Substituição Manual
Esta opção permite substituir os códigos descontinuados pelo fornecedor/montadora para um novo código. Na opção manual, o usuário informa o código descontinuado da peça e o seu novo código. A operação pode ser realizada partindo de um código para n outros, ocorrendo um desmembramento de peças.
Outra possibilidade é de n códigos para um, além da relação de um para um. Obviamente, os novos códigos de peças devem já estar cadastrados no sistema. Nos momentos estratégicos, o sistema permite a consulta desse histórico de alterações, sendo apresentada na consulta da opção \"Venda de Peças\", na confecção do Orçamento e na Requisição de Peças.
Uma vez substituído o código da peça, o sistema automaticamente realiza a movimentação do estoque da peça antiga para a nova, nos casos de substituição de um para um e de um para n. No caso de substituição de n para um, deve-se fazer o ajuste manual posteriormente.
A movimentação automática é realizada para itens, excetuando-se os casos onde a peça estiver requisitada em O.S. aberta e as anteriormente vendidas. As antigas utilizações deste código continuarão sendo apresentadas nos momentos que forem utilizadas, ou seja, uma nota fiscal emitida antes da alteração de algum dos códigos nela envolvidos, apresenta o código antigo da peça, o código utilizado no momento da geração da mesma.
Procedimentos
Para incluir substituições de peças:
1. | Na janela de manutenção de Substituições de Peças, posicione o cursor sobre a peça relacionada e selecione a opção \"Incluir\", disponível no menu. |
2. | Preencha os campos conforme orientação dos helps. |
3. | Informados os campos, confira-os e confirme. |
Veja também
Para consultar o cadastro de Substituição Manual, consulte as tabelas utilizadas, e depois veja o tópico Consulta Cadastros Genéricos.