Documento para registrar etapas da conversão da integração TOP x Protheus Stored para TOP x Protheus EAI 2.0
Versão RM Minima 12.1.18.154
1- Habilitar Menu de Conversão Stored EAI 1.0

2 - Habilitar Menu Mensagem Unica

2 - Rodar Script de Liberação de Integração TOP x Protheus EAI 1.0
RM.Script.Executor.
2 - Desativar a Integração Stored Procedure. RM.Exe → Integrações → Aba Ferramentas → Parâmetros → TOP x Protheus
É interessante que seja informado um IP interno no caso de Cloud. Também tem que ser liberado a conexão do RM com este IP e Porta pelo Protheus estar em uma rede diferente. Isto gera o Erro.

3 - Executar o Configurador de Integração Mensagem Unica


4 - Ativar a Integração e Informar a URL do Web Service Protheus.

3 - Realizar a Configuração de Adapters - Protheus - SigaCFG → Schedule → Adapter .
Realizar o cadastro conforme orientações na pagina TOP x Protheus - EAI 2.0. já pode ser realizado a configuração conforme o EAI 2.0 apesar de até o momento estar ainda no EAI 1.0
Cadastrar o Adapter's:
Sim | PMSA200B | InternalID | Sim | Não | Síncrono | Todas | EAI | 1.000 |
| Sim | INTXATU01 | InternalIdLoad | Não | Sim | Sincrono | Todas | EAI | 1.000 |
|
ATENÇÃO: A partir da versão 12.1.0.17 do Protheus, é necessário alterar os adpaters de ITEM para rotina MATA010M e FORNECEDORES para a rotina MATA020M.
e FORNECEDOR para
3 - Cadastrar o parâmetros:
sigacfg→parametros
MV_EAIURL2 - Exemplo: http://187.94.62.198:8023/EAIService/IConWSEAIService
O Servidor do Protheus pode ser necessario configuração de liberação ao Servidor RM.
MV_EAIPASS - Senha RM - Exemplo totvs
MV_EAIUSER - Usuário RM - Exemplo mestre
3 - Atualizar Menu SIGACFG

2 - Executar o processo de conversão de integração Stored para Mensagem Unica
Preencher a Filial no Contexto.

Executar o Conversor - (Foi necessario executar Entidade a Entidade pois conforme print abaixo o processo foi interrompido, mas isto ocorreu automaticamente com a perda da sessão do Go Global)






5 - Acompanhar Execução
5.1 → Aba Ambiente → Gerenciamento de Jobs

5.2 - Log de Conversão

Conferir e realizar os cadastros que faltam ou estão divergentes como Agendamento no SCHEDULE, Parâmetros e Fases do Projeto: Como Fazer: Configuração do Protheus para a Integração TOTVS Obras e Projetos x Backoffice Protheus
POSSIVEL ERROS:
Se existir um jobserver parado pode ocorrer o erro abaixo:

Solução: Remover Servidores Inválidos no CookPit na aba Ambiente.
TESTES REALIZADOS EM HOMOLOGAÇÃO E RECOMENDADOS EM EAI 1.0 APÓS CONVERSÃO STORED:
- Realizar alteração de Projetos já existentes e verificar se a alteração é enviada para o Protheus via mensagem única conferindo as mensagens da fila e seu de-para.
- Realizar inclusão de novos projetos e verificar se é enviado para o Protheus, criado de-para. Dentro do projeto, criar planilha de atividades, com obra, etapa e tarefa e verificar se foram enviadas para o Protheus e criado de-para.
- Realizar alterações nos cadastros já existentes no Protheus, como: Cliente, Fornecedor, Unidades de Medida, Locais de Estoque, Condições de Pagamento, Natureza Financeira, Centros de Custos, Produtos e Bancos, todas as alterações devem disparar mensagem para o RM realizando as devidas alterações.
- Logar em um projeto e enviar um movimento qualquer para o Protheus e verificar se o mesmo foi integrado com sucesso. (Solicitação de Compras, Armazém e Pedido de Compra).
DIFICULDADES ENCONTRADAS:
- Se o Goglobal cair a sessão o Conversor é interrompido e também pode ocorrer falha no serviço do Protheus ao converter todas as entidades de uma só vez. (Uma dica é rodar entidade a entidade para cada empresa, assim o processo é agilizado e não derruba o serviço do Protheus).
- A conversão executa com sucesso mesmo que tenha ocorrido erro em todas as mensagens.
- O usuário fica com a tela travada e não consegue acompanhar a fila durante a execução. ( Mudar para não travar a tela seria uma melhoria simples que facilitaria bem, inclusive para que o usuário possa disparar mais de uma tread por entidade)
- O Log do Conversor estoura o limite de 1000 registros facil e não é possivel aumentar o limite deste dataserver la na pagina de Globais.
- Não temos como fazer um simples teste de conexão da URL no RM após ativar o EAI 1.0. Tive que importar a formula visual de Projeto para este teste. E se testa-se eu não teria perdido tempo tentando executar o conversor. ( Seria bem simples criar um teste conexão igual ao já existente em Stored )
- Ter que preencher uma filial no Contexto para executar o Conversor.
- Não tem conversão de movimentação, o que vai acontecer se o usuário tentar cancelar um pedido que não tem de-para pois foi integrado em Stored? O mesmo para medições.
- Ao fazer a conversão de stored para mensagem única, o cadastro de Clientes apresentam erro de legado, pois não é preenchido a informação de LOJA na tabela FCFO no RM. Fazendo com que dê erro de PK ao tentar enviar uma alteração do Protheus pro RM. Este ítem foi aberto issue para ser tratado no Conversor Stored.
DIFICULDADES A SEREM ANALISADAS:
- Em stored era possível enviar projetos com Descrição maior que 50 caracteres. Ao converter, os projetos que tem mais que 50 caracteres não são sincronizados, pois o Protheus informa que é maior que o limite do seu campo. Por isso deve se adequar as descrições dos projetos nesses casos.
- Aberto issue para o Conversor Stored Procedure para Mensagem Unica EAI 1.0 para que seja corrigido os problemas de Conversão de De-Para de Cliente/Fornecedor e de Natureza Financeira.
CONVERTENDO E CONFIGURANDO EAI 2.0
- Habilitar via script o Conversor para o EAI 2.0
INSERT INTO HCPARAMETROS (CODCOLIGADA,NOMECOLUNA,VALORSTR,VALORINT,VALOR)
VALUES (0,'LIBERACONVERSOREAI2','1',1,1)
2. Após rodar o script, será habilitado o conversor no menu "Integração > Mensagem única:"

3.