1a. Ambiente de Homologação
Para os testes de sincronização/ativação do Middleware, recomendamos seguir os seguintes passos:
Nota: Não é necessário restaurar o backup do TSS na base de homologação, pois não será utilizado no ajuste do status das mensagens no HCM.
Nota: será necessário configurar o TSS, conforme o último passo da FAQ acima, apontando para o ambiente de Produção Restrita e para o TSS de homologação.
Nota: Antes de executar a sincronização o usuário pode exportar as mensagens do FP9850-Monitor eSocial para planilhas utilizando o CTRL+ALT+E para analisar as alterações de status realizadas pelo programa após sua execução.
Mais detalhes sobre a rotina, ver documentação nessa página em conteúdo 2 - FP9895 - Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware
2b. Ambiente de Produção
Para a implantação do Middleware no ambiente de produção, recomendamos seguir os passos descritos no Check-list do Ambiente de Homologação com exceção dos itens 2, 3, 4, 13, 14, 15 e 16.
O FP9895 – Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware é o programa responsável por avaliar as mensagens na base de dados do HCM x TAF, verificando a existência de pendências para ativação do serviço do middleware.
Na tela de Parâmetros será exibido o código da Empresa e do Estabelecimento Empregador para o eSocial da empresa que está logada.
Será permitido ao usuário selecionar as opções:
(*) em desenvolvimento
No campo Seq Mensagem será possível informar a faixa de mensagens que serão sincronizadas.
O campo Desconsiderar Status 15 Sem Recibo somente será habilitado na opção Ativar Middleware.
Somente poderá ser ativado o middleware se o usuário for Admin ou Super.
2a. Sincronizar TAF X HCM
Ao executar o FP9895, com a opção Sincronizar TAF x HCM, será verificado o retorno no TAF de para todas as mensagens da faixa informada no campo Seq Mensagem que estejam com os seguintes status e possuírem Ticket Code:

FP9895-Sincronização das mensagens e Ativação Middleware - opção Sincronizar TAF x HCM
As mensagens que permanecerem com os status acima serão listados como pendências, sendo necessário ajustar as mensagens antes da ativação. Para cada status de mensagem haverá uma observação com orientação para correção da mensagem, conforme exemplo abaixo:

Exemplo Relatório de Pendências após a sincronização
Importante: Este processo pode demorar. Recomendamos a utilização da faixa de sequência da mensagem, informando em algumas máquinas sequências de mensagens diferentes para agilizar o processo.
Com a sincronização algumas mensagens poderão ter os status alterados. Antes de efetuar esse procedimento o usuário pode exportar as mensagens no FP9850-Monitor eSocial com a opção CTRL+ALT+E para conferência dos status antes de após a sincronização.
As mensagens com status 13-Rejeitadas Governo serão alteradas para o status 20-Mensagem Substituída quando possuírem uma mensagem posterior a ela com a mesma chave (Exemplo: S-1200 de alteração do mesmo funcionário e para o mesmo período). Esse processo é necessário para ajustar as mensagens antigas onde ainda não havia o conceito de mensagem substituída.
As mensagens com status 15-Processado Governo que possuírem uma mensagem posterior de exclusão (S-3000) também com status 15-Processada Governo, terão o recibo do S-3000 armazenados no registro original (mensagem que foi eliminada). O status da mensagem original não será alterado. (Exemplo: S-1200 com status 15 que possui um S-3000 também com status 15).
As mensagens com status 15-Processda Governo, mesmo que não possuam recibo no TAF ou estejam com status diferente, não terão o status alterado pela sincronização/ativação do middleware pois entende-se que tiveram o status alterado por programa de acerto. Na ativação do Middleware serão listados todas as mensagens com status 15 sem recibo, quando a opção Desconsiderar Status 15 sem Recibo estiver desmarcado, permitindo assim que sejam avaliados esses casos antes da ativação do Middleware.
Nota: Em testes realizados internamente verificamos casos em que na sincronização das se verificar se:
As mensagens com os seguintes status serão listados como pendência:
Para as mensagens que estão listadas como pendência e que possuem status diferente de 15 recomendamos o envio/retorno das mesmas ao TAF/Governo, antes da ativação do Middleware, caso não sejam ajustadas, na ativação do Middleware elas serão alteradas para o status 06-Gerar XML ou 07-Pendente Pronto para Envio, conforme o caso.
As mensagens com os seguintes status não serão consideradas na sincronização:
Nota: Entende-se que as mensagens que não possuem Ticket Code não foram transmitidas para o TAF, caso o status esteja como 15 este foi alterado via programa, não sendo alterado para não impactar no processo.
2b. Ativar Middleware
Ao executar o FP9895 com a opção Ativar Middleware será verificado a existência de pendências que impeçam a ativação.

