Esta rotina permite a geração dos períodos de gozo de férias, individuais e coletivas, e o cálculo dos valores correspondentes utilizando o roteiro de cálculo da folha de pagamento para atender a legislação do Equador.

 

Individual

Gozo/Pagamento dos dias adicionais

Data Inicial

Dias de férias para descanso

Data Final: A data final das férias será preenchida automaticamente à partir dos dias de férias informados. Se houverem dias adicionais, serão considerados no período de desfrute se o campo foi preenchido com “Gozo”.

 

À partir do preenchimento dos campos, podem ser gerados 3 registros:

Registro de ausência para o funcionário de acordo com datas de início e fim, quantidade de dias de descanso e período para pagamento informados. O tipo de ausência deve ser 4=Programação de Períodos, a verba deve estar vinculada ao identificador 0072.

Registro de datas de início e fim do período aquisitivo, início e fim de gozo das férias e quantidades de dias de descanso e adicionais.

Caso o funcionário tenha adquirido dias adicionais de férias e o usuário selecionou a opção Pagamento, deve-se gerar um registro de incidência (RGB) para cálculo na Folha de Pagamento, com a verba vinculada ao identificador 1004 e quantidade equivalente aos dias adquiridos. A valorização desses dias será feita no roteiro da folha.

 

Coletiva

         Data Inicial

         Dias de férias para descanso

         Data Final: A data final das férias será preenchida automaticamente a partir dos dias de férias               informados.

         Período de Pagamento (em Folha de Pagamento)

         Pagar dias adicionais (checkbox)

 

A partir do preenchimento dos campos, podem ser gerados 3 registros:

Deve ser gerado um registro de ausência para o funcionário de acordo com datas de início e fim, quantidade de dias de descanso e período para pagamento informados. O tipo de ausência deve ser 4=Programação de Períodos e a verba deve ser a que está vinculada ao identificador 0072.

Deve ser gerado um registro de férias com as datas de início e fim do período aquisitivo, início e fim de gozo das férias e quantidades de dias de descanso e adicionais. O campo RF_TIPCAL deve ser preenchido com “C” para identificar que as férias possuem origem do cálculo coletivo.

Caso o funcionário tenha adquirido dias adicionais de férias e o usuário marcou a opção “Pagar dias adicionais”, deve ser gerado um registro de incidência para cálculo na folha de pagamento, com a verba vinculada ao identificador 1004 e quantidade equivalente aos dias adquiridos.


Cálculo do Valor para Pagamento

 

O cálculo do valor de férias deve ser feito com a 24ª parte do valor total de todos os ingressos recebidos pelo funcionário no período aquisitivo.

 

Base Legal - Código do Trabalho, 2010. - Artigo 71

 

A composição da base de cálculo das férias, ou seja, do total de ingressos, é feita com a soma dos registros contidos no histórico de movimentos (SRD), considerando apenas as verbas com o campo “Tot.Férias” (RV_MEDFER) igual a “S”.

 

Exemplo:

Período Aquisitivo: 25/05/2009 a 24/05/2010

 

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Total

1.000

1.000

1.250

1.000

1.700

1.000

1.300

1.000

1.000

1.000

1.100

1.000

13.35

Total de Ingressos no Período (base de cálculo): 13.350

Valor de Férias (base de cálculo/24): 556,25

 

De acordo com o valor de férias obtido, deve ser feita a proporção para os dias de descanso e também para os dias adicionais (se houver).

Exemplo:

Valor de férias:556,25

Dias de descanso: 15

Dias adicionais: 2

Valor referente a férias - identificador de cálculo 0072 - 556,25 / 15 *15 = 556,25

Valor referente aos dias adicionais - identificador de cálculo 1004 - 556,28 / 15 * 2 = 74,17