados: Usado para informar um endereço web base contendo o endereço de localização de um determinado provedor. Esse provedor pode estar localizado em qualquer lugar da Web inclusive em uma máquina na núvem.
Caso não seja informado nenhum valor nesse campo, o provedor será o provedor local.
Buscar Parâmetros: Deve ser utilizado para recuperar as informações de conexão com uma determinada fonte de dados. Essas informações poderão ser configuradas no “arquivo de configuração” do serviço web de hospedagem do provedor. Essas informações poderão ser alteradas pelo usuário na tela de provedor.
Parâmetros do Provedor:
O parâmetro “DbType” é obrigatório. Nesse caso, o mesmo deve ser enviado pelo serviço web do provedor. Esse parâmetro possuirá os seguinte valores: DbType = SqlServer (usado para banco de dados sql server) |
Exemplo prático abaixo:
|
|