O cadastro de funcionários é a base do módulo Gestão de Pessoal, alguns campos são de preenchimento obrigatório, pois representam o mínimo de informações necessárias para a utilização do Sistema.

Com base nos dados contidos neste cadastro serão realizados os cálculos de folha de pagamento, férias, afastamentos, poderá ser efetuado um controle de ponto e serão geradas as informações para a RAIS, DIRF e SEFIP.

No Brasil, há um tratamento exclusivo para funcionários, de acordo com a Instrução Normativa INSS/DC nº 87.

Help_buttonImportante:

● Para excluir um funcionário, é necessário certificar-se de que não existam quaisquer referências ao funcionário em outros arquivos, tais como: Acumulados Anuais (SRD), Movimento Mensal (SRC), Provisões (SRF) etc.

● Ao efetuar a inclusão do Cadastro de Funcionários (SRA) é permitido que os funcionários incluídos sejam criados também no cadastro de pessoas/participantes (RD0) do módulo SIGAAPD. Alterando o Funcionário, existe a possibilidade de relacionar funcionários (SRA) já existentes com o Cadastro de Participantes (RD0). Para que isso ocorra, é necessário acessar a opção Outras Ações, onde o sistema exibirá a opção Relacionar e Visualizar Relacionamento. Os Relacionamentos são registrados na tabela de Pessoas x Entidades (RDZ).

● Para que os relacionamentos sejam efetuados com êxito nos cadastros de funcionários e pessoas, certifique-se que o arquivo MSRELRDZ.INI esteja disponível no diretório dos arquivos SXs. O caminho padrão de instalação do Protheus® é \Protheus_data\system, que pode ter sido alterado na instalação do sistema. Verifique com seu departamento de informática.

  • Para o cálculo da rescisão coletiva consulte as informações na rotina Rescisão Coletiva.


          O cadastro de funcionários está dividido em pastas, sendo: 


Tabelas utilizadas


Veja também: