O conceito de armazenagem permite gerar automaticamente ou manualmente o controle de armazenagem dos documentos de clientes que não foram entregues ao destino final, por meio de configurações pré-estabelecidas na pasta Armazenagem. A armazenagem é o período de estocagem a ser cobrado pelas mercadorias que deveriam ter sido entregues e que, por algum problema por parte do cliente, ficaram nas dependências da transportadora.

Exemplo:

A transportadora ABCD executa o seu procedimento normal para efetuar a entrega de mercadorias de um de seus clientes e, quando chega até o endereço de destino, não é permitido que a carga seja descarregada, pois o local de armazenagem do cliente destinatário está em reforma.

A carga retorna para a transportadora a pedido do cliente e é armazenada em um de seus depósitos até que a reforma seja concluída.

Considerando que as mercadorias do cliente ficaram estocadas na transportadora por um período de sete dias, poderá ser gerada uma cobrança pela armazenagem da carga.

Parâmetros utilizados no processo de armazenagem

Para a realização da armazenagem de mercadorias automática ou manual, deve-se observar a configuração dos seguintes parâmetros no ambiente Configurador:

MV_OCORARM: Indica o código da ocorrência que gera armazenagem.
MV_TPDCARM: Indica os tipos de documentos de origem que podem gerar armazenagem: tipo “E” para CTRC ou tipo “F” para Nota Fiscal. O parâmetro MV_TPDCARM pode ser configurado com mais de um tipo de documento como, por exemplo, [E;F].
MV_OBSARMA: Contém a observação que deve ser gravada no documento de armazenagem.
MV_SERARM: Indica o código de serviço cadastrado na tabela de frete para a armazenagem.
MV_TMSUNFS: Indica se deve ser gerada nota fiscal ou conhecimento de armazenagem.

Cobrança da armazenagem na entrega do documento - armazenagem automática

Para efetuar a cobrança da armazenagem automática, gerando os documentos de armazenagem, deve-se:

1. Cadastrar uma tabela de frete com os componentes desejados.
2. Criar um serviço de armazenagem e atualizar o parâmetro MV_SERARM.
3. Verificar a configuração dos parâmetros utilizados no processo de armazenagem.
4. Configurar previamente os dados de armazenagem no cadastro perfil do cliente, pasta Armazenagem.
Quando o apontamento das ocorrências de documentos contidos em uma viagem de entrega for do tipo encerramento de processo e existir outra ocorrência anterior relacionada a eles do tipo retorno ao armazém, será possível a geração automática de documentos de armazenagem em Registro de Ocorrências.

Cobrança da armazenagem manualmente

Para efetuar a cobrança da armazenagem manualmente, deve-se utilizar a Armazenagem, disponível em Manutenção Doctos.

Considerações:

- O valor do documento de armazenagem não deverá exceder os limites de valor mínimo e valor máximo cadastrados no perfil do cliente.
- Para cobrança do documento de armazenagem, o documento original deve possuir um valor maior ou igual ao contido no campo mínimo do documento original.
- O ponto de entrada TMCALFRE poderá ser utilizado caso seja necessário alterar os valores calculados pela armazenagem como, por exemplo, a cobrança quinzenal.
- O sistema pode gerar um documento de devolução de mercadoria para documentos que estiverem com o prazo de armazenagem acima do permitido.
- Como o documento de armazenagem será apenas para cobrança, sua data de entrega será a mesma da emissão e seu status será igual a 7 – Entregue.
- O documento de armazenagem será emitido pela filial de destino, mas a filial de débito será a mesma do original.
- O tipo de documento a ser gerado (Conhecimento ou Nota Fiscal) será definido de acordo com o parâmetro MV_TMSUNFS que poderá ser diferente de uma filial para outra.
- No encerramento de uma viagem de entrega, o sistema irá verificar se existe algum documento carregado que tenha gerado um documento de armazenagem ainda não impresso. Caso positivo, a viagem não será encerrada.
- O novo documento deve conter no campo observação a informação referente ao número, data do documento de armazenagem e do conhecimento de transporte ou nota fiscal original.

Exemplo:

Armazenagem referente à nota fiscal nº 120322 de 23/05/06 e conhecimento (ou nota fiscal) original nº 231551 de 24/05/06.