PERT/CPM - Cálculo do Caminho Crítico
O Cálculo do PERT/CPM possibilitará o conhecimento do Caminho Crítico: Tarefas que atrasarem, por consequência atrasarão o projeto. Por isso o conhecimento prévio destas atividades permitirá ao gestor orientar as atenções e ter um maior cuidado com as tarefas mais importantes. Lembramos que o caminho crítico é dinâmico pois:
Atividade que atrasam podem entrar no caminho crítico. Atividades que adiantam o seu término também podem alterá-lo. Calcular o Pert/CPM: Esse processo irá calcular as folgas, o plano cedo e o tarde. Para calcular o Pert o plano programado das atividades precisa estar definido.
O plano cedo e o plano tarde (datas início e fim) das tarefas é calculado considerando a data início do projeto, a duração e a dependência das tarefas.
A folga é o número de dias que uma atividade pode ser atrasada sem impactar no término do projeto. Dessa forma, quando uma tarefa possui uma folga zero ela é crítica.
PERT/CPM - Acompanhamento e Controle
O PERT/CPM também faz parte dos processos de acompanhamento e controle.
Nele é onde informaremos as datas de execução da atividade quando elas terminarem. Esta informação ajuda ao PERT/CPM a replanejar as datas das demais atividades usando as informações de predecessão das demais atividades e o impacto que a data real trará nelas.
Mesmo quando a atividade não estiver terminada é possível realizar o controle de percentual concluído. Este controle dará também ao Totvs Obras e Projetos informações valiosas que serão utilizadas no próprio PERT/CPM, no cronograma, controle de avanço físico entre outros.
Após o preenchimento do Percentual Concluído aproveitar os dados lançamentos no Pert para fazer outros acompanhamentos pode-se converter dados do Pert para o Cronograma.
Para reajustar o percentual concluído de uma tarefa que já possui Data início Real e Data Fim Real, deve ser removida a Data Fim Real para que o PERT permita que seja informado um novo percentual concluído. |
Duração decorrida: o período de tempo que uma tarefa levará para terminar, baseado em um dia de 24 horas e uma semana de 7 dias, incluindo feriados e outros dias de folga. Esta duração é baseada no cálculo de Trabalho (esforço) e não em datas corridas. Ou seja, diasd é uma medida de esforço traduzida em tempo.
Na utilização de diasd, o Project calcula automaticamente o tempo em dias comuns e repassa esta informação ao TOP na sua integração.
Assim sendo, como exemplo, 7 diasd correspondem a 168 horas de Trabalho. Na Integração, supondo 8 horas de Jornada, o Project calcula automaticamente 21 dias de duração (168 horas dividido por 8 horas).
Atenção: |
PERT/CPM - Demais Recursos e Funcionalidades
O Módulo PERT/CPM possui uma gama de recursos na barra principal e nos botões Anexos e Processos. Vamos agora falar de alguns deles:
Posicionar: Se estiver com dificuldade para visualizar a barra gráfica do Gantt posicione o cursor na tarefa desejada e clique no ícone "Posicionar". O posicionamento pode ser Automático ou Manual. Quando é marcado o posicionamento Automatico, ao clicar na tarefa e depois em "Posicionar" você visualiza a barra do Gantt do lado direito da tela. Quando o posicionamento é manual o usuário tem que localizar a barra através das datas
Resumir: Para visualizar somente as etapas do projeto clique em "Resumir".
Expandir: Para visualizar as tarefas e as etapas do projeto clique em "Expandir".
Descrição Gantt: Para definir se a Tarefa no gráfico de Gantt sairá sem descrição, com código ou com nome, clique em "Descrição Gantt".
Escala de tempo: Para definir a escala de tempo para visualização do gráfico de Gantt, clique no ícone "Escala de tempo" e escolha a que desejar: Dias, Semanas, Meses, Trimestres ou Anos.
Diminuir largura da escala: - Clique em "Diminuir largura da escala" quando desejar reduzir a largura da escala em tempo no gráfico de Gantt.
Aumentar largura da escala: - Clique em "Aumentar largura da escala" quando deseja aumentar a largura da escala em tempo no gráfico de Gantt.
Configurador de Layout: Existem diversas visualizações do Pert, que podem ser definidas através do ícone "Configurador de Layout". A qualquer momento você pode modificar a forma de visualizar o gráfico de Gantt. A configuração padrão é Planejado x Real, ou seja, o plano planejado e o plano real ao mesmo Anexos: Através dos anexos várias informações auxiliares são fornecidas para o planejador. Dentre elas:
Predecessoras Sucessoras Insumos Composições Datas da Atividade Detalhes da Atividade Detalhes do Recurso
Vínculo entre etapas - Pert
Feita alteração no PERT para que seja possível realizar o vínculo de etapas. O modulo deve permitir ao usuário informar uma defasagem negativa. Foi criado também um processo para transferir todas as informações do plano realizado para o plano programado, e esse processo deve planejar o que ainda não foi planejado. Criar etapas com filhos com diversos níveis e efetuar o vínculo entre elas através da edição da coluna Predecessora ou através do botão Vincular Tarefas; Efetuar vínculos entre etapas e tarefas desde que não exista parentesco entre elas. Caso seja solicitado o vínculo uma mensagem deverá aparecer; Vincular uma etapa a uma etapa predecessora. Caso aconteça toda árvore da etapa deverá sofrer alteração, considerando a regra dos vínculos já existentes; Caso uma etapa receber o vínculo de uma predecessora, visivelmente, apenas a linha da etapa deverá ser alterada com a ligação de predecessão, sendo que os filhos terão também a predecessora informada, mas não estará visível ao usuário; Ex: 2FI O cálculo das datas dos filhos da etapa que recebe a predecessão e que já tenham alguma ligação deverá ser feito normalmente, considerando a predecessora da etapa pai.
Arraste para alterações de valores
Caso algum valor (datas, percentual concluído, etc) de uma etapa for alterado, a alteração deverá ser replicada aos filhos de primeiro nível que não tenham filhos, considerando os vínculos existentes; Selecionar uma célula e replicar o seu valor às demais células da coluna corrente, arrastando com o mouse e soltando na última célula a ser alterada. Essa alteração deverá considerar o parâmetro, pois os valores de uma etapa só poderão ser alterados se o parâmetro estiver marcado como etapa; Alterar com arraste apenas na mesma coluna de seleção; As células selecionadas que estiverem nas colunas editáveis deverão ter cores diferentes das células das colunas não editáveis; Arrastar as células, selecionando para alteração, a cor deve ser a mesma da célula corrente, e ao soltar o clique do mouse os itens alterados devem mudar de cor, simplesmente para informar de uma forma visualmente melhor as alterações realizadas;
Veja os parâmetros que podem interferir no cálculo do Pert. Somente é possível editar uma célula de cada vez no Pert. Assim, ao alterar uma célula deve-se salva-la antes de alterar outra, pois o sistema não permite a edição de outras, enquanto as alterações já feitas não forem atualizadas. |
Pert - Cenários
Para todos os Cenários é possível utilizar o Pert da mesma maneira que ele é utilizado na Planilha de Atividades. Para cada Cenário ativo será apresentado um Pert correspondente pelo menu Cadastros | Pert | Cenários.
Atenção: O botão de atalho na visão principal do projeto continua chamando o Pert correspondente à Planilha de Atividades |
Processos |
Expandir
Resumir
Posicionar
Calculo do Pert
Descrição Gantt
Funções do Planejamento
Escala de tempo
Exibir caminho crítico
Largura de escala
Configurador de Layout
Exportar Pert para o Cronograma
Anexos
Detalhes dos Recursos
Insumo
Composições
Fórmula de Calculo
Cronograma
Processos
Calcular Peso
Calcular Avanço Físico
Marco (Milestone)
ETO - Alteração das Datas do PERT