Índice:


       

Objetivo:


       O objetivo deste documento é trazer uma visão de como funciona a tela de Entidades. 

Introdução:


       Para determinar quais campos serão utilizados pelo relatório é necessário criar uma entidade de sua Fonte de Dados.

Como criar:


       Para criar uma nova Entidade, basta clicar em "+ Novo" e informar os campos abaixo:

Fonte de dados: Informe de qual Fonte de Dados, cadastrada anteriormente, as informações serão buscadas.

Nome da Entidade: Este campo é automaticamente preenchido com o nome da sua Fonte de Dados, mas pode ser alterado. 

Descrição: Informe uma descrição.

Selecione os campos que serão utilizados no relatório.

Utilize "Pesquisar coluna" para facilitar a busca, caso a entidade tenha muitas colunas.

Utilize os filtros para buscar pelos campos já selecionados ou sem seleção.

Exemplo prático abaixo:


       Só será possível cadastrar um campo relacional, quando a Fonte de Dados utilizar conexão com um Provedor Integrado e for do tipo Tabela.

       Na estrutura do relatório é necessário informar qual será o Membro de Dados (Entidade) de cada detalhe. Quando necessário utilizar um campo na mesma banda do relatório, que não pertence a Fonte de Dados cadastrada, é possível criar um campo relacional.

Ex: No detalhe do relatório será mostrado os dados de um funcionário e de sua seção. Como na tabela de Funcionários não possui os dados completos de sua seção, será necessário criar um campo relacional.

Para cadastrar um ou mais campos relacionais, basta selecionar a guia "Campos Relacionais" e clicar em "+ Adicionar" seguindo os passos abaixo:

       Primeiramente, utilize o lookup para pesquisar a tabela que servirá como fonte de dados para as colunas virtuais.

       Prosseguindo com o exemplo citado acima, vamos selecionar a tabela "PSECAO".

       Em seguida, selecione os campos que serão utilizados no relatório e clique em "Próximo".

Utilize "Pesquisar coluna" para facilitar a busca, caso a entidade tenha muitas colunas.

Utilize os filtros para buscar pelos campos já selecionados ou sem seleção.



       Na fase dois (“Relação”) há dois caminhos a se seguirem.

       O primeiro trata do relacionamento direto: Quando encontrado relacionamento direto o wizard avançará para fase 3 (“Resumo”) e apresentará a ligação definida.



       O segundo trata do relacionamento intermediários: Quando não há um relacionamento direto entre duas tabelas é possível utilizar uma tabela intermediaria.

       Utilizamos como exemplo a tabela PFUNC, PPESSOA e GIMAGEM para retornar a imagem do colaborador. As tabelas PFUNC e GIMAGEM Estas não fazem relacionamento direto, então a PPESSOA será intermediaria dessa ligação.

       Para isso na fase 1 ("Inicio") pesquise pela tabela onde a informação desejada se encontra. Selecionamos o campo IMAGEM na tabela GIMAGEM. Clique em próximo.

       Na fase 2 (“Relação”) selecione na combo a tabela que fará a ligação intermediaria. Feita a seleção clique em adicionar.


(informação) Quando o relacionamento apresentar mais uma opção entre a tabela intermediaria e final o sistema criará outra combo, nesta fase, denominada “Relacionamentos Disponíveis”. Neste momento escolha qual o relacionamento entre a tabela intermediaria e final do campo relacional.

       Finalizado a seleção do caminho, clique em adicionar novamente para que o caminho seja montado e visualizado na parte superior da fase. Clique em próximo para avançar para fase 3. Na fase 3 clique em “Finalizar”.

(informação) A opção “Buscar Relacionamentos Diretos” estará sempre disponível na fase 2 (“Relação”). Ela busca, de forma automática, tabelas intermediárias que buscam caminhos alternativos para se chegar aos campos da tabela pesquisa na fase 1 (“Inicio”).





Os campos SQL têm a finalidade de permitir a interação entre os dados de Entidades distintas.

Ex: Uma consulta SQL que retorna determinadas informações de um funcionário, porém precisa de um parâmetro que é o identificador do Funcionário. Sabe-se que existe uma Entidade cadastrada que retorna o campo Identificador do Funcionário.

Dessa forma, através dos Campos SQL é possível ligar os parâmetros da Consulta SQL à campos de uma ou mais Entidades.

É importante que na estrutura do Relatório, as Entidades ligadas aos parâmetros estejam na mesma banda ou em bandas superiores a Consulta SQL.

Para cadastrar um ou mais campos SQL, basta selecionar a guia "Campos SQL" e clicar em "+ Adicionar" seguindo os passos abaixo:

Alias: Informe o alias de sua Consulta SQL

Sentença SQL: Digite a sentença SQL

Seguindo o exemplo citado acima, vamos cadastrar uma Consulta SQL que precisa de um parâmetro que é a CHAPA e o SALÁRIO do Funcionário.

Nesta consulta, a tabela PFHSTSAL tem as informações de histórico salarial de um Funcionário e irá retornar qual foi o ultimo salário recebido pelo mesmo, antes do salário atual.

SELECT PFHSTSAL.SALARIO
FROM PFHSTSAL
WHERE PFHSTSAL.SALARIO < :SALARIO
AND PFHSTSAL.CHAPA = :CHAPA
AND PFHSTSAL.CODCOLIGADA =:CODIGO

ORDER BY PFHSTSAL.SALARIO DESC

Essa consulta pode retornar mais de uma linha contendo informações, porém somente a primeira linha retornada será exibida no relatório.

Note que a opção "Ligar parâmetros" aparece na tela. Clique nela para vincular os parâmetros da sentença aos parâmetros cadastrados ou aos parâmetros de Entidade.

Continuando com o exemplo citado acima, 1 dos 3 parâmetros da Consulta será buscado dos parâmetros gerais (que são parâmetros cadastrados previamente e podem ter seu valor alterado na hora de geração do relatório).

Nesse caso, o parâmetro "CODIGO" foi ligado à um Parâmetro Geral.

Caso o parâmetro ainda não tenha sido cadastrado, clique na opção "Adicionar parâmetros" para adicionar um novo parâmetro e vincular o mesmo a sua consulta SQL.

Continuando com o exemplo citado acima, 2 dos 3 parâmetros da Consulta serão buscados dos parâmetros de entidades.

Neste caso, deve-se escolher a Entidade e a coluna correspondente em que o valor será buscado.