Função Gerenciador TimeOut Datasul EMS 2

Objetivo

Gerencia a execução do uso do TimeOut no Produto Datasul EMS (EMS 2, HR).

Programa

BTB934AA

Pré-Requisitos

São pré-requisitos para a execução dessa função:
Função Parâmetros Básicos (BTB927AA)
Função Manutenção Servidor de Execução (BTB012AA) → Para ambientes com servidor único.
Função Manutenção Servidor RPC (BTB013AA) → Para ambientes com servidores distribuídos.

Visão Geral

A forma de execução da função de TimeOut deve ser sempre do tipo Batch. Marcada esta opção, pressionando o botão \[Executar\] é exibida uma Janela onde deve ser informado um Servidor de Execução pré-cadastrado a ser utilizado na execução da função TimeOut. Veja mais detalhes de Formas de Execução no conceito [<span style="color: #0000ee"><span style="text-decoration: underline; ">Formas de Execução</span></span>|C:\Supply\btb\../scripts/c_formasdeexecucao.html].
*Importante:* O pedido criado a partir do programa Gerenciador TimeOut não deve utilizar os recursos de Agenda Automática nem o de Pedidos Periódicos (Botão Cria Pedidos Periódicos).
Informados estes dados, é criado um pedido de execução, que fica aguardando na fila do Servidor de Execução informado anteriormente. Após a criação deste pedido é feita a verificação de ociosidade dos usuários. Os usuários que no intervalo de tempo informado no Gerenciador TimeOut, não utilizarem os Bancos de Dados conectados serão derrubados de suas respectivas sessões.
Este processo se repete até o momento em que é desmarcado, no programa [<span style="color: #0000ee"><span style="text-decoration: underline; ">Parâmetros Básicos (BTB927AA)</span></span>|C:\Supply\btb\btb927aa.html] o campo "Habilita TimeOut ?". O próximo pedido, no momento de sua execução, é encerrado com erro "Funcionalidade Desativada".
A cada execução de um pedido pelo servidor de execução do TimeOut, é gerado um relatório com as informações das sessões desconectadas. Sempre que algum usuário for desconectado, as informações desta desconexão serão adicionadas no final do arquivo para gerar um histórico das desconexões.
Os programas utilizados pelo Gerenciador de Timeout utilizam-se de tabelas virtuais do Progress (VST´s) e encontram-se miniflexibilizados (pré-processados) com base na versão Progress. Dessa forma, para o correto funcionamento, a versão Progress utilizada na geração do executável deve ser compatível com a versão Progress utilizada na execução. A regra utilizada é a seguinte:
Se a versão Progress utilizada na geração do executável for maior ou igual a 10.1B, será utilizada da nova estrutura de dados: com tipo de dado INT64 (tipo de dado criado a partir da 10.1B) e com o formato novo do campo correspondente. Caso contrário, será mantida a estrutura antiga: com tipo de dado Integer e formato com tamanho reduzido. Caso a base de dados tenha sido migrada sem o processo de dump-load (exportar e importar), para que as VTS sejam atualizadas de versão, se faz necessário executar um proutil -C updateVST. Caso a base de dados tenha sido criada diretamente na versão 10.1B, as VST´s já encontram-se com as novas definições.

Descrição

Pasta Parâmetros

Nas tabelas a seguir, estão descritos os elementos dessa janela:

Campo

Descrição

Intervalo

Inserir o intervalo correspondente ao período a ser considerado para desconexão, ou seja, o período a ser considerado que o usuário não esteja utilizando o produto.
Importante:
Esse intervalo pode ser configurado em hora ou minuto.

 

Coluna

Descrição

Nome Lógico

Exibe o Nome Lógico dos Bancos de Dados cadastrados na Função Manutenção Bancos TimeOut (BTB010AA) e os conectados na sessão, mesmo que não cadastrados. Estes serão os Bancos de Dados considerados no momento da desconexão dos usuários ociosos.
 

Diretório SGDB

Exibe o caminho completo onde se encontram os Bancos de Dados do Produto Datasul EMS.
 

Servidor RPC

Exibe o nome do Servidor RPC que será utilizado para desconectar os Bancos de Dados no servidor remoto.
Importante: Utilizado apenas para ambientes onde os Bancos de Dados encontram-se em servidores distribuídos.
 

Carga Proshut

Exibe o caminho completo no servidor onde se encontram os Bancos de Dados, do utilitário Progress (Proshut) utilizado na desconexão de usuários.
 

 
Importante: Todas as informações apresentadas neste browser devem ser cadastradas na Função Manutenção Bancos TimeOut (BTB010AA). Sendo que as linhas do browser podem apresentar as seguintes cores:
  Azul: Banco de Dados cadastrados no programa BTB010AA, mas que não tem "Servidor RPC" relacionado;
  Verde: Banco de Dados cadastrados no programa BTB010AA com "Servidor RPC" relacionado;
  Vermelho: Banco de Dados não cadastrados no programa BTB010AA.
 

Pasta Impressão

Na tabela a seguir, estão descritos os elementos dessa janela:

Campo

Descrição

Destino

Informe o destino do relatório.
 

Execução

Informe a forma de execução do relatório como Batch.

 
Importante: Os demais botões apresentados nessas janelas estão descritos na Ambientação.
 
 
 

Índice

Topo