A cada ano trabalhado, o funcionário tem direito ao subsídio de natal (pago no mês de dezembro), que pode ser antecipado, uma ou mais vezes, durante o ano.

O lançamento de antecipação do subsídio de natal é realizado para que os valores sejam calculados em Folha de Pagamento.

Os procedimentos de cálculo consistem em vários processos prévios, e que, conforme Base Legal, estabelece as premissas para cálculo do subsídio de natal, definindo que alguns procedimentos devem ser obrigatoriamente seguidos. São eles:

  1. Em Manutenção de Tabelas:

    O valor do subsídio de natal corresponde a um percentual da remuneração do funcionário, informado na tabela auxiliar S014 – Subsídio de Natal.

    Nos anos de admissão e demissão do funcionário, onde o subsídio deve ser proporcionado à quantidade de meses completos de trabalho, devem ser checadas as ausências do funcionário a cada mês. Para determinar se o mês será considerado ou não como completo para este subsídio, a quantidade de dias deve superar a quantidade informada na tabela auxiliar S014 – Subsídio de Natal - no campo Mínimo Dias Mês.

  2. Em Cadastro de Verbas:

    As verbas utilizadas para lançamento de antecipação de subsídio de natal devem possuir o campo Ref. 13 definido como 1 = Sim.

    Deve haver verba cadastrada e vinculada ao identificador de cálculo 0024.

    No pagamento final do subsídio, são obtidas as antecipações realizadas durante o ano e descontadas na verba vinculada ao identificador de cálculo 0023.

  3. Em Tipos de Ausência:

    Definir quais ausências devem ser consideradas para desconto dos dias trabalhados, cujo campo Abat. Avos 13 deve apresentar o conteúdo 1 = Sim.

    Em Períodos:

    Possuir um período em aberto, ou seja, sem a data de fechamento preenchida.


    Procedimentos

    Para realizar o lançamento de Antecipação, é necessário:

  1. Em Lançamentos por funcionários, selecione o funcionário desejado para informação dos valores variáveis, observando sua classificação conforme legenda, e selecione a opção Incluir para cadastrá-los.
    Caso necessite alterar os dados do lançamento, clique em Alterar.
    Será apresentada a tela de manutenção relacionando todos os funcionários cadastrados.
  2. Preencha os dados conforme a descrição do help de campo.

Importante:

Não é necessário informar a data do lançamento, pois este será um procedimento automático do sistema, registrando a data informada nos parâmetros de cálculo da folha e, havendo divergência entre as datas, não comporá a mesma base de Imposto de Renda.

3. Confira os dados e confirme a inclusão.

4. No rodapé da tela de lançamentos há botões para navegação que dispensam a necessidade de fechar a tela para visualização ou manutenção em lançamentos de outro funcionário.

Os botões oferecem a opção de movimentação ao registro anterior, ao primeiro registro, ao próximo ou ao último. Para localizar um funcionário específico, basta selecionar o índice e informar os dados para busca.

5. No menu está disponível a opção Imprimir, que permite emitir o relatório de Lançamentos Mensais.