O ambiente Gestão de Pessoal permite o processamento do cálculo da Folha de Pagamento de todas as categorias profissionais.

A rotina de Cálculo de Folha de  Pagamentos é desmembrada em dois roteiros:


Para calcular a folha de pagamento é necessário efetuar diversos processos de verificação e cálculos:

Desta forma, o parâmetro MV_FOLMES assim como a data base do sistema não são mais utilizados para o cálculo. O primeiro foi substituído pelo mês/ano do início do período e o segundo, pelo último dia do período.

Essa definição é feita através do parâmetro MV_DIASPER, onde o usuário indica se o cálculo deve ser feito sempre por 30 dia ou pelos dias do mês. A quantidade de dias utilizada para o cálculo pode ser visualizada no cadastro de períodos, na pasta Cadastro de Calendário, campo ‘Dias Cálculo’.

Uma vez selecionado o cálculo pelos dias do mês, essa configuração é válida para todas as categorias. Não será possível alternar entre dias do mês e sempre 30.

Os parâmetros MV_DIASMES e MV_COMPMES utilizado para o cálculo pelos dias do mês para funcionários Horistas não será mais utilizado.


Na folha de pagamento, será calculada a quantidade de dias informada neste cadastro, limitando ao final dias totais do período.

No cadastro, informar qual a base de cálculo dos adicionais citados anteriormente, que pode ser sobre:

No cadastro de funcionário, se possui insalubridade, deve ser informado o tipo (mínima, média ou máxima) e a as horas (não será mais permitido informar quantidade de horas 999.99). Essas horas por se tratarem de uma regra de cálculo, serão informadas no sindicato, através da indicação do cálculo ‘Salário mais Verbas’.

O salário sempre é a base inicial quando selecionado a opção do cálculo pelas verbas, antiga 999.99, ou seja, sistema acrescentará no salário as verbas com “S” para Periculosidade, Insalubridade ou Adicional tempo serviço.

No processamento da folha de pagamento, caso a configuração esteja para o cálculo sobre verbas, o sistema irá buscar as verbas que estão informadas no RGB (cadastro de lançamento) que estão configuradas com “S” para insalubridade/periculosidade/adicional por tempo de serviço, sendo assim estes cadastros deverão ser revistos para que não sejam calculados em duplicidades.


Todos os cálculos, com exceção das verbas de pagamento (salário, 13.salário, férias), serão feitos através da configuração desse campo.

As verbas integradas serão geradas na tabela RGB, e só poderão ser integradas novamente, caso a data de integração no roteiro no cadastro de período for excluída.


Procedimentos

Para realizar Cálculo da Folha de Pagamento:

  1. Antes de acessar a rotina, verifique se estão preenchidos corretamente:
    1. Mnemônicos.
    2. Fórmulas.
    3. Roteiros de Cálculo.
    4. Tabelas Padrões.
    5. Parâmetros específicos.
    6. Rotinas prévias ao roteiro a ser executado.
  2. Em Cálculos Por Roteiro informe os parâmetros conforme orientação dos helps de campo.
  3. Confira e confirme.
  4. Aguarde execução do cálculo.
  5. Confira Log de Execução.

   Tabelas Utilizadas