O módulo Gestão de Pessoal permite o processamento do Cálculo das Férias de todas as categorias funcionais.
Como pré-requisito o Cadastro de Programação de Férias deve estar devidamente preenchido. Salienta-se que este cadastro deverá ser montado apenas na fase de implantação, pois o próprio ambiente o atualizará posteriormente.
Dica!
Consulte informações sobre Férias em Dobro pagas na Rescisão. |
O cálculo de férias baseia-se em diversos cálculos e verificações apresentados a seguir:
- Salário Base Mês, Dia e Hora.
- A valorização das verbas existentes é feita segundo os critérios abaixo:
- Se o Tipo da verba for H (horas) ou F (fixo) sem valor, a valorização é feita através da multiplicação da Quantidade de Horas da verba pelo salário-hora.
- Se o Tipo da verba for D (dias), o valor será o resultado da multiplicação da Quantidade de Dias da verba pelo salário-dia.
- Para cada verba valorizada são feitas as seguintes considerações:
- Se a verba possuir Incidência positiva para Incorpora Salário, seu valor é acrescido aos valores do Salário base Mês, Dia e Hora.
- Se a verba possuir Código Correspondente, o mesmo é gerado com as mesmas características da verba original.
- Médias de Horas Extras e Adicionais para Férias e 13º salário.
- Entrada de dados pelo usuário.
- Executa a valorização das verbas existentes novamente.
- Calcula o adicional por tempo de serviço.
- Calcula a periculosidade.
- Calcula a insalubridade.
- Calcula o valor da remuneração de férias, multiplicando o salário-dia pela quantidade de dias de férias.
- Calcula o reflexo da horas extras e adicionais no DSR.
- Calcula o abono pecuniário dividindo o total de proventos pela quantidade de dias de férias e multiplicando o resultado pela quantidade de dias de abono pecuniário.
- Calcula o 1/3 constitucional sobre o abono pecuniário.
- Calcula o 1/3 constitucional sobre a remuneração de férias.
- Calcula a antecipação de 1ª parcela do 13º salário, aplicando o percentual indicado no cabeçalho das férias sobre o salário-mês e, do resultado, subtrai as antecipações anteriores.
- Calcula o INSS sobre os valores de férias.
- Calcula Imposto de Renda sobre valores de férias.
- Calcula o Líquido a Receber através do somatório das verbas de proventos, menos o somatório da verbas de descontos.
- Calcula o arredondamento de férias, se o parâmetro MV_ARREDFE estiver preenchido.
- Para empresas que calculam a média de férias, é possível calcular férias normais, programadas e coletivas, conforme definição do período de pesquisa das médias no parâmetro MV_DTMDFER, e dos meses considerados para cálculo no parâmetro MV_NMESPER.
- Desconta os dias de afastamento por motivo de auxílio-doença e acidente do trabalho, previamente cadastrados com os códigos P e O, respectivamente, qualquer que seja o período de afastamento.
- Conforme parametrização de MV_DIA2501, considera quais dias de Natal e Ano Novo, e/ou véspera, nos meses de dezembro e janeiro, respectivamente, serão considerados no cálculo das férias para fins de Licença Remunerada (24, 25, 31/12 e 01/01).
Assim como na contabilização padrão, o parâmetro MV_ITMCLVL é verificado em Cálculo de Férias, a fim de executar a contabilização por Centro de Custo (se conteúdo igual a 2 - Não), ou por Item Contábil e Classe de Valor (se definido como 1 - Sim) que, neste caso, habilita os campos Item Contábil e Classe Valor.
Para mais informações, consulte o tópico Contabilização da Folha.
Pré-requisitos
Para o cálculo de férias, o funcionário em questão deve estar com suas férias previamente cadastradas em Programação de Férias.
Procedimentos
Para efetuar o cálculo de férias:
- Antes de iniciar o cálculo, verifique o preenchimento dos Parâmetros de Afastamento, para a correta verificação dos funcionários afastados no cálculo das férias e 13º salário.
- Acesse o caminho Miscelânea/Cálculos/Férias.
- Na janela de manutenção do Cálculo de Férias, selecione o funcionário para o qual deseja calcular férias e selecione a opção Cálculo.
- Será apresentada a tela de configuração do cálculo com o nome e a matrícula do funcionário selecionado anteriormente, preenchidos.
Além desses dados, a tela possui outros campos preenchidos a partir do cadastro do funcionário, de forma a informar apenas os campos referentes a férias que será calculada. - Preencha os dados conforme a orientação do help de campo.
- Conforme os dados informados, são calculados e apresentados os totais de proventos e desconto assim como o valor líquido.
- Após a digitação das verbas, deve-se pressionar [TAB]. Os requisitos de confirmação são apresentados. Caso seja confirmado, o cálculo das férias será executado e as verbas apresentadas, podendo ser alterados quando necessário.
- Para efetivar o cálculo, deve-se pressionar [TAB] novamente. São apresentados os requisitos de confirmação quanto a gravação nos respectivos arquivos.
- Confira os dados e confirme.
Importante:
A geração dos valores das férias no movimento do pagamento será realizado automaticamente pelo Cálculo da Folha, para férias cuja competência seja a mesma do cálculo da folha. |
Veja também
- Programação de Férias
- Férias Coletivas
- Integração TSA
O sistema disponibiliza ainda para consulta de férias os seguintes relatórios:
- Férias Vencidas no Mês
- Programação de Férias
- Férias Calculadas
- Anotações de Férias
- Provisão de Férias