O objetivo desta rotina é permitir ao administrador do controle orçamentário, restringir o acesso de usuários a determinadas configurações de cubos em consultas e relatórios.
Se o administrador quiser que o usuário final somente tenha acesso a determinada conta orçamentária em consultas e relatórios, basta cadastrar a restrição de acesso, por configuração de cubo, para este usuário, definindo-o com direito somente à visualização.
Importante: Com exceção do usuário "Administrador" (que possui direito de acesso e control total) todos os demais usuários devem ser cadastrados com as respectivas configurações e seus direitos (visualização ou alteração). Esse controle de acesso utiliza-se da estrutura Entidades. |
Procedimentos
Para configurar cubos:
- Acesse no menu principal a opção Usuários / Configuração de Cubos.
- Informe na grade: o usuário, a faixa de "cubo + configuração" inicial e final e o direito correspondente.
- Para que a restrição seja efetivamente controlada no cadastro da "Entidade x Usuário" o campo "Ativo" deve estar ativado (opção "Ativo").
- Os campos os campos "Faixa Inicio" e "Faixa Final" permitem definir o intervalo de registros que serão afetados pela restrição. Para preenchimento pode utilizar-se a consulta padrão da entidade acessada pelo botão Pesquisa.
- Ao confirmar a consulta ou a emissão do relatório, a tela de parametrização do cubo que se processará, será preenchida com os valores definidos na configuração e o usuário não poderá alterá-los (quando se trate de direito de visualização padrão).
Veja também
- Entidades
- Exclusão de acesso à configuração de cubos
- Visão gerencial
- Exclusão de acesso à visão gerencial