O ambiente Gestão de Pessoal permite o processamento do Cálculo das Férias de todas as categorias funcionais. Como pré-requisito o Cadastro de Programação de Férias deve estar devidamente preenchido.
Salientamos que este cadastro deverá ser montado apenas na fase de implantação, pois o próprio ambiente o atualizará posteriormente.
O cálculo de férias baseia-se em diversos cálculos e verificações apresentados a seguir:
- Salário Base Mês, Dia e Hora;
- A valorização das verbas existentes é feita segundo os critérios abaixo:
- Se o Tipo da verba for H (horas) ou F (fixo) sem valor, a valorização é feita através da multiplicação da Quantidade de Horas da verba pelo salário-hora.
- Se o Tipo da verba for D (dias), o valor será o resultado da multiplicação da Quantidade de Dias da verba pelo salário-dia.
Para cada verba valorizada são feitas as seguintes considerações: - Se a verba possuir incidência positiva para Incorpora Salário, seu valor é acrescido aos valores do Salário base Mês, Dia e Hora.
- Se a verba possuir Código Correspondente, o mesmo é gerado com as mesmas características da verba original.
- Médias de Horas Extras e Adicionais para Férias e 13º salário.
- Entrada de dados pelo usuário.
- Executa a valorização das verbas existentes novamente.
- Calcula o valor da remuneração de férias, multiplicando o salário-dia pela quantidade de dias de férias.
- Calcula o reflexo da horas extras e adicionais no DSR.
- Calcula o abono pecuniário dividindo o total de proventos pela quantidade de dias de férias e multiplicando o resultado pela quantidade de dias de abono pecuniário.
- Calcula o adicional sobre a remuneração de férias (para os países onde isto é obrigatório).
- Calcula Impostos e aportes sobre valores de férias.
- Calcula o Líquido a Receber através do somatório das verbas de proventos, menos o somatório da verbas de descontos.
- Calcula o arredondamento de férias, se o parâmetro MV_ARREDFE estiver preenchido.
Procedimentos
Para efetuar o cálculo de férias:
- Antes de iniciar o cálculo, verifique o preenchimento dos Parâmetros de Afastamento, para a correta verificação dos funcionários afastados no cálculo das férias e 13º salário.
- Em Cálculo de Férias, selecione o funcionário para o qual deseja calcular férias e selecione a opção Cálculo.
Será apresentada a tela de configuração do cálculo com o nome e a matrícula do funcionário selecionado anteriormente, preenchidos.
Além desses dados, a tela possui outros campos preenchidos a partir do cadastro do funcionário, de forma que o usuário deve informar apenas os campos referentes a férias que será calculada. - Preencha os dados conforme a orientação do help de campo.
Conforme os dados digitados, são calculados e apresentados os totais de proventos e desconto assim como o valor líquido. - Após a digitação das verbas, deve-se pressionar [TAB]. Os requisitos de confirmação são apresentados. Caso seja confirmado, o cálculo das férias será executado e as verbas apresentadas. O usuário pode proceder alterações, se necessário.
- Para efetivar o cálculo, deve-se pressionar [TAB] novamente. São apresentados os requisitos de confirmação quanto a gravação nos respectivos arquivos.
- Confira os dados e confirme.
Importante:
A geração dos valores das férias no movimento do pagamento será realizada automaticamente pelo Cálculo da Folha, para férias cuja competência seja a mesma do cálculo da folha. |
---|