O objetivo desta página é descrever as diversas técnicas e ferramentas que estão à disposição para o monitoramento, suporte e resolução de problemas do Smart eSocial. A ordem escolhida para apresentar os itens aqui descritos remete à linha do tempo da resolução de um problema.
O acesso aos serviços aqui descritos devem ser solicitados à area de Segurança da Informação de Cloud.
O Smart eSocial é disponibilizado através de um cluster de Kubernetes 1.10. O cluster é único para todos os clientes. Ao conjunto de recursos destinados à um cliente damos o nome de topologia. Cada cliente do serviço possui um código chamado organization id, ou simplesmente código do cliente, que identifica a topologia nos diversos serviços que apresentaremos aqui. Problemas relacionado ao cluster em si devem ser destinados ao TOTVS Cloud. Mais detalhes técnicos da arquitetura da solução estão disponíveis em Arquitetura do Smart eSocial.
A instalação do Smart eSocial possui um processo de auto-cura que resolve alguns problemas nas topologias de maneira automática. No entanto é possível que por problemas ainda não mapeados, a topologia fique fora do ar. Para identificar as topologias com problemas, utilizamos um serviço chamado UptimeRobotm, que deve ser acessado na URL:
https://uptimerobot.com/dashboard.php#mainDashboard
A tela apresentada deve ser conforme a imagem adiante.
À esquerda da tela uma lista com todos os monitores é exibida. Lembrando que cada cliente possui dois monitores, um para o environment de homologação, outro para o environment de produção. Ambos apontam para a mesma topologia no entanto possuem alguns processos separados. O nome dos monitores é formado pelo código do cliente mais o nome do environment.
O Kubernetic (https://kubernetic.com/) é uma ferramenta desktop que ajuda na gestão do cluster de Kubernetes. Caso alguma topologia apresente instabilidade ou mesmo algum monitor esteja alarmado, o primeiro passo é verificar o estado desta topologia no Kubernetic.