O devido preenchimento dos dados é fundamental para a execução das rotinas relacionadas a este cadastro.

Selecione a verba na qual será calculado o valor referente aos dias de férias ou afastamento. Se não informada, a ausência não será considerada no cálculo da folha.

Selecione o tipo de dia da ausência, se Úteis ou Corridos.

Essa informação interfere diretamente na contagem dos dias de ausência, conforme datas de saída e retorno informadas no momento do cadastro.

Selecione o tipo de ausência, que pode ser: 1=Ausência sem pagto., 2=Ausência com pagto., 3=Informativo ou 4=Programação de períodos.

Essa informação define como será o tratamento da ausência no cálculo da folha.

Selecione Sim para que seja permitida a sobreposição de uma ausência, caso seja cadastrada outra que abranja o(s) mesmo(s) dia(s) da anterior. Ou Não, caso contrário.

Selecione a opção que define o tipo de afastamento de férias, se Perda após 6 meses, Suspensão do período ou Perda após 30 dias.

Essa informação deve ser usada para tipos de ausência 1 ou 2, e define como serão consideradas as férias de acordo com o tempo que o funcionário ficou afastado por este tipo.

Selecione Sim para definir se o 13º será calculado normalmente nos meses de afastamento, ou Não, caso contrário.

Este campo é utilizado para tipos de ausência 1 ou 2.

Selecione a opção que define se a provisão de férias dos meses do período de afastamento informado no momento do cadastro, deve considerar a ausência, que pode ser: 1=Congela, 2=Não Congela ou 3=Congela após 6 meses.

Essa informação deve ser utilizada para tipos de ausência 1 ou 2.

Selecione a opção que define se a provisão de 13º deve considerar os meses de ausência: 1=Congela ou 2=Não Congela.

Essa informação deve ser utilizada para tipos de ausência 1 ou 2.

IF ANG


Indica se o tipo de ausência deve ser descontado dos dias trabalhados, para o o cálculo de dias de gozo de férias.

Exemplo:

Período de Férias: 01/01/2009 a 31/12/2009

Dias mínimos para mês completo: 15

Ausências e meses completos:

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

3


1

1



5




20


X

X

X

X

X

X

X

X

X

X


X

Em novembro, os dias trabalhados (10) não superaram os dias mínimos estabelecidos, por isso não deve ser considerado como mês completo de trabalho.


Indica se para o cálculo de Férias, são considerados os dias de gozo de direito do funcionário.

Quando há ausências a serem consideradas no cálculo de dias de direito, algumas delas podem ser convertidas em dias de desfrute de férias e, para isso, deve-se definir esse campo como 1.

Importante:

Para permitir a geração dos períodos de desfrute dos dias de férias, obtem-se os dias de ausência no campo Tip. Aus. Fer. definido como 1 e os dias convertidos em férias, campo Conv. Férias, também definido como 1.

Os dias informados na geração de período de desfrute não podem ser maiores que a diferença entre os dias de direito e os dias de desconto.

Se definido como 1 - Sim, indica quais ausências devem ser consideradas para desconto dos dias trabalhados no cálculo da folha de pagamento - Subsídio de Natal.

END

IF ARG

 

Se definido como Sim, considera o tipo de ausência cadastrada na quantidade de dias trabalhados no SICOSS - Sistema de Cálculo de Obligaciones de la Seguridad Social.

Selecione a opção Sim, para pagar as médias no tipo de ausência cadastrada.

     Considera o tipo de ausência cadastrada na quantidade de dias trabalhados no Sicoss.

END


Veja também

IF ANG

END