

Esta rotina possibilita a aplicação do valor do bem, com ou sem impacto na vida útil. Desta maneira é realizada a normalização da tabela de Saldos e Dados Contábeis do ativo com a criação do tipo de Ativo 11 – Ampliação.
No conceito de Ampliação pode-se entender que é possível alterar o valor e ampliar a vida útil em pelo menos um ano, que pode ser lançado como despesa e amortizado integralmente no exercício vigente.
No conceito de Incorporação é a adição de bens na estrutura já existente com as mesmas características, porém utilizando um novo código de item sequencial no mesmo código base.
Para esta melhoria é necessário ter cadastrado um Ativo e Lançamentos Padrões. Na ficha já existente do tipo 821 – Ampliação de valor do bem e 822 – Estorno da Ampliação do valor do bem. Para ampliação por incorporação os tipos são 801 – Inclusão de ficha de ativo tipo 01 e 805 – Estorno de ficha de ativo tipo 01.
Importante: As funcionalidades da rotina de ampliação somente são executadas no mês posterior a ultima data de cálculo de depreciação, sendo definida no parâmetro MV_ULTDEPR, no formato AAAAMMDD. O parâmetro MV_CALCDEP define os valores para aumento de vida útil, podendo ser: Em meses = 0; Em Anos = 1. |
Procedimentos
Para efetuar uma ampliação: