Cronograma de Desembolso
O Cronograma Desembolso é utilizado para exibir os gastos do projeto, discriminados por tarefa e insumo em cada período. Pode ser acessado pelo menu Planejamento | Cronograma Desembolso. O módulo respeita as permissões de acesso em Serviços Globais |Perfis e as parametrizações efetuadas nos parâmetros do Projeto para Cronograma |Períodos e Gerais e Vigência de Preço. Para gerar o Cronograma Desembolso é necessário escolher qual a fonte de informação, ou seja, qual planilha será utilizada: as principais (Planilha de Atividades ou Planilha de Serviços) ou algum dos Cenários ativos. O Cronograma Desembolso permite visualizar a receita e despesa do projeto, para que o planejador verifique o que será gasto nos períodos e se a receita para aquele período será maior ou menor que os gastos. Na tela do Cronograma Desembolso serão listadas as datas dos períodos criados conforme a parametrização. Também é possível visualizar as tarefas de despesas e receita, que poderão ser identificadas através da coluna "Tipo Tarefa" presente na visão. Para melhor visualizar a receita e a despesa é possível agrupar a visualização por tipo, arrastando a coluna "Tipo Tarefa" acima das outras colunas e soltando. Para obter essa previsão de gastos é utilizado como pré-requisito o cálculo do Histograma (Curva S), que pode ser feito assim que o cálculo do Cronograma de Desembolso é acionado ou diretamente pelo processo Calcular Histograma. Existem duas formas distintas de calcular o Cronograma de Desembolso: considerando apenas as tarefas e seus planejamentos ou considerando também os contratos do projeto. Uma vez calculado, o Cronograma Desembolso utilizará as quantidades geradas pela Curva S para definir os desembolsos para cada insumo/tarefa/período, levando em consideração a condição de pagamento de cada insumo, gerando a previsão dos pagamentos a serem efetuados durante a execução do projeto. O prazo de ressuprimento de cada insumo também é considerado, já que, é possível que alguns sejam pedidos com antecedência, para que na data de utilização já tenham sido entregues. Além disso, o cronograma desembolso utiliza as formas de pagamento deste insumo, pois estes pagamentos são de acordo com suas condições divididos nos períodos.
Exemplo: Caso seja informado à requisição do material no cronograma no 2º período (Fevereiro), na condição de pagamento do insumo estiver 30 dias e o campo prazo ressuprimento não constar informação. A compra do insumo será feita em Fevereiro e o desembolso será em Março.
Cronograma de compra Jan Fev Mar x Cronograma de desembolso Jan Fev Mar x
Seguindo o exemplo acima, porém constando informação de 30 dias no campo prazo ressuprimento. A compra do insumo será feita em janeiro e o desembolso será em fevereiro. Cronograma de compra Jan Fev Mar x Cronograma de desembolso Jan Fev Mar X
O calculo realizado pelo Cronograma de Desembolso é feito da seguinte forma: O custo da tarefa em cada período é a soma de todos os recursos nela contida no período vigente, o valor do recurso se obtém da quantidade do mesmo para a tarefa multiplicado pelo seu percentual no período do cronograma multiplicado pelo seu preço unitário, lembrando que este preço considera a vigência do mesmo. Os valores do Cronograma de Desembolso é o valor real do custo da tarefa.
|
Informações Complementares |
Cronograma de Desembolso Salvo
|
Como Fazer |
Calcula Cronograma de Desembolso
Calcula Cronograma de Desembolso Considerando Contratos
Salvar Cronograma de Desembolso Exibe Comparativo dos Cronogramas de Desembolso
Calcular Histograma