As operações de Retenção do ICA, na região de Bogotá, sempre ocorrem na compra: o adquirente da mercadoria recolhe parte do imposto que o emissor da mesma deve pagar.

A Retenção do ICA segue o mesmo conceito do Cálculo do ICA, só que as alíquotas podem ser diferentes conforme o conceito do serviço. No caso da retenção o valor do imposto será abatido do valor da duplicata a pagar, pois a retenção é pelo comprador.

As funções do cálculo de ICA sãio utilizadas para compor o cálculo de Retenção de ICA, visto que o cálculo é o mesmo. A diferença reside na geração dos títulos da fatura, pois quando há retenção, os TES a serem utilizados são específicos de retenção, pois o valor de ICA calculado deve ser integralmente retido.


Importante:

O percentual de retenção é definido na tabela Impostos Variáveis.

Nas compras, certifique-se de que o parâmetro MV_AGENTE esteja configurado como SS, que representa a retenção de IVA.

Nas vendas, o campo Retenção ICA deve ser preenchido com S.



Os campos e rotinas envolvidos são:


Informações importantes na criação do imposto

Descrição

Conteúdo

Observações importantes

Cadastrando um imposto - ICA

Código do Imposto

RCO

 

Descrição

Ret. ICA

 

Campo no livro fiscal

7

O ICA sempre será gravado nos campos 3. Base do Imposto, Alíquota e Valor do Imposto.

Fórmula cálculo entrada

M100RICA

Esta função será analisada com o cálculo do ICA nas entradas. É chamada internamente para a geração das faturas de entrada, sejam manuais ou por meio do pedido de compras.

Fórmula cálculo saída

M46ORICA

Esta função será analisada com o cálculo do ICA nas saídas. É chamada internamente para a geração das faturas de saídas, sejam por faturamento manual ou por meio do pedido de vendas.

% Taxa

11,04

Padrão de 11,04%




Veja também: