Esse processo visa conciliar as vendas e/ou pagamentos feitas através de operadoras de crédito com os títulos oriundo de integração com o modulo de loja do Protheus.
Com base em arquivos enviados pelas operadoras/administrados de cartão, conforme layouts especificados abaixo, essas informações são consistidas pela rotina de importação de modo a garantir a integridade dos dados para posterior conferencia.
Após a importação temos a possibilidade de conciliar os movimentos, de acordo com as regras automáticas e/ou caso necessário com ajustes manuais. A conciliação está divida em duas etapas, sendo a primeira o reconhecimento da venda em caráter de identificação da venda versus titulo no financeiro, e a segunda etapa que é a identificação do pagamento, que após conferencia pode efetuar as baixas dos títulos financeiros de acordo com a conciliação, mantendo o fluxo operacional e controle financeiro de maneira simplificada.
Há ainda relatórios para conferência das criticas de importação e acompanhamento das conciliações de vendas efetuadas.
Efetua venda: Processo de utilização do modulo SIGALOJA que faz o processo de venda e registra os movimentos financeiro, pode ser configurado para utilização de múltiplos cartões onde essa informação será armazenada em tabela especifica, tendo sua configuração definida por parâmetro, documentação de apoio http://tdn.totvs.com/x/RIPzCg.
Integração com financeiro: Processo de criação dos títulos no financeiro, esse processo tem a funcionalidade de atualizar, replicando as seguintes informações para o financeiro. Código NSU - Número Sequencial Unido da operação, Código de autorização da operação de venda.
Recebe arquivo: Processo externo de recebimento dos arquivos gerados pela operadora ou administradora de cartões.
Disponibiliza arquivo na pasta: Cada operadora estará cadastrada como uma operadora de "RD" - "REDE" e com os devidas configurações de diretórios para processamento, sendo um diretório para leitura de arquivo, um diretório para armazenar os arquivos processados com sucesso, e um outro diretório com os arquivos não importados por criticas.
Importa arquivo de Pagamentos/Vendas: O processo de importação contempla somente layout homologados como: Software Express, Cielo, Rede, Amex, os detalhes de cada configuração está no link ****. Esse processo garante a integridade das informações sendo que as críticas serão gravadas em um arquivo de “log” para a análise e providencias dos usuários.
Log de importação: O processo possibilita a visualização em tela das críticas, por arquivo, e no detalhe dos problemas, de acordo com cada linha, além disso tem uma opção de impressão dessas críticas.
Conciliação de Vendas: O processo permite que seja feita a conciliação das vendas importadas com os títulos gravados no sistema, possibilitando as seguintes formas de avaliação:
- Conciliados: corresponde às vendas que foram importadas e que cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento, Filial, Estabelecimento, NSU, parcela, data de emissão, código de autorização, tipo (Debito/Crédito) estão "de acordo" com percentual de tolerância" (o percentual de tolerância será definido pelo usuário através dos parâmetros da rotina).
- Conciliados parcialmente: corresponde às vendas que foram importadas e cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) foram encontrados de acordo com a chave de relacionamento Filial, Estabelecimento, NSU, parcela, data de emissão, código de autorização, tipo (Debito/Crédito) porém estão "fora do percentual de tolerância" estabelecido pelo usuário.
- Títulos sem vendas: corresponde a todos os títulos existentes no Protheus correspondente os tipo de títulos gravados pelo módulo SigaLoja e "não disponibilizados nos arquivos das operadoras" no período de vendas informado pelo usuário (o período é informado através dos parâmetros da rotina de conciliação).
- Vendas sem títulos: corresponde às vendas que foram importadas do arquivo da operadora e cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) "não foram encontradas na base do Protheus", possibilitando a conciliação manual dos títulos disponíveis na base de dados.
- Divergências: corresponde a todas as vendas informadas no arquivo das administradoras que "possuem algum tipo de ocorrência", tais como: Devolução Total, Devolução Parcial, Charge Back, Troca de Modalidade.
- Totais: demonstra a quantidade de registros e valores por data para cada uma das respectivas abas.
O processo de efetivação da conciliação apenas marca a venda como conciliada não demostrando mais esse venda em futuras conciliações.
Relatório de Conciliação: Possibilita a avaliação das conciliações de vendas efetuadas.
Conciliação de pagamento: O processo permite que seja feita a conciliação dos pagamentos importados com os títulos gravados no sistema, possibilitando as seguintes formas de avaliação:
- Conciliados: corresponde aos pagamentos que foram importados e que cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento, Filial, Estabelecimento, NSU, parcela, data de emissão, tipo (Debito/Crédito) estão "de acordo" com o percentual de tolerância (o percentual de tolerância será definido pelo usuário através dos parâmetros da rotina).
- Conciliados parcialmente: corresponde aos pagamentos que foram importados e cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) foram encontrados de acordo com a chave de relacionamento Filial, Estabelecimento, NSU, parcela, data de emissão, tipo (Debito/Crédito) porém estão "fora do percentual de tolerância"estabelecido pelo usuário.
- Conciliados manualmente: corresponde aos pagamentos que foram conciliados de maneira manual pelo usuário durante o processo de execução dessa rotina.
