Tempo aproximado para leitura: 15 min

01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Protheus
Segmento:Logística
Módulo:SIGATMS
Função:

TMSA140 - Geração de viagens
TMSA141 - Geração de viagens de coleta e/ou entrega
TMSA144 - Geração de viagens (Mod 2)

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DLOGTMS01-1735 
DLOGTMS01-1736
DLOGTMS01-1737
DLOGTMS01-1865


02. TMSA153 - Painel - Gestão de Demanda


Filtro Inicial - Parâmetros:

os dados abaixo são do painel de demandas - mas esta página refere-se às melhorias na viagem Ações → Parâmetros.

Demandas:

Em um contexto genérico, indica a quantidade de um bem ou serviço que um cliente procura adquirir. No contexto do Gestão de Demandas para transportador, significa as coletas que o transportador precisa atender.

    • A demanda pode apresentar os seguintes status:
      1. Aberta: assim determinada na criação da demanda ou quando a demanda é retirada de um planejamento;
      2. Planejada: assim determinada quando uma demanda está vinculada a um planejamento em aberto, com programação, com viagem ou em trânsito;
      3. Recusada: assim determinada quando uma demanda for recusada, ou seja, não há mais necessidade da transportadora atendê-la. Quando a recusa é oriunda da transportadora e vinculada a um contrato, a quantidade é movida para quantidade recusada; quando a recusa é oriunda do cliente e vinculada a um contrato com controle de recusa do cliente, a quantidade é movida para quantidade recusada cliente;
      4. Finalizada: assim determinada ao incluir, na viagem, ocorrência de encerramento de processo para todas as coletas vinculadas à demanda e, posteriormente, incluir ocorrência de encerramento de todos os conhecimentos vinculados à demanda, novamente na viagem. A finalização ocorre em dois momentos pois, ao efetuar o carregamento dos conhecimentos na viagem, a demanda torna a ser movimentada;
      5. Bloqueada: assim determinada ao incluir, na viagem, ocorrência de bloqueio para qualquer uma das coletas vinculadas à demanda;
      6. Cancelada: assim determinada ao incluir, na viagem, ocorrência de cancelamento para todas as coletas vinculadas à demanda. 
    • Configurar o parâmetro MV_TMSDCOL caso necessite desconsiderar a filial de origem da solicitação de coleta.
    • Por padrão, o grid de Demandas, presente no Painel Gestão de Demandas, é ordenado pela data e hora de previsão de atendimento.
    • Caso a unidade da demanda seja definida por Peso, a quantidade só poderá ser informada no grid Região de Origem. Caso informado Quantidade Veículos, a quantidade deverá ser informada no campo Qtde;
    • Ao finalizar o cadastro da Demanda, a partir da quantidade do contrato é feito o consumo do saldo do contrato, caso o contrato tenha controle detalhado de meta, esta também será consumida, sendo o consumo baseado em data, grupo de regiões e tipos de veículo informados.
    • Ao incluir a demanda, a quantidade demandada do contrato será acrescida e o saldo reduzido de acordo com a quantidade da demanda. Caso a quantidade da demanda seja superior ao saldo, este ficará zerado e a diferença será atribuída à quantidade extra.
    • Ao excluir a demanda, a quantidade demandada será reduzida. Se houver quantidade extra, esta será reduzida até zerar e, após isso, o saldo será acrescido.
    • Caso haja recusa de demanda de um contrato, se o Tipo de Recusa for igual a 1-Transportadora, no contrato a quantidade recusada do contrato será acrescida. Para o caso de recusa com Tipo de Recusa 2-Cliente, no contrato a quantidade recusada do cliente será acrescida e, estando o contrato com o campo Ctrl Rec Cli igual a 2-Não, a quantidade recusada será acrescida no Saldo. A demanda não poderá ser mais usada, valendo a mesma regra da exclusão de demanda.
    • É permitido recusar demandas em aberto, no caso de elas não poderem ser executadas. Ao selecionar as demandas que deseja recusar e clicar em Recusar Demandas, o sistema solicita uma justificativa, um tipo de recusa e uma observação, para que sejam associadas ao evento de recusa na tabela de Tracking.
    • A partir do momento em que a Demanda for recusada ou excluída, só poderá ser visualizado o seu histórico no Tracking, pois a demanda não será mais apresentada no painel de gestão de demandas.
    • É possível inserir/excluir regiões de origem e destino na demanda, caso o serviço ocorra em regiões diferentes das que foram definidas no contrato.
    • Ao planejar e designar um recurso para que seja feito o atendimento de uma demanda, ela somente poderá ser visualizada dentro do planejamento.

