Índice

 

Objetivo

A partir da versão 12 do fluig ESB há a necessidade de converter os diagramas e arquivos de configuração para um novo formato, devido ao novo conceito de implantação e configuração nos servidores.

O objetivo desse manual é demonstrar como converter os diagramas da versão 5 para dentro do TDS (TOTVS Developer Studio) utilizando o plugin fluig ESB. É necessário que o usuário tenha instalado o TDS juntamente com o plugin fluig ESB.

 

Importação de diagramas

Para importar os diagramas oriundos da versão 5 do ESB para dentro do TDS, deve-se acionar o menu Window → Open Perspective → Other..., selecionar a perspectiva TOTVS ESB e clicar em OK.

A área de trabalho será atualizada e no painel esquerdo será exibido o ESB Navigator que conterá os projetos com os diagramas do ESB.

 

Clicando com o botão direito no centro do ESB Navigator selecione o item de menu New → ESB Project. Ao exibir a tela, preencha com todas as informações e após clicar no botão Finish para criar um projeto.

 

 

No painel ESB Navigator aparecerá o projeto criado com uma estrutura de pastas padrão. Dentro desse projeto serão criados os diagramas para o fluig ESB. Para importar os diagramas da versão 5, clique com o botão direito em cima do projeto e selecione o item Import → Import File.

Abrirá a tela semelhante ao abaixo solicitando que o usuário identifique o arquivo dos diagramas em que se deseje importar. Através do botão Browse... seleciona-se o arquivo esb-config.xml da versão 5 do fluig ESB para importar. Clique em Finish para finalizar o procedimento e iniciar os procedimentos de importação.

 

 

O resultado é exibido no painel ESB Navigator. Cada diagrama contido no arquivo esb-config.xml se tornou um arquivo diferente com a extensão .esb dentro do projeto selecionado previamente. Os arquivos correlatos também foram importados (.xsl, .tcl, etc.) para o projeto facilitando o manuseio desses arquivos.

A seguir tem-se um comparativo do diagrama da versão 5 do fluig ESB com a versão atual dentro do TDS.

 

 

 

Cabe salientar que o fluig ESB 12 não utiliza mais nenhum arquivo da versão 5, somente os arquivos que foram importados para o TDS. Ainda, os arquivos com a extensão STD (.std) referenciados pelos componentes Identifier, não são mais necessários, pois as informações foram extraídas e impostas nas propriedades do componente.

Para que os diagramas sejam ativados no servidor ESB, os mesmos deverão ser publicados. Certifique-se de que o servidor fluig ESB se encontra em execução. Com o servidor “no ar”, o usuário deverá abrir um dos diagramas (arquivo .esb) dentro do TDS e clicar no meio do diagrama com o botão direito e acessar o menu Deploy to ESB Server... conforme figura ao lado.

 

 

Com isso será exibida uma tela permitindo ao usuário selecionar o servidor fluig ESB cadastrado anteriormente. Ainda permite que o usuário opte por somente adicionar o diagrama atual aos diagramas existentes no ESB ou se deseja substituir todos os diagramas existentes pelo selecionado. Ao clicar no botão Finish, o processo de deploy será iniciado.

O mesmo procedimento deverá ser realizado para os outros diagramas até que todos arquivos .esb estejam devidamente publicados no fluig ESB. Para habilitar a execução dos diagramas deverá reiniciar o servidor ESB. Não é necessário enviar manualmente os arquivos correlatos (.xsl, .tcl, etc.) pois o processo de deploy se encarrega de enviar esses arquivos.