FP9895-Sincronização das mensagens e Ativação Middleware - opção Ativar Middleware
Mensagens com status 15-Processadas Governo sem recibo no TAF serão listadas como pendência apenas se o campo Desconsiderar Status 15 sem Recibo estiver desmarcado.
Mensagens S-3000 com status diferente de 15 - Processada Governo, exceto canceladas ou substituídas, também serão listadas como pendência. As mensagens (S-3000) com status 13-Rejeitada Governo serão listadas no relatório, porém não impedirão a ativação do middleware. É necessário que o usuário verifique essas mensagens no Governo antes de efetuar a ativação.

Exemplo relatório de pendências para ativação do Middleware
Na ativação do Middleware algumas mensagens terão o status alterado, pois alguns status não serão mais considerados no FP9850.
Status descontinuados:
O status 10-Processado TAF terá a descrição alterada para 10-Aguardando Processamento Governo.

FP9850 Monitor eSocial com status após ativação Middleware
As mensagens com status 17-Msg Anterior Rejeitada TAF, 18-Registro Excluído, 21-S-3000 Eliminado Somente no TAF serão alterados automaticamente para o status 5-Cancelada Automático.
As mensagens de inclusão com status 9-Aguardando Processamento TAF, 10-Processada TAF, 12-Rejeitada TAF, 13-Rejeitada Governo, 14-Erro Conexão Retorno serão alteradas automaticamente para o status 7-Pronto para Envio.
As mensagens com status 15-Processado Governo sem Recibo no TAF não terão o status alterado pois entende-se que foi feito ajuste por programa de acerto.
As mensagens de alteração, de S-1210 de funcionário desligado ou S-2200 de uma admissão preliminar que estiverem com status 9-Aguardando Processamento TAF, 10-Processada TAF, 12-Rejeitada TAF , 13-Rejeitada Governo, 14-Erro Conexão Retorno serão alteradas automaticamente para o status para 6-Gerar XML, pois será necessário gerar novamente o XML com o recibo correspondente à mensagem anterior (inclusão/alteração, desligamento ou admissão preliminar, conforme o caso).
As mensagens com status 15-Processado Governo que possuírem uma mensagem posterior de exclusão (S-3000) também com status 15-Processada Governo, terão o recibo do S-3000 armazenados no registro original (mensagem que foi eliminada).
Após ativar o Middleware será marcado automaticamente o campo Ativa Serviço eSocial Futuro e preenchido o campo Data da efetivação na pasta Conf MID (a pasta poderá será sem o label), no FP0560-Manutenção Estabelecimento, botão eSocial.
A pasta Conf Taf será desabilitada.

FP0560-Manutenção Estabelecimentos (botão eSocial) - após ativação Middleware
Para configurar o Middleware será necessário informar o leiaute eSocial (sugestão automática do leiaute vigente, no caso 2.5).
Caso deseje utilizar as novas validações da Nota Técnica 15 deverá marcar o campo Considera NT 15 (opcional).
O quadro Tipo Inscrição é apenas informativo, no qual é possível verificar os dados do empregador: tipo de inscrição, número do CNPJ ou CPF, número da inscrição estadual, se houver e estado.
No quadro Certificado deverá ser informado o diretório onde foi salvo o certificado digital + o nome do arquivo (O arquivo do certificado deve ter o tamanho coreto de no mínimo 7KB) e a senha. O campo Entidade TSS será alimentado automaticamente após a configuração. Nota: Caso a entidade TSS já exista (por utilizar o TAF), será utilizada a mesma entidade.
Nos campos Produção e Dados Fictícios deverá ser informado a URL de conexão do Middleware no campo URL Conexão e sua respectiva porta, e no campo URL TSS a URL do TSS + Porta do servidor TSS previamente instalado. Após informar os dados será necessário executar o botão Config Certificado para configuração do certificado no ambiente.
Principais Campos e Parâmetros
| Campo | Descrição |
|---|---|
| Inclua o campo | Inclua a descrição relacionada |
| Inclua o campo | Inclua a descrição relacionada |
| Inclua o campo | Inclua a descrição relacionada |
<!-- esconder o menu -->
<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
display: none;
}
#main {
padding-left: 10px;
padding-right: 10px;
overflow-x: hidden;
}
.aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel {
margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
margin-left: 0px !important;
}
</style>
|