Planejamento de Demandas:

É a determinação da transportadora de quais recursos ou conjunto de recursos serão alocados para atender a uma ou mais demandas.

    • O planejamento pode apresentar o status como:
      1. Aberto: assim definido quando não houver Demandas vinculadas ao planejamento.
      2. Aberto com Demandas: assim definido quando houver demandas vinculadas ao planejamento, mas este ainda não ter uma programação efetivada.
      3. Viagem Gerada: assim definido quando for efetivada a programação de carregamento e, por consequência, ocorrer a geração da viagem.
      4. Encerrado: assim definido quando a viagem vinculada ao planejamento for encerrada.
      5. Recusado: assim definido quando efetuada a recusa pelo fornecedor ou pelo cliente; quando a recusa é efetuada pelo fornecedor, o sistema permitirá que as demandas vinculadas sejam alocadas posteriormente em um novo planejamento; quando a recusa é efetuada pelo cliente, esta não poderá mais ser alocada em um novo recurso e, se esta demanda estiver vinculada a um contrato com controle de recusa do cliente, a quantidade será movida para a coluna quantidade recusada cliente.
      6. Em Programação: assim definido quando feita a integração com o TMS, sendo gerada a programação de carregamento mas sem geração de viagem.
      7. Em Trânsito: assim definido quando apontada a operação de saída da viagem.
      8. Cancelado: assim definido quando a viagem for cancelada por motivo de cancelamento das coletas vinculadas à viagem.
    • Configurar o parâmetro MV_PESCAP para validar peso X capacidade dos recursos alocados no planejamento de demandas.
    • Configurar o parâmetro MV_PLVDCD que impede o veículo de ser planejado caso seu tipo seja diferente dos tipos de veículo operacionais informado no Contrato de Demanda.
    • Ao incluir um planejamento, a quantidade planejada será acrescida e a quantidade demanda será reduzida.
    • Ao excluir um planejamento, a quantidade planejada será reduzida e a quantidade demanda será acrescida.
    • Ao incluir uma programação, a quantidade programada será acrescida e a quantidade planejada será reduzida.
    • Ao excluir uma programação, a quantidade programada será reduzida e a quantidade planejada será acrescida.
    • É permitido recusar planejamentos em aberto, caso estes não possam ser executados. Ao selecionar as demandas que deseja recusar e clicar em Recusar Demandas, o sistema solicita uma justificativa, um tipo de recusa e uma observação, para que sejam associadas ao evento de recusa na tabela Tracking;
    • A partir do momento em que o planejamento for recusado ou excluído, só poderá ser visualizado o seu histórico no Tracking, pois o planejamento não será mais apresentado no painel de gestão de demandas.
    • Caso o planejamento já tenha programação de carregamento, não será mais possível alterá-lo.
    • No planejamento é possível alterar data e hora de previsão das regiões de origem das demandas vinculadas ao planejamento.
    • Integrar com TMS: para os planejamentos selecionados, serão criadas Solicitações de Coleta para cada região de origem, de cada demanda dentro do planejamento e, ao final, será gerada uma Programação de Carregamento para o conjunto de Recursos que constam no Planejamento.
    • Caso a integração entre SIGATMS (Gestão de Transportes) e SIGAMNT (Manutenção de Ativos) esteja ativa, ao confirmar o Planejamento de Demandas são realizadas as mesmas validações de manutenção de veículos que são realizadas na rotina de Viagem do TMS, porém na Gestão de Demandas a interação é apenas informativa.
    • Botão Programação de Carregamento: o sistema possibilita abrir o grid da tela Programação de Carregamento com os dados filtrados de acordo com os Planejamentos selecionados.
    • Botão Visualizar Viagem: o sistema possibilita abrir o grid da tela Viagens com os dados filtrados de acordo com os Planejamentos selecionados.
    • Ao salvar o planejamento de demandas, a rotina valida se existe um outro Planejamento, Programação de Carregamento ou Viagem, planejados para o mesmo período e utilizando o mesmo Motorista ou Veículo (Cavalo e reboques).
    • É possível selecionar vários planejamentos e selecionar a opção Integrar TMS. Para cada planejamento serão feitas validações antes da integração. Para os planejamentos não aprovados para integração será apresentada uma mensagem e a integração destes planejamentos não será efetuada. Já os demais planejamentos serão integrados no TMS.
    • Ao encerrar uma Viagem no TMS, caso a Viagem tenha sido originada por uma Programação de Carregamento proveniente de um Planejamento de Demandas, o status do Planejamento é atualizado para "Encerrado".
    • Ao estornar o encerramento de uma viagem no TMS, caso a viagem tenha sido originada por uma Programação de Carregamento proveniente de um Planejamento de Demandas, o status do Planejamento é atualizado para Em Trânsito.

Contrato de Demanda:

Consiste na formalização da negociação entre o Contratante e o Contratado (Transportador) que possui Demandas a serem atendidas em um determinado período de tempo, podendo estas Demandas serem definidas por Quantidade de Veículos ou Peso.

    • O status do contrato pode ser:
      1. Aberto: assim definido na inclusão do Contrato de Demandas. A gravação do contrato será possível caso não haja conflito de dados de contratante, prazo de vigência, tipo de operação e unidade de medida.
      2. Suspenso: assim definido ao suspender temporariamente um contrato. Esta ação exige um código de motivo para efetuar a suspensão. Para que o contrato fique aberto novamente é necessário que seja executada a ação de retomada.
      3. Encerrado: assim definido ao encerrar o contrato.
      4. Inativo: assim definido quando a data do sistema estiver fora do período de vigência do contrato.
    • Caso a unidade escolhida seja Peso, a quantidade deve ser inserida na região de origem. Caso contrário (Quantidade de Veículo), a quantia é informada no grupo de regiões.
    • O Contrato de Demandas utiliza-se do campo Tip. Contrato para diferenciar diversas operações para um mesmo cliente contratante.
    • O campo Unidade de Medida designa-se para diferenciar a utilização da demanda por peso ou tipo de veículo.
    • Os campos de quantidade no painel superior indicam as quantidades em cada fase do ciclo de atendimento de uma Demanda.
    • O campo Meta Detalhada, indica a possibilidade do cadastro de metas a serem cumpridas para o contrato em um nível detalhado de periodicidade (diário, semanal, mensal, personalizado) e por tipo de veículo utilizado. Caso nesse campo seja informado como não, a meta será considerada a quantidade de demandas a serem atendidas dentro do período de vigência do contrato.
    • O campo Tipo de Veículo Operacional será utilizado para definir os veículos/recursos que poderão ser informados no momento da operacionalização (planejamento de demandas). Se não informado, não haverá restrição.
    • Caso um devedor já tenha um contrato cadastrado para um determinado período, não é possível abrir um outro contrato para período que contemple o período do primeiro contrato, parcial ou integralmente, a menos que o tipo de contrato seja diferente entre eles.
    • O Grupo de regiões deve ser inserido no submenu Grupos de Região de Demanda antes de ser utilizado no contrato.
    • Grupo de Regiões: tem como objetivo agrupar Regiões de Origem e Destino para as Demandas que serão criadas a partir do Contrato. Neste grid é possível selecionar um ou mais tipos de veículo operacionais, informados no Contrato, que serão usados para o controle de metas detalhadas.
    • Não é obrigatório digitar uma região de destino no Contrato de Demandas pois ela pode ser inserida na demanda.
    • Não é possível alterar as quantidades de uma Região com metas cadastradas, apenas quando a meta ainda não existir.
    • O contrato só pode ser suspenso se não houver demandas cadastradas para ele.

Metas X Grupo de Regiões da Demanda:

Caso o Contrato de Demandas esteja configurado para usar meta detalhada, para cada um dos Grupos de Regiões do Contrato será possível cadastrar metas de acordo com a periodicidade desejada (diário, semanal, mensal, personalizada, desde que abrangida pela vigência do Contrato) e com o tipo de veículo informado no Grupo de Regiões do Contrato.

      • Cadastrar meta: Será exibida uma tela com um facilitador, para que o operador escolha a configuração que atenda os termos do contrato firmado com o contratante. Nesta tela também será possível selecionar para quais os tipos de veículo serão cadastradas as metas. Em seguida será aberta outra tela onde o operador poderá fazer o ajuste manual das metas.
      • Caso a quantidade de peso ou veículos cadastrados na Meta seja diferente da informada no Contrato, o usuário tem a opção de alterar a quantidade do contrato ou reavaliar os pesos inseridos na Meta.
      • Outras ações → Gerar Demandas: Por meio desta rotina, é possível gerar demandas de acordo com as quantidades e datas informadas. Por consequência, haverá consumo das metas do contrato.


Regras de funcionamento:


Sem integração com o TMS

Atalhos na barra lateral permitem colocar o planejamento em trânsito e encerrar o planejamento finalizando o ciclo de demandas.

    • Definir o parâmetro MV_ITMSDMD com .F., de forma a ativar a integração entre TMS e Gestão de Demandas.
    • Só é possível definir o planejamento como em trânsito caso o status seja "Aberto com demandas".
    • Só é possível encerrar o planejamento caso o status seja "em trânsito".
    • A demanda só será finalizada definitivamente quando o planejamento vinculado à demanda for encerrado.
    • Ao estornar as operações, todos os status do planejamento e demanda voltam ao estado anterior.
    • Ao efetivar ou estornar uma mudança de status do planejamento, o saldo do contrato de demanda e da meta é atualizado conforme a movimentação.
    • Cada operação de mudança de status do planejamento gera um registro de tracking do planejamento.
    • Cada operação de mudança de status da demanda gera um registro de tracking da demanda.


Com Integração com o TMS

O atalho de integrar TMS na gestão de demandas permite o início da operação no TMS. Esse processo ocorre inicialmente em duas etapas, sendo a primeira a geração das Solicitações de Coletas de acordo com as regiões de origem das Demandas do Planejamento e,  em seguida, vinculando estas Coletas a uma Programação de Carregamento.

    • Definir o parâmetro MV_ITMSDMD com .T., de forma a ativar a integração entre TMS e Gestão de Demandas.
    • O produto utilizado nas coletas será o produto genérico.
    • Após a integração, só será possível fazer alterações no planejamento programado caso seja excluída a programação.
    • Ao gerar a programação de carregamento, o status do planejamento será definido como Em Programação. A quantidade programada será acrescida e a quantidade planejada será reduzida.
    • Ao efetivar a programação de carregamento e, por consequência gerar a Viagem, o status do planejamento será definido como Viagem Gerada. A quantidade em viagem será acrescida e a quantidade programada será reduzida.
    • Quando a viagem é iniciada e há o apontamento da operação de saída da viagem, o status do planejamento definido como Em trânsito.
    • Quando lançada a ocorrência finalizadora da coleta, a demanda vinculada à coleta também é finalizada, mas o planejamento continua em trânsito. A quantidade encerrada será acrescida e a quantidade em trânsito será reduzida.
    • Quando vinculado a uma viagem em trânsito um conhecimento de transporte proveniente de uma coleta originada de uma Demanda e também pertencente a mesma viagem, esta demanda que estava finalizada é reaberta.
    • A demanda só será finalizada definitivamente quando é lançada a ocorrência finalizadora para o conhecimento de entrega vinculado à Demanda.
    • Ao encerrar a viagem, o planejamento será encerrado. A quantidade em viagem será reduzida e a quantidade encerrada será acrescida.

Compartilhamento de Tabelas

Caso as tabelas SA1 (Cadastro de Clientes) ou DA3 (Cadastro de Veículos) estejam configuradas com acesso exclusivo, a geração da demanda, do planejamento e a integração com o TMS, devem ser realizadas apenas com a filial que o cliente/veículo foram cadastrados. Ainda neste caso, não deve ser realizado o vínculo entre demandas e planejamentos de filiais diferentes.


Estorno da Operação:

  • Ao estornar o encerramento da viagem, o planejamento será reaberto. A quantidade em viagem será acrescida e a quantidade encerrada será reduzida.
  • Estorno de operação de chegada da viagem.
  • Estorno da ocorrência finalizadora do CT-e de entrega.
  • Estorno da operação de saída do cliente.
  • Retirar o conhecimento da viagem. A partir disto, o status da demanda será definido como encerrado. A quantidade encerrada será acrescida e a quantidade em trânsito será reduzida.
  • Desfazer o vinculo entre a solicitação de coleta e o conhecimento (estornar cálculo do frete).
  • Estornar ocorrência finalizadora da coleta. Neste momento o status da demanda será definido como planejado. A quantidade planejada será acrescida e a quantidade em trânsito será reduzida.
  • Estornar a saída de viagem, assim o planejamento ficará viagem gerada.
  • Estornar o fechamento da viagem.
  • Estornar o carregamento dos documentos.
  • Exclusão da viagem ou estorno da programação de carregamento. Caso seja excluída a viajem o status do planejamento será aberto com demandas e as metas do contrato serão movidas para a coluna planejamento.
  • Caso seja estornada a programação, o status do planejamento ficará como em programação e as metas do contrato serão movidas para a coluna programação.
  • Ao excluir a programação, o status do planejamento será aberto com demandas e as metas do contrato serão movidas para a coluna planejamento.


