Corresponde a um valor dado como Adiantamento, que será confrontado com outros Lançamentos Financeiros no processo de Baixa, Emissão de Cheques e integrações bancárias.

Aplicabilidade

Ao incluir um Lançamento de Adiantamento e baixá-lo será gerado um novo Lançamento classificado como "Crédito de Adiantamento". Este novo Lançamento será confrontado com outros de valor igual, maior ou menor. É através do "Crédito de Adiantamento" que será gerenciada toda a dinâmica do processo.

Pré-requisito

Procedimento

  1. Incluir um Lançamento a pagar, Tipo de Documento "Adiantamento". Exemplificaremos o gerenciamento de um Adiantamento para Viagem.
  2. Baixar este Lançamento:  Na baixa será gerado um Lançamento do tipo "Crédito de Adiantamento" com natureza (pagar/receber) inversa à natureza do Lançamento de Adiantamento.
  3. Incluir um Lançamento a Pagar correspondente à despesa.

Ao baixar o Lançamento referente à despesa, o sistema identificará que existe um Adiantamento que poderá ser vinculado e exibirá uma tela para que o vínculo seja estabelecido. O vinculo também poderá ser feito antes do processo de baixa, através do menu Processos | Vincular lançamentos.

Feito isso, o valor do crédito de Adiantamento será confrontado com a despesa, sendo:        

Efeitos

A baixa do Lançamento correspondente à despesa será zerada, pois o valor do Adiantamento foi maior do que a efetiva despesa. Nesse caso não gera extrato de caixa correspondente.
No lançamento referente ao Crédito de Adiantamento ficará armazenada a diferença de R$200,00, que poderá ser utilizado numa próxima operação de vinculo (outro adiantamento de viagem). Se não houver mais operação de Adiantamento para este Fornecedor, o valor da diferença então poderá ser devolvido para a Conta Caixa.
Para isto, basta baixar o Crédito de Adiantamento.

Outras possibilidades

Se a Despesa for maior do que o Adiantamento (considerando que estejam vinculados): A baixa será realizada pela diferença e será gerado o respectivo extrato de caixa.        

1000,00  Valor do Crédito de Adiantamento

1800,00  Valor da despesa efetiva.

800,00  = Valor da baixa do Lançamento correspondente à despesa. Extrato de Caixa de mesmo valor.

Se a despesa for o mesmo valor do Adiantamento (considerando que estejam vinculados): A baixa será com valor zero.

1000,00  Valor do Crédito de Adiantamento 1000,00  Valor da despesa efetiva.

0,00  = Valor da baixa do Lançamento correspondente à despesa. Não será gerado Extrato de Caixa.

Observações:

Crédito de Adiantamento não irá possuir valor de baixa e assim, a coluna Valor Baixado na visão de lançamentos não será preenchida.

O item de baixa que é criado para o Crédito de Adiantamento quando o vínculo é total não deve possuir valor de baixa, visto que o mesmo não cria Extrato de Caixa e o valor em si já foi baixado no Adiantamento.

Consequentemente se não possui valor de baixa, nenhum campo referente a valor baixado irá ser preenchido para o Crédito.

O valor presente em FLANBAIXA.VALORVINCULO será considerado no cálculo do campo FLANBAIXA.VALORBAIXA dos lançamentos de crédito de adiantamento.

O valor baixa é utilizado para calcular o saldo inicial do relatório de fluxo de caixa.

Lançamentos de adiantamento, que possuam a parametrização do Rateio centro de custo/Natureza orçamentária parametrizada para usar o rateio "Ambos" ou "Natureza" e não possuir os defaults parametrizados, será considera o comportamento já existente no sistema.

Para lançamentos de adiantamento, que possuam a parametrização do Rateio centro de custo/Natureza orçamentária parametrizada para usar o rateio "Ambos" ou "Natureza" e possuir os defaults de "Natureza orçamentária default de crédito de adiantamento a receber" e "Natureza orçamentária default de crédito de adiantamento a pagar" informados, ao realizar a baixa do lançamento de adiantamento, o sistema irá considerar a natureza orçamentária parametrizada para gerar o lançamento de crédito de adiantamento.

Não será permitido a geração de Borderô de pagamento para lançamentos com valor líquido igual a 0 (zero), com data de referencia a sua data de vencimento.

Cálculo do valor baixa:

FLANBAIXA.VALORBAIXA = FLANBAIXA.VALORORIGINAL - FLANBAIXA.VALORVINCULADO - FLANBAIXA.VALORESQUEDESCONTAM + FLANBAIXA.VALORESQUEACRESCENTAM

O processo "Ajustar Valor Baixado em Lançamentos Vinculados" tem como objetivo percorrer todos os lançamentos vinculados de crédito de adiantamento, devolução ou nota de crédito que já foram baixados e ajustar o seu valor, para que obedeçam as regras acima exemplificadas. O processo pode ser executado em paralelo com o sistema em produção, porém, dependendo da quantidade de lançamentos, pode tomar um tempo considerável.

 Informações Complementares