CONTEÚDO
- Check-list
- Ambiente de Homologação
- Ambiente de Produção
- FP9895 - Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware
- Sincronização TAF X HCM
- Ativar Middleware
- Configurar Middleware
- Identificador Tabela de Rubricas
01. Check-list
1a. Ambiente de Homologação
Para os testes de sincronização/ativação do Middleware, recomendamos seguir os seguintes passos:
- Fazer backup da base de dados do HCM, TAF e TSS da base de produção.
- Restaurar o backup da base de dados do HCM e TAF de produção no ambiente de homologação.
Nota: Não é necessário restaurar o backup do TSS na base de homologação, pois não será utilizado no ajuste do status das mensagens no HCM.
- Alterar o tipo de ambiente (MV_TAFAMBE) no TAF para o ambiente de Produção Restrita para evitar que os dados de testes sejam enviados ao governo.
- Orientações para essa alteração estão disponíveis em: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360024735011-TAF-eSocial-Como-realizar-a-altera%C3%A7%C3%A3o-do-Tipo-de-Ambiente-MV-TAFAMBE-no-TAF-
Nota: será necessário configurar o TSS, conforme o último passo da FAQ acima, apontando para o ambiente de Produção Restrita e para o TSS de homologação.
- No FP0560-Manutenção Estabelecimentos, botão eSocial, pasta Conf TAF, alterar a URL do TAF para apontar para o TAF de homologação. Alterar o ambiente para Produção Restrita – Dados Reais.
- Executar o FP9895-Sincronização das Mensagens e Ativação Middleware selecionando a opção Sincronizar TAF x HCM. Caso a base de dados seja grande recomendamos a utilização do programa informando faixas de mensagens.
Nota: Antes de executar a sincronização o usuário pode exportar as mensagens do FP9850-Monitor eSocial para planilhas utilizando o CTRL+ALT+E para analisar as alterações de status realizadas pelo programa após sua execução.
- Mais detalhes sobre a rotina, ver a documentação nessa página em conteúdo 2 - FP9895 - Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware
- Verificar o relatório de pendências que será gerado ao final da sincronização e realizar as ações necessárias, conforme orientações na documentação FP9895 - Sincronização das mensagens e Ativação do Middleware. Repita a etapa de sincronização até que as pendências sejam corrigidas.
- Nota: Caso haja mensagens com status 9 ou 10, por exemplo, para ajustar as pendências recomendamos o envio ao governo, nesse caso, após transmitir pelo TAF ao governo, pode-se efetuar a sincronização para buscar o recibo e atualizar no HCM (pela Sincronização do FP9895).
- Executar o FP9895-Sincronização das Mensagens e Ativação Middleware com a opção Ativar Middleware. Havendo pendências, essas serão listadas em relatório ao final da execução do programa (ir para o passo 8), caso contrário o middleware estará ativo (ir para o passo 9).
- Verificar o relatório de pendências para ativação e realizar as ações necessárias conforme orientações na documentação FP9895 - Sincronização das mensagens e Ativação do Middleware.
- Após a ativação do Middleware, no FP0560-Manutenção Estabelecimentos efetuar a configuração do Middleware. Orientações na documentação nessa página em conteúdo 3 - Configurar Middleware
- Se no relatório de pendências de ativação do Middleware tenham sido listadas mensagens com status 15-Processado Governo sem recibo executar o FP9895-Sincronização das Mensagens e Ativação Middleware com a opção Exportar Mensagens Sem Recibo, verificar no governo se essas mensagens estão processadas, caso afirmativo, incluir o recibo na planilha exportada para posterior importação.
- Nota: A opção Exporta Mensagens Sem Recibo no FP9895 está em desenvolvimento.
- Após ajustar o recibo das mensagens com status 15 sem recibo efetuar o FP9895-Sincronização das Mensagens e Ativação Middleware com a opção Importar Recibos.
- Nota: A opção Importar Recibos no FP9895 está em desenvolvimento.
- Verificar no Portal do eSocial, em Menu>Empregador>Tabelas>Rubricas qual a Tabela de Rubricas que está sendo utilizado. Ver documentação nessa página em conteúdo 4 Identificador da Tabela de Rubricas.
- Para testes de transmissão de mensagens pelo Middleware, recomenda-se que o ambiente de Produção Restrita não possua nenhuma informação e/ou que se utilize a mesma base de dados (HCM, TAF e TSS) que foi utilizada para a transmissão nesse ambiente. Descreveremos abaixo os passos para quando o ambiente de produção restrita não possui informações.
- Executar rotina para remover o empregador da base de dados do ambiente restrito. Nota: Esta opção ainda está em desenvolvimento no HCM, para testes iniciais do Piloto será necessário executar a opção do TAF, mais detalhes em: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360024640311-TAF-TAF050-Como-excluir-empregador-da-base-do-governo-Pr%C3%A9-Produ%C3%A7%C3%A3o-Dados-Reais-
- Executar os passos descritos na FAQ abaixo para eliminar as mensagens geradas anteriormente, alterar as datas da carga conforme orientações do governo para o ambiente restrito, gerar novamente as mensagens para transmissão. https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=338379749
- Nota: Para correta transmissão das mensagens no ambiente restrito recomenda-se configurar as datas seguindo a orientação do governo: http://portal.esocial.gov.br/noticias/testes-com-o-faseamento-na-producao-restrita-terao-ano-base-2017
- Gerar novamente as mensagens pelo FP9840 e efetuar a transmissão ao governo. Para validação não é necessário a geração de todas as mensagens.
2b. Ambiente de Produção
Para a implantação do Middleware no ambiente de produção, recomendamos seguir os passos descritos no Check-list do Ambiente de Homologação com exceção dos itens 2, 3, 4, 13, 14, 15 e 16.
02. FP9895 - Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware
Orientações sobre o programa: FP9895 - Sincronização das mensagens e Ativação do Middleware.
03. Configurar Middleware
Após ativar o Middleware será marcado automaticamente o campo Ativa Serviço eSocial Futuro e preenchido o campo Data da efetivação na pasta Conf MID (a pasta poderá será sem o label), no FP0560-Manutenção Estabelecimento, botão eSocial.
A pasta Conf Taf será desabilitada.

