Os Datasets desenvolvidos sobre a plataforma podem ser utilizados em diversas situações como a definição de lista de valores fixos, ou para extração de dados de um serviço externo via Web Service.

Para que um usuário que não é administrador da empresa possa criar e visualizar datasets via fluig Studio é necessário que ele possua a permissão "Configurar Datasets". Esta permissão pode ser concedida pelo administrador através do item Permissões disponível no agrupador "Pessoas" do Painel de Controle do fluig.


Essa página apresenta uma visão geral da consulta e desenvolvimento de datasets com o fluig Studio. Para mais detalhes sobre esses recursos, consulte a documentação Desenvolvimento de Datasets.


Consultando Datasets


Na perspectiva Fluig, acessa a aba Visualização de Dataset, e clique em Consultar Dataset.



Na janela aberta, selecione o servidor fluig e escolha o dataset que deseja consultar. O usuário também pode escolher em quantos registros a busca será limitada.

Após clicar em finalizar aguarde o procedimento de consulta ser concluído. A tabela será preenchida com as colunas e os respectivos registros salvos no dataset.

Desenvolvimento de Datasets sobre a Plataforma

Datasets desenvolvidos sobre a plataforma são criados utilizando a linguagem JavaScript, sendo possível criar o dataset a partir de valores fixos ou realizar chamadas a outros datasets e serviços externos.

Para desenvolver um dataset, selecione um projeto fluig, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção NewDataset Customizado.

Preencha dados como o nome do dataset e descrição e clique em Finish.

Um arquivo com extensão .js será criado e aberto para edição imediatamente. Neste arquivo deverá ser desenvolvido o dataset.