Esta rotina permite o lançamento diário das tarefas executadas pelos funcionários tarefeiros ou professores e que serão levadas para o cálculo da Folha de Pagamento durante o processo de cálculo.

Nesta rotina é possível incluir tarefas com código e data de início iguais, porém, os centros de custos devem ser diferentes.

Help_buttonImportante:

Para professores existem diferentes configurações, de acordo com as categorias mensalista ou aulista.

Na utilização das opções Alterar ou Visualizar será apresentada uma tela que possibilitará ao usuário filtrar os dados a serem apresentados.


Nessa tela, teremos as seguintes opções de filtro disponíveis:


Tabela S070 – Tarefas e S026 – Motivo de Bloqueio de Tarefa

As tarefas devem ser cadastradas inicialmente em Manutenção Tabelas, a tabela S070 - Tarefas, onde é informado o valor unitário a ser pago e também a verba de pagamento correspondente à tarefa, sendo que cada tarefa deve ser vinculada a uma verba própria na rotina cadastro de Verbas.

Além disso, há dois campos que permite que seja efetuado o bloqueio de tarefas. São eles:

É na tabela S026 onde o usuário poderá cadastrar os motivos de bloqueio, que possuirão um código de sua respectiva descrição para consulta.


Professores

Para as tarefas de professores, classificados com a categoria I - Professor mensalista ou J - Professor aulista, no cadastro de Funcionários, são apresentados dois campos específicos: Tipo da tarefa e Quantidade de aulas semanais.

Help_buttonImportante:

As tarefas não mantém histórico salarial e, desta forma, as alterações e exclusões de tarefas devem ser realizadas com cautela, quando houver a necessidade manter algum histórico delas.

 Para manter esse histórico, é aconselhável criar nova tarefa para o período e não alterá-la ou excluí-la.

 

Exemplo:

Um professor é pago por hora-aula e tem a tarefa respectiva cadastrada para o período de 01/02/06 a 30/11/06.

Porém, a partir de 06/06, o valor da hora-aula foi alterado e o período ampliado para 06/07.

Para manter o histórico da tarefa anterior, esta não deve ser alterada, mas uma nova tarefa deve ser criada, sob os mesmos parâmetros e configurações, porém com período e valor diferentes.


Cálculo proporcional do salário variável de professores

Configurando o parâmetro MV_PROPTAR é definido se funcionários com categoria J - Professor Aulistas ou I – Professor Mensalista devem ter o cálculo do seu salário variável proporcional aos dias trabalhados no mês.

O parâmetro pode ser configurado com:


Média de férias/de 13º salário

As tarefas variáveis dos professores são consideradas no cálculo da média de férias, e armazenadas nos identificadores de cálculo:

     0636

Média de férias (cálculo dos professores)

     0637

Média de férias mês seguinte (cálculo dos professores)


Uma vez calculada a média de férias, esta passa a ser considerada no cálculo da média de 13º salário.

Estes identificadores devem ser informados na verba correspondente ao cálculo, no cadastro de Verbas.

Para que a verba correspondente ao identificador de cálculo 0363 - Média de férias (cálculos dos professores) seja considerada para média do 13º salário, é necessário que o campo Média 13º salário seja preenchido com S.

Help_buttonImportante:

O parâmetro MV_NCPROF que indicava se habilitava novas funcionalidades no cálculo da Folha de Professores ou não, deixou de ser utilizado. Será considerado o novo cálculo.


Procedimentos

Para realizar lançamentos de Tarefas:

  1. Antes de acessar a rotina verifique se estão preenchidos corretamente:
    a. Manutenção de Tabelas – tabela S070 - Tarefas.
    b. Verbas.
    c. Sindicatos.
  2. Em Lançamentos - Tarefas selecione o funcionário para o qual será feito o lançamento e a opção Incluir.
  3. Na tela seguinte, preencha os campos conforme orientação dos helps de campo, confira e acione a opção Salvar.

Principais Campos e Controles

Não será permitida a inclusão de tarefa em período encerrado. O parâmetro MV_FOLMES não será mais verificado mas sim a vigência do período do roteiro Folha de Pagamento (RCH_DTINI/RCH_DTFIM) para verificar se o período já está encerrado.

Assim como na contabilização padrão, o parâmetro MV_ITMCLVL que define a contabilização da Folha é verificado em Tarefas, a fim de executar a contabilização por Centro de Custo (com conteúdo igual 2 - Não) ou por Item Contábil e Classe de Valor (se definido como 1 - Sim) que, neste caso, habilita os campos Item Contábil e Classe Valor.


Os campos específicos para a categoria funcional I-Professor Mensalista/J-Professor Aulista:

Nessa circunstância, o pagamento da tarefa é considerado como salário base do professor, e será utilizado no pagamento das férias, 13º salário e rescisão na composição do salário base, não devendo ser configurada sua respectiva verba de pagamento para apuração de médias. 

Nessa circunstância, o pagamento da tarefa não é considerado como salário base do professor, e não será utilizado na composição do salário base no pagamento das férias, 13º salário e rescisão, devendo ser configurada sua respectiva verba de pagamento para apuração de médias. Mas, será considerado salário para cálculo do adiantamento quinzenal e para emissão da Declaração de Salário Contribuição (Proporcionalidade do INSS).

Help_buttonImportante:

O cálculo do número de aulas mensais é efetuado de acordo com o número de semanas do mês, informada previamente em Sindicatos, na pasta ‘Professor’.



Tabelas utilizadas


Veja Também