Assim que criado, no botão novo o contrato assume o status "Em Andamento", sendo possível assumir outros status como "Em Negociação" , "Sem Status", "Paralisado", "Encerrado" ou "Cancelado". E abre a tela com as seguintes abas e divisões:
|
Pasta "Fórmula":
Através desta visão é possível definir uma fórmula a ser utilizada para o cálculo do valor a ser enviado para o RM Nucleus ou RM Fluxus no momento da liberação da medição.
Fórmula do valor de liberação da medição:
Informe neste campo, a fórmula para o cálculo do valor a ser enviado para o RM Nucleus ou RM Fluxus. Caso o usuário limpe este campo, o sistema deve obrigatoriamente preencher o campo com a letra A.
Caso o contrato já possua período liberado, não será possível editar a fórmula de valor da liberação
Foram criadas variáveis fixas para a montagem da fórmula:
A - Valor default (C - G)
B - Valor sem reajuste
C - Valor com reajuste
D - Valor do reajuste
E - Valor das retenções
F - Valor das deduções
G - Valor total retido (E + F)
Utilize as operações básicas juntamente com as variáveis fixas do sistema para criar as fórmulas.
Pasta "Reajuste":
Período de Reajuste: Informe se o reajuste no valor do contrato será anual, mensal ou sem reajuste. Se o período de reajuste for mensal ou anual é obrigatório definir a data base do reajuste.
Fator Contratual: Informe qual o fator do reajuste (campo apenas informativo).
Data Base do Reajuste: Informe a data a partir da qual será calculado o reajuste.
Índice: Moeda - moeda(s) para reajuste. Defina pelo menos uma moeda para Reajuste. Caso sejam escolhidas mais de uma moeda, o coeficiente de todas devem fechar em 1 (um), ou seja, 100%;
Coeficiente: Informe o valor em percentual desta moeda para o reajuste, pois poderá ser reajustado por mais de uma moeda. Cotação Base Reajuste: Informe a cotação da moeda na data base do reajuste.
O número de casas decimais está fixado em 4.
Os campos Cotação Base Reajuste e Coeficiente são campos de preenchimento obrigatório.
Exemplo:
Utilizando apenas um Índice: Considere que a Cotação na Data Base seja 1,16, a Cotação na Data do Reajuste (Data Base + 365 ou 30 dias (depende do tipo de reajuste: anual ou mensal)) 1,25, o Coeficiente 2 e o Valor da Medição Sem Reajuste 63.690,00. O Reajuste será calculado da seguinte maneira: Percentual de Reajuste = [Cotação na Data do Reajuste (Cotação na Data de Base + 365 ou 30 dias) - Cotação na Data Base)) / Cotação na Data Base] * Coeficiente * 100. Percentual de Reajuste = [(1,25 - 1,16) / 1,16] x 2 x 100 = 15,52 % Valor da Medição com Reajuste = Valor da Medição x Percentual de Reajuste Valor da Medição com Reajuste = 63.690,00 x 15,52 % = 73.574,69
Utilizando mais de um Índice: Considere os seguintes Índices:
Cotação na Data Base Cotação na Data do Reajuste (Data Base + Número de dias para reajuste (365 ou 30 de acordo com o tipo de reajuste anual ou mensal)
1,16 1,25
1,10 1,12
O Reajuste será calculado da seguinte maneira: Percentual de Reajuste do Dólar = [(1,25 - 1,16) / 1,16] x 0,6 x 100 = 4,655 % Percentual de Reajuste da UFIR = [(1,12 - 1,10) / 1,10] x 0,4 x 100= 0,727 % Percentual de Reajuste = 4,655 + 0,727 = 5,382 % Valor da Medição com Reajuste = 63.690,00 x 5,382 % = 67.116,52
Pasta "Default":
São visualizados os defaults para geração de movimento para o RM Nucleus.
Mov. Liberação Período: Selecione o tipo de movimento default para liberação da medição para o RM Nucleus.
Mov. Estorno: Selecione o tipo de movimento default para liberação de medição de estorno para o RM Nucleus.
Cód. Filial Default: Preenchimento do local de estoque que será usado na liberação do período medido com liberação no RM Nucleus.Caso não seja preenchido o valor que será apresentado na tela de liberação, será a filial preenchida na edição do projeto.
Mov. Liberação Retenção:
Selecione o tipo de movimento default para liberação da medição para o RM Nucleus.
Condição de Pagamento: Selecione a condição de pagamento para o movimento.
Produto: Selecione o produto default para o movimento.
Cód. Loc. Local: Preenchimento do local de estoque que será usado na liberação do período medido com liberação no RM Nucleus.
Retenção Default
Defina uma retenção padrão para todos os itens de um contrato. Para isso basta colocar na edição do contrato, o tipo de retenção e deixar o campo de retenção dessa tela com valor 0.00, nessa pasta informe a retenção desejada.
Caso seja informado apenas o "Tipo de detalhamento da retenção" será emitida mensagem informando que o percentual é obrigatório. O mesmo ocorre se apenas o percentual for informado, uma mensagem será exibida informando que "Tipo de detalhamento da retenção" é obrigatório.
Para retenções onde os valores informados são superiores a 100%, será emitida mensagem informando que a soma dos valores das retenções do contrato não deve ultrapassar 100%.
A definição de um default não impede a alteração do dado no momento da geração do movimento para o RM Nucleus.
Pasta "Observações":
Comentário de observações livre para o contrato.
Pasta "Campos Complementares do Contrato":*
São visualizados os campos complementares cadastrados no menu Cadastros | Campos Complementares. Nessa janela os dados devem ser informados. Caso tenha sido definida uma validação do campo complementar com base numa tabela dinâmica, o mesmo será validado nesse momento.
Pasta "Períodos do Contrato":*
São visualizados os períodos do contrato onde há possibilidade de incluir/alterar/excluir os períodos.
O status do Contrato é obrigatório e pode ser definido pelo anexo Históricos do Contrato.
1 – Se o contrato for de Prestação de Serviços e possuir itens associados ou se o contrato for Fornecimento de Material e possuir objetos associados não será possível excluir o mesmo.
2 – Para Contratos de Prestação de Serviços que possuírem itens associados, os contratos e suas dependências serão excluídas.
3 – Para Contratos Fornecimento de Material que não possuem objetos associados, os contratos e suas dependências que englobam as seguintes tabelas abaixo serão excluídos:
Tipos de Contrato
Processos