- Não conciliados: corresponde aos pagamentos que foram importados e cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) não foram encontrados, e possibilita a conciliação manual com os títulos disponíves na base de dados.
- Divergentes: corresponde aos pagamentos informados no arquivo das administradoras que "possuem os seguintes tipos de ocorrência": Devolução Total, Devolução Parcial, Charge Back, Troca de Modalidade
- Totais: demostra quantidade de registros e valores por data para cada uma das respectivas abas.
Relatório de Baixas: Relatórios do sistema para avaliação das baixas efetuadas pelo processo de conciliação.
Atualmente temos os seguintes layouts homologados para importação:
|
Possibilita a inclusão de justificativas padronizadas para utilização na tela de conciliação. Necessário informar um código e uma descrição. A justificativa será exigida na efetivação dos processos de conciliação das abas: Conciliados Parcialmente, Titulo sem Venda, Venda sem título e Divergentes. |
Possibilita a inclusão de motivos padronizados para utilização na aba de divergências nas rotinas de conciliação. Necessário informar a operadora, um código e uma descrição para esse motivo. O motivo será exigido na gravação das divergências no processo de conciliação. |
Possibilita habilitar apenas algumas filiais a utilizarem o processo de conciliação. É usado diretamente no processo de importação dos arquivos. Necessário informar o código da filial que esta habilitada a importar os arquivos. Caso nenhuma filial seja cadastrada nessa opção, todas as filiais estão habilitadas a importarem o arquivo. Quando utilizado o cadastro, apenas a filiais aqui cadastradas é que terão o processo de importação concluído com sucesso. A critica que será apresentada é que a filial não esta habilitada para importação. |
O processo de importar aquivos contempla somente layout homologados como: Software Express, Cielo, Rede, Amex, os detalhes de cada configuração está no link ****. Esse processo garante a integridade das informações sendo que as críticas serão gravadas em um arquivo de “log” para a análise e providencias dos usuários.
- Tela de importação dos arquivos de pagamento/vendas das Operadoras / Administradoras. - Detalhe dos diretórios de onde os arquivos serão lidos. A importação não leva em consideração a filial em que esta sendo feito o processo, visto que os arquivos podem conter mais de um estabelecimento, sendo assim o controle de filiais é independente do compartilhamento da tabela em questão. - Após a importação será detalhado um log de críticas por aquivo, sendo possível a identificação de problemas.
Descrição das colunas: As Legendas possíveis para essa tela, o texto do campo Status segue os detalhes da legenda Nome do arquivo: Detalha o arquivo que foi importado. (O nome do arquivo é usado como forma de controle para evitar duplicidade de processamento) Data Processamento: Data em que foi feita a operação Hora Processamento: Hora em que foi feita a operação Reg. Incluido: Quantidade de registro incluídos na tabela de controle de vendas/pagamentos. (Dependendo do layout/operadora podemos ter conjuntos de linhas para formar uma venda/pagamento) Não Processa: Quantidade de linhas que não foram processas por problemas/criticas.(Detalhe desses processamento pode ser avaliado através do log de importação - FINA917) Linhas lidas: Quantidade de linhas lidas, soma de todas as linha avaliadas pelo programa, considerando inclusive o header, trailer ou qualquer outra linha que não seja processada pela rotina. Tot Lin Arq: Total de linhas do arquivo, refere-se a soma das linhas não processas com as linhas lidas. Cod. Usuário: Código do usuário que fez o processo de importação. Cod. Adm: Código da Administradora/Operadora envolvida na operação. (De acordo com a pasta em que o arquivo foi disponibilizado é definida essa informação) |
O processo permite a conciliação das vendas importadas com os títulos gravados no sistema. Browse principal demonstra todos os registros de vendas importados e habilitados para essa rotina (Movimentos de venda).