FP0560-Manutenção Estabelecimentos (botão eSocial) - após ativação Middleware
Para configurar o Middleware será necessário informar o leiaute eSocial (sugestão automática do leiaute vigente, no caso 2.5).
Caso deseje utilizar as novas validações da Nota Técnica 15 deverá marcar o campo Considera NT 15 (opcional).
O quadro Tipo Inscrição é apenas informativo, no qual é possível verificar os dados do empregador: tipo de inscrição, número do CNPJ ou CPF, número da inscrição estadual, se houver e estado.
No quadro Certificado deverá ser informado o diretório onde foi salvo o certificado digital + o nome do arquivo (O arquivo do certificado deve ter o tamanho coreto de no mínimo 7KB) e a senha. O campo Entidade TSS será alimentado automaticamente após a configuração. Nota: Caso a entidade TSS já exista (por utilizar o TAF), será utilizada a mesma entidade.
Nos campos Produção e Dados Fictícios deverá ser informado a URL de conexão do Middleware no campo URL Conexão e sua respectiva porta, e no campo URL TSS a URL do TSS + Porta do servidor TSS previamente instalado. Após informar os dados será necessário executar o botão Config Certificado para configuração do certificado no ambiente.
04. Identificador Tabela de Rubricas
Ao utilizar o TAF e/ou outro produto de mensageria, o código do Identificador da Tabela de Rubricas estará diferente do que era gerado anteriormente no HCM. Para utilizar o Middleware e garantir a consistência das informações, é necessário consultar no governo quais o(s) identificador(es) de Tabela de Rubricas está(ão) sendo utilizados.
Abaixo descrevemos um passo-a-passo para essa consulta:
- No Portal eSocial em Menu > Empregador > Tabelas > Rubricas:

- No campo Identificador da Tabela de Rubricas verificar os identificadores já utilizados:

- No exemplo abaixo, foram utilizados dois identificadores: 000001 e 000002:

Consultar quais as rubricas estão relacionadas ao identificador. Nos programas FP0020/FP0024/FP0026 selecionar a rubrica e no botão de ‘calendário’ abrir o FP9810 - Períodos de Validade:
- Exemplo: Programa FP0020 no botão calendário:


Na primeira vez que informar o código da tabela de rubrica no FP9810 será questionado se deseja replicar o conteúdo para todos os eventos. Ao dar duplo click no campo o sistema sugere automaticamente o conteúdo 000001, o qual pode ser alterado, informando o mesmo conteúdo que está no governo.

OBS.: Caso a carga da rubrica não esteja concluída não é permitido informar a tabela de rubrica (não salva).
<!-- esconder o menu -->
<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
display: none;
}
#main {
padding-left: 10px;
padding-right: 10px;
overflow-x: hidden;
}
.aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel {
margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
margin-left: 0px !important;
}
</style>
|