Liberação de Ordens de Serviço

Possibilita a liberação para faturamento dos tipos de tempo de uma Ordem de Serviço, cujos reparos e aplicações de peças já estejam encerrados e liberados pelo responsável pela oficina. Para a realização da liberação, o sistema verifica uma série de itens, como: peças que estavam designadas para a O.S., mas não utilizadas (fruto de serviço agrupado ou importação de orçamento), serviços que foram requisitados, mas não apontados etc.

A liberação de O.S. também exporta os dados da garantia (quando a montadora do veículo em atendimento pela O.S. exige os dados antes da emissão da nota fiscal - conforme parâmetro de exportação na pasta Garantia da tabela de parâmetros da montadora). Neste caso, o sistema interpreta esses parâmetros, executando a fórmula que estiver cadastrada para a exportação das informações.

A liberação da Ordem de Serviço verifica os casos em que serviços agrupados (revisões) ou importações de orçamentos geraram peças que não foram utilizadas, e permite a sua exclusão da tabela de espera. Internamente o sistema mantém um histórico de quem realizou a liberação do tipo de tempo da O.S.

Importante:

A opção Pesq.avançada no menu possibilita realizar pesquisas de Ordens de Serviço, além de permitir, através de critérios estabelecidos, a realização de diversos tipos de filtros com o mesmo objetivo.

Procedimentos

Para liberar ordens de serviço:

1. Em Liberação OS, selecione a O.S. desejada e clique na opção Liberar O.S.

O sistema apresenta uma tela dividida em duas áreas:

Informações sobre a ordem de serviço
Relação dos tipos de tempos envolvidos na O.S., além da soma dos valores para visualização e referência (neste ponto deve-se selecionar o tipo de tempo a disponibilizar)
2. Selecione o tipo de tempo a liberar para fechamento, dando um duplo clique do mouse sobre o item desejado.

O sistema, então, apresenta uma mensagem de confirmação da saída do veículo.

Dica:

A opção Sim deve ser selecionada quando todos os reparos de todos os tipos de tempo estiverem finalizados e todas as peças requisitadas. Neste caso, o box será liberado para que outro veículo possa ocupá-lo.
Caso contrário, quando houver reparos não finalizados e peças por requisitar em, pelo menos, um tipo de tempo, o box permanecerá ocupado.
A confirmação do parâmetro permite ao sistema realizar uma série de consistências, liberando o tipo de tempo da O.S. para fechamento e emissão da nota fiscal.
Para liberar parcialmente itens requisitados para um tipo de tempo, pressione a tecla [F12] e configure o campo Lib. Parcial com a opção Sim. Também, é necessário que o campo Lib.parcial da rotina Equipe Técnica esteja configurado com a opção Sim.
3. Confirmada a saída do veículo, o sistema também verifica se as peças utilizadas nesse tipo de tempo foram importadas, e se estão vinculadas a outros serviços ainda não liberados.
4. Assim, o sistema apresenta uma nova janela, relacionando as peças envolvidas.

Dica:

Após a liberação de um tipo de tempo, não é possível requisitar  serviços ou peças, a menos que o usuário cancele a liberação. Neste caso, o Tipo de Tempo voltará a ficar aberto.

5. Ao confirmar, a primeira coluna do registro do tipo de tempo é identificada com o sinal .
6. Verificados e confirmados os dados necessários, clique em Ok para finalizar a liberação da O.S.

Dica:

O Sistema permite a liberação simultânea de mais de um tipo de tempo.

Veja também

Para consultar o cadastro de Liberação de Ordens de Serviço, veja as tabelas no tópico Consulta Cadastro Genérico.