Para acessar as Subunidades, ao cadastrar ou editar uma Unidade, clique em Anexo e depois em Subunidade. Nesta opção de menu serão inseridas as Subunidades dos Empreendimentos que serão usados no cadastro de Vendas. Através do cadastro é possível controlar:

Identificação
Ao cadastrar ou editar uma Subunidade, abrirá a janela de edição, na pasta Dados Subunidade, onde iremos cadastrar os seguintes campos:

Ao salvar a Subunidade, o sistema verificará a quantidade de Subunidades disponível na Unidade para a criação das Subunidades. Se a quantidade de Subunidades ultrapassar o número cadastrado na Unidade, o sistema não permitirá a inclusão.

O valor da parcela de IPTU é obtido através da fórmula:

Valor do IPTU informado * Fração Ideal de cada sub-unidade, dividido pelo número de parcelas informado no IPTU.
Exemplo: Valor IPTU = 1000,00 Fração Ideal = 0,1 Número de Parcelas = 1 Total = 1000*0,1/1 = 100,00

Observação: Se o IPTU for gerado no mesmo mês da venda, o número de parcelas será sempre uma parcela a menos.

Se você estiver utilizando Tabela de Preço, o sistema irá utilizar este campo para calcular o preço base desta Subunidade.

O valor do Preço Base é obtido através da fórmula:

Preço Base * Peso de cada sub-unidade.
Exemplo: Valor do Preço Base: 10.000,00 Valor do Peso da Subunidade: 1,5 Valor Base da Subunidade: 10000 * 1,5 = 15.000,00

Integração Contábil / Financeira:

Situações:

Contrato/Cliente

Ao gerar Subunidade, a situação da Subunidade para a Venda, já virá preenchida automaticamente com "Disponível para Venda". Cliente Aluguel: Caso a Subunidade esteja com a situação Alugado ou Reservado para Aluguel, o sistema irá preencher este campo com o nome do Locador. Campo indisponível para edição;

Tabela de Preço:

Dados Adicionais:

Endereço:
Serão informados, os campos referentes à localização da Subunidade. São eles:

EFD-Pis/Cofins/DAI

Integração Registradora Recebíveis: Clique aqui para consultar os campos relativos à esta aba.

Condomínio:

Atenção: Os campos descritos aqui são visíveis apenas no módulo de Condomínio.

Imóvel próprio: Informe se o imóvel é próprio da Incorporadora ou não;
Cliente/Fornecedor do proprietário: Informe o cliente/fornecedor proprietário da Subunidade. Este campo fica habilitado caso o campo Imóvel próprio estiver desmarcado;
Imóvel ocupado: Informe se o imóvel está ocupado ou não;

Dimensões / Áreas
Ao cadastrar ou editar uma Subunidade, na pasta Dimensões / Áreas, os campos estão divididos nos grupos Dados de Loteamento e Dados de Edificação, indicados abaixo:

Campos de Dados de Loteamentos:

Campos de Dados de Edificação:

Datas Opcionais
Ao cadastrar ou editar uma Subunidade, na pasta Datas Opcionais, será informado os seguintes campos:

Datas Opcionais 1, 2, 3, 4 e 5: Será informado as Datas opcionais do Empreendimento desta Subunidade cadastrada. Estes campos estarão indisponíveis para edição.

Campos Complementares
Ao cadastrar ou editar uma Subunidade, na pasta Campos Complementares, informe os Campos Complementares cadastrados no sistema.
O sistema apresentará na janela todos os Campos Complementares já previamente cadastradas no menu Cadastro | Campos Complementares | Subunidade.

Vagas autônomas deverão ser tratadas como Subunidades, pois temos que informar a fração ideal da mesma e ter um contrato separado para a sua comercialização. Todas as alterações desde a criação até a exclusão de uma Subunidade é monitorada por um log que criará um registro para todas as ações feitas em uma Subunidade, por exemplo, venda da Subunidade, troca de preço, etc.


Controle IPTU
Informações pertinentes ao controle de IPTU da subunidade 

Despesas de IPTU
Informações pertinentes ao controle de despesas de IPTU da subunidade 


Caso a opção escolhida seja "Data a definir", deverá ser informada uma data a partir da qual a despesa será cobrada do cliente.

OBS: No caso da responsabilidade ser do cliente, antes da data informada a responsabilidade será da empresa.


Informações Complementares




Despesas