Antes de qualquer uso da Central com relação ao SIP, ela deve ser carregada com algumas informações extremamente importantes, para que ela funcione corretamente.
Essa carga de dados é feita pelo software de gestão de planos de saúde.
As informações a serem importadas são:
Para verificar como isso é feito no software de gestão de planos de saúde, que você utiliza consulte o documento clicando aqui.
Para que a Central processe de fato os dados recebidos através do software de gestão de plano e saúde e dessa forma execute suas validações e inteligência, é necessário que os serviços responsáveis por esses processos estejam habilitados.
Deve ser schedulado os seguintes serviços:
Nome do Schedule: | PLSVALSIP |
---|---|
Finalidade: | Faz as validações das despesas reconhecidas pelo SIP. |
Recorrência: | Sugestão Rodar a cada 30 minutos |
Nome do Schedule: | PLSSNTBENE |
---|---|
Finalidade: | Faz a sintetização dos beneficiários. |
Recorrência: | Sugestão Rodar a cada 30 minutos |
Obs.: Para saber como configurar o schedule consulte a documentação referente a este processo. (Veja Aqui)
Deve-se cadastrar um schedule para cada compromisso a ser processado.
Exemplo:
1 Schedule para Sintetizar despesas do 1º Trimestre de 2016
1 Schedule para Sintetizar despesas do 2º Trimestre de 2016 e etc.
O compromisso a processar deve ser informado no pergunte do schedule como será apresentado abaixo.
A configuração desses serviços é vital para que o SIP na Central de Obrigações funcione corretamente. Caso não seja feito essa configuração o SIP não irá funcionar. |
Será utilizado como exemplo a criação da obrigação "SIP - Sistema de Informação de Produtos". Esta obrigação é gerada de 3 em 3 meses tendo um total de 4 Compromissos por ano. Esta frequência de geração chamados de Sazonalidade, que no caso do SIP é Trimestral.
No grid Configuração dos Compromissos deve-se informar os dados para que o sistema crie todo ano os compromissos que devem ser entregues para esta obrigação.
Os campos a serem preenchidos são:
Por fim, devemos cadastrar os e-mails que receberão notificações da Central de Obrigações no grid Contatos da Obrigação. Os contatos receberão emails sobre críticas encontradas e avisos de vencimento.
Feito o preenchimento dos campos, clique em Confirmar. O sistema irá gerar os compromissos para o ano atual (data base do sistema).
Para o processo de Alteração, quando o sistema identificar uma alteração na Sazonalidade os compromissos do ano vigente serão gerados novamente. Exceto quando existir algum compromisso do ano já finalizado.
Neste momento poderemos alterar o Vencimento, Aviso de Vcto, e contatos do compromisso.
Serão exibidas todas as críticas geradas após a execução do Job de Validação para este compromisso.
No grid Críticas no Processamento são exibidos dados como Descrição da crítica, Solução da Crítica, Origem e Status da crítica.
Para melhor visualizar o problema que originou a crítica, foi disponibilizada a opção para visualizar o cadastro que originou a critica. Para tanto faça:
As correções deve ser feitas no sistema de origem, no caso o SIGAPLS, para que então a Central de Obrigações receba os dados e os reprocesse.
Para melhor manipulação do cadastro de críticas, existe a opção de exporta-las para o formato CSV e assim poder manipula-las no Excel ou em outra aplicação que aceite o formato.
Gerar arquivo XML SIP
Antes de iniciar o processo de geração do XML é necessário colocar no servidor os arquivos XSD do SIP para que seja feita a validação de integridade do arquivo gerado.
Dentro do ProtheusData crie a pasta "SIP" e dentro salve os todos os arquivos baixados do site http://www.ans.gov.br/padroes/sip/schemas/ da ANS.
Para gerar o arquivo:
Quando o compromisso passar por todas as validações e estiver com o status igual a "Pronto para envio" podemos realizar o envio do XML para a ANS e manualmente informar isso para a Central de Obrigações. Para isso:
O compromisso passará para o status "Em processamento na ANS" e aguardará para ser finalizado ou criticado pela ANS
Se houver alguma crítica ao arquivo feita pela ANS precisamos manualmente informar isso para a Central de Obrigações. Para isso:
O compromisso passará para o status "Criticado ANS" e poderá ter seus dados revalidados para gerar um novo arquivo XML.
Se a ANS acatar o arquivo precisamos manualmente informar isso para a Central de Obrigações. Para isso:
O compromisso passará para o status "Finalizado".