03. DEMAIS INFORMAÇÕES

Configuração do Menu

No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe as novas opções de menu do SIGATMS, conforme instruções a seguir:


Menu:

Atualizações
Submenu:Gestão de Demandas
Nome da Rotina:Painel Gestão Deman.
Programa:TMSA153
Módulo:TMS - Gestão de Transportes
Tipo:Função Protheus
Tabelas:

DL7 - Contrato de Demandas

DL8 - Demandas

DL9 - Planejamento de Demanda

DLA - Regiões de Demanda

DLB - Tracking

DLC - Grupo de Regiões da Demanda

DLE - Contrato x Grupo Reg. Demanda 

DLF - Tipo de Veículos Contr. Demanda

DLG - Controle Detalhado de Metas

DLJ - Origem Grupo Região Demandas  

DLK - Destino Grupo Região Demandas 

DLL - Reg. Destinos de demanda      

DLM - Reg. Orig. Contrato de demanda

DLN - Reg. Dest. Contrato de demanda

DF8 - Programação de Carregamento

DD9 - Itens da Prog. de Carregamento

DDZ - Complemento da Programação

SA1 - Cadastro de Clientes

DA3 - Cadastro de Veículos

Menu:

Atualizações
Submenu:Gestão de Demandas
Nome da Rotina:Tracking Demandas
Programa:TMSA154
Módulo:TMS - Gestão de Transportes
Tipo:Função Protheus
Tabelas:

DLB - Tracking

Menu:

Atualizações
Submenu:Gestão de Demandas
Nome da Rotina:Recursos Demandas
Programa:TMSA155
Módulo:TMS - Gestão de Transportes
Tipo:Função Protheus
Tabelas:

DL7 - Contrato de Demandas

DL8 - Demandas

DL9 - Planejamento de Demanda

DAC - Grupo de Veículos

DA3 - Veículos

Menu:

Atualizações
Submenu:Gestão de Demandas
Nome da Rotina:Grupos de Região de Demanda
Programa:TMSA156
Módulo:TMS - Gestão de Transportes
Tipo:Função Protheus
Tabelas:

DLC - Grupo de Regiões da Demanda


Configuração de Parâmetros


No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:


Nome:

MV_PESCAP
Tipo:Caractere
Cont. Por.:1
Descrição:Valida peso X capacidade dos recursos alocados no planejamento de demandas. 1 = Desativado 2 = Aviso; 3 = Impede a operação.

Nome:

MV_PLVDCD
Tipo:Lógico
Cont. Por.:.T.
Descrição:Impede que veículo seja planejado caso seu tipo seja diferente do tipo de veículo informado no Contrato de Demanda.

Nome:

MV_ITMSDMD
Tipo:Lógico
Cont. Por.:.T.
Descrição:Ativa integração entre TMS e Gestão de Demandas.

Nome:

MV_TMSDCOL
Tipo:Lógico
Cont. Por.:.F.
Descrição:Desconsidera filial de origem da solicitação de coleta.

Nome:

MV_TMSALOC
Tipo:Lógico
Cont. Por.:.T.
Descrição:Não permite criar mais do que uma viagem para o mesmo veículo ou motorista, para um período conflitante.


Privilégios de Acesso

Para configurar o acesso dos usuários aos botões da tela de gestão de demandas acesse: SIGACFG → Usuário → Senhas → Privilégios:

  • Informe a rotina TMSA153A para configurar os botões da Demanda;
  • Informe a rotina TMSA153B para configurar os botões do Planejamento;
  • Informe a rotina TMSA153C para configurar os botões do Contrato de Demandas;
  • Informe a rotina TMSA153D para configurar os botões das Metas;


07. ASSUNTOS RELACIONADOS

DT DLOGTMS01-4158 Publicação Demandas WS REST BRA



<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>