Legenda:As atualizações das legendas ocorrem de acordo com a ação dos usuários e o resultado da comparação entre Protheus e arquivo das administradoras. ConciliarAo selecionar a opção de conciliar temos a seguinte tela de parâmetros para preencher: Seleciona Filial: O usuário poderá escolher uma ou mais filiais. O campo será multi-seleção, para conciliação de várias filiais. Tolerância em %: Percentual do saldo que os títulos podem ter diferenças entre o valor líquido de venda do arquivo importado e o saldo remanescente do título no sistema. Administradora : Ao clicar no ícone "lupa" serão apresentadas as administradoras. O usuário poderá selecionar uma ou mais administradora para conciliar as venda. Tipo Processamento: Opção criada para que se escolha como será o tipo de processamento das informações (por aba → mostra os registros somente da aba selecionada) ou (Geral → mostra os registros de todas as abas) Aba para Processamento: Aba a ser utilizada junto com o parâmetro anterior. (1-Conciliados / 2-Conciliados Parcialmente / 3-Títulos sem Venda / 4-Vendas sem título / 5-Divergentes)
O processo de efetivação da conciliação apenas marca a venda como conciliada não demostrando mais esse venda em futuras conciliações. DesconciliarO processo retira as informação de conciliação do registro de venda, permitindo que a venda possa ser conciliada em processos futuros. Processo só pode ser executado caso a conciliação de pagamento não tenha sido executada. |
Log de importação Após finalização da importação dos arquivos através da rotina Wizard (FINA914), o sistema permitirá que se avalie os registros que foram desconsiderados na importação através da rotina de Log´s Importação "TEF (FINA917)". Os status possíveis de cada importação são: Legenda
Na tela de Logs Importação do Tef é possivel: Visualizar Imprimir Outras Ações → Imprimir Browse Os status Importado parcialmente, Arquivo não importado possibilitam a visualização do detalhe do problema conforme a linha de importação. Quando o status for "Importado Parcialmente", é possível a visualização do detalhe do problema na opção abaixo: Visualizar
Cabeçalho: Status = O ocorrência encontrada no arquivo de acordo com a legenda. Nome arquivo = Nome do arquivo selecionado. Data Process = Data do dia do processamento. Hora Process = Hora do processamento. Reg Incluído = Quantidade de registros de venda/pagamento incluídos (FIF). Não Processa = Quantidade de linhas do arquivo não processadas. Linhas lidas = Quantidade de linhas do arquivo lidas (incluindo as linhas que formaram um registro de venda/pagamento). Tot Lin Arq = Quantidade total de linhas do arquivo. Soma das linhas não processadas com as linhas lidas. Nome Usuário = Nome do usuário logado durante a importação. Nome Adm = Nome da Administradora/Operadora em referencia a pasta em que o arquivo foi disponibilizado. Detalhes: Linha Proc = Linha do arquivo para analise da crítica. Código do Estab = Código do estabelecimento - Utilizado para relacionar o código junto a operadora e a filial do sistema, configurado através do parâmetro (*ver parâmetros). Comprovante = Número do comprovante de venda, entretanto pode ser que o registro criticado não tenha tal informação, só é apresentado com existe na linha avaliada. Motivo = Ocorrência encontrada no arquivo. Em relação aos motivos, temos algumas particularidades. Quando a critica for em relação a não encontrar a Filial ou estabelecimento cadastrado o sistema criticará em apenas uma linha e totalizará as demais linhas com problemas, agrupando esse erro em apenas uma linha, a fim de facilitar a visualização. ex: Conforme a imagem temos 18 linhas do arquivo com o mesmo código de estabelecimento e esse não esta parametrizado para nenhuma filial com isso todas essas linhas não podem ser processadas. As demais criticas serão apresentadas linha a linha, ou em grupo de linhas dependendo do layout de cada operadora. Em visualizar também é possível imprimir o Relatório Logs de importação FINR917 com os detalhes que estão na tela sem a necessidade de escolha de parâmetros, basta clicar em "Outras Ações - Imprimir" Imprimir Permite a impressão do Relatório Logs de importação FINR917, possibilitando a escolha de parâmetros e com todos os detalhes de importação. Imprimir Browse Funcionalidade padrão que permite a impressão do browse atual.
|
|
Para correto funcionamento do conciliador os parâmetros abaixo devem ser configurados.
MV_EMPTEF - Código do estabelecimento configurado para administradora Software Express
MV_EMPTCIE - Código do estabelecimento configurado para operadora Cielo
MV_EMPTAME - Código do estabelecimento configurado para operadora AMEX
MV_EMPTRED - Código do estabelecimento configurado para operadora REDE
Todos esses parâmetros devem ser exclusivos representando a filial que será utilizada no conciliador.
Demais parâmetros utilizados pela rotina:
MV_USAMEP - Indica se o sistema deve ignorar a tabela MEP para realizar a conciliação dos arquivos SITEF.
MV_1DUP - Define inicialização da 1.parcela do titulo gerado Ex. A -> para sequencia alfa 1->para sequencia numérica.
MV_LJGERTX - Gera contas a pagar para a administradora financeira com o valor da taxa, e não desconta esta taxa do contas a receber.
MV_BXCNAB - Define se as baixas dos títulos no retorno do CNAB devem ser aglutinadas. (S)im ou (N)ão.
MV_BLATHD - Quantidade de Threads para o processamento da Conciliação SITEF. Máximo de 20.
Pontos de entrada utilizados no processo de importação do arquivo de pagamento (Especifico Software Express)
FINFIF - Permite a inclusão de campos no momento da importação do arquivo Software Express - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/SX4CE
FIN910FIL - Permite alterar o conteudo do campo filial no momento da importação do arquivo Software Express - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/s4wDCw
Pontos de entrada utilizados no processo de conciliação de pagamento.
FINA910F - Define os dados bancários no momento da baixa dos títulos - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/X6Vc
FA110TOT - Permite a gravação de dados complementares ao registro totalizador da baixa automática de títulos a receber (FINA110) - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/2YQDCw
|
<!-- esconder o menu --> <style> div.theme-default .ia-splitter #main { margin-left: 0px; } .ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left { display: none; } #main { padding-left: 10px; padding-right: 10px; overflow-x: hidden; } .aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel { margin-left: 0px !important; } .aui-header-primary .aui-nav { margin-left: 0px !important; } </style> |