Tempo aproximado para leitura: 10 min

01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Protheus
Segmento:Manufatura
Módulo:SIGAMNT - Manutenção de Ativos e Gestão de Frotas
Função:MNTA020 - Funcionário da Manutenção
Issue:DNG-1285
Versão/Release:12.1.17 e superiores.


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

O custeio de produção pode utilizar o conceito de Grupo de Contas + Centro de Custo do produto (CT1_GRUPO + B1_CCCUSTO). Ao realizar, portanto, um insumo oriundo da oficina e do tipo Mão de Obra via Retorno Mod.2 (MNTA435) não poderá ser consumido o custo do produto MOD+B1_CC e sim, ser feita a busca nos produtos que, quando verdadeiro o parâmetro MV_PRODMOD, tenham preenchido o campo Centro de Custo Custeio (B1_CCCUSTO) no insumo. Desta forma, pode-se diferenciar de forma mais clara quando um determinado funcionário (insumo do tipo Mão de Obra) for utilizado para atuar num determinado recurso. No método atual é utilizado o Custo Médio (B2_CM1) do produto MOD+B1_CC e em determinados cenários não trará fielmente o custo daquele funcionário.  

03. SOLUÇÃO

A partir desta implementação, será possível, ao reportar um insumo do tipo mão-de-obra no módulo de Manutenção de Ativos (SIGAMNT), movimentar-se um produto diferente de 'MOD' + Centro de Custo. Assim, ao cadastrar um funcionário da manutenção estará disponível o campo T1_PRODMO, vinculando o funcionário a um produto e desta forma sempre que este funcionário for reportado como mão-de-obra, movimentações e custeios serão calculados conforme o produto indicado. Caso o campo T1_PRODMO não seja preenchido o tratamento é feito conforme o comportamento atual através do Custo Médio do Produto (com o produto 'MOD' + Centro de Custo).

Para o produto ser considerado do tipo mão-de-obra e ser vinculado ao Funcionário existem dois cenários possíveis.

I. O produto deve possuir o prefixo MOD, ou seja, ter sido gerado através da união entre MOD + Centro de Custo.

II.  Ou quando o parâmetro MV_PRODMOD estiver habilitado (.T.) e o campo B1_CCCUSTO estiver preenchido no cadastro do produto. Neste cenário não será necessário possuir o sufixo MOD em seu código. 



  1. Não aplicado: insumos que ainda não foram aplicados durante o ciclo de execução da O.S., representado pela cor Verde ;
  2. Parcialmente aplicado: insumos não aplicados em sua totalidade. Por exemplo, foram previstas 4 unidades do produto de código "PRD4051", porém no ciclo de execução da O.S. foram aplicados apenas duas unidades até aquele momento, a linha do insumo correspondente no quadro vai estar indicado com a cor Laranja ;
  3. Totalmente aplicado: insumo aplicado em sua totalidade no ciclo de execução da O.S., indicado com a cor Azul .

Otimização no carregamento de ordens de serviço, garantindo maior agilidade na apresentação das ordens de serviço.

Filtros no quadro de insumos previstos para apresenta-los conforme ordem desejada pelo usuário. Caracterizado por caixas de seleção, o usuário pode selecionar três classificações que correspondem a legenda implementada, desta forma o sistema realiza os filtros apresentando os insumos previstos correspondentes.

Ordenação dos insumos previstos conforme status de aplicação. A ordenação no quadro de insumos previstos será realizada seguindo sempre a ordem Verde-Laranja-Azul.


No Manutenção de Ativos (SIGAMNT), acesse Atualizações\ Controle de Oficina\ Ordens de Serviço\ Corretiva (MNTA420).

  1. Incluir uma ou mais ordens de serviço como liberadas e com insumos previstos para posterior análise no quadro de insumos.

Confira os dados informados e Confirme.

Acesse Atualizações\ Controle de Oficina\ Retorno de O.S.\ Retorno Mod. 2 (MNTA435).

  1. Realize o filtro para que as ordens de serviço sejam apresentadas na listagem.

Ainda na rotina clique em Legenda das Ordens de Serviço, representada pelo seguinte ícone ;

Verifique que é apresentado o novo grupo de indicadores Insumos, com as três legendas correspondentes.

Clique em fechar a legenda;

Voltando a interface com a relação das ordens de serviço, selecione com o cursor a o.s. anteriormente incluída.

Caso não tenha realizado aplicação de nenhum insumo previsto na ordem de serviço anteriormente, todos devem aparecer com a legenda em Verde.

Realize a aplicação de um insumo de forma parcial, salve a aplicação clicando no ícone Salvar e verifique que o insumo é apresentado com a legenda de cor Laranja;

Para outro insumo, informe sua aplicação total e verifique que a legenda apresentada será de cor Azul após clicar no ícone Salvar.

Verifique os dados informados e confirme.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES


A chave para determinar as legendas para cada insumo previsto corresponde a TAREFA + TIPO INSUMO + CÓDIGO + QNTD. APLICADA, ou seja, para determinar o status de aplicação do insumo correspondente o mesmo deve obedecer a quantidade aplicada em cada tarefa reportada.

Por exemplo, para a tarefa " T01 " foram previstos 10 unidades do produto " PRD01 " e para a tarefa " T02 " foram previstos 5 unidades do mesmo produto. Caso se realize a aplicação de 10 unidades do insumo para a tarefa " T02 " somente a linha indicada do insumo para esta tarefa vai estar com a legenda de cor Azul , a linha que indica a tarefa " T01 " ainda continua com a legenda de cor Verde . Caso haja uma realocação da quantidade, onde 5 unidades vão para a tarefa " T01 " e 5 unidades permaneçam na tarefa " T02 ", a linha correspondente a primeira tarefa assume a legenda de cor Laranja  e linha correspondente a tarefa " T02 " continua com o status de totalmente aplicado, cor Azul .




<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>