Gestão de Licitações
O módulo de Gestão de Licitações atende a necessidade de compras do setor público e contempla o gerenciamento do Edital desde sua elaboração e seus andamentos até a escolha da melhor proposta que pode resultar em um Contrato, Pedido de Compras ou Ata do SRP (Sistema de Registro de Preços).
As principais vantagens que envolvem a utilização deste recurso são:
Disponibilização das principais funcionalidades do processo de licitação conforme as leis 8666, 10520, RDC e RLC para a execução e o gerenciamento de cada fase do Edital. É possível personalizar o fluxo de Licitação de acordo com a realidade de cada órgão público, respeitando sempre as Leis mencionadas.
Controle de permissões para que seja informado o usuário ou grupo de usuários do sistema que podem realizar os andamentos do Edital, além da inclusão, visualização, alteração e exclusão de documentos no seu banco de conhecimento.
Processos Licitatórios:
Análise de Mercado
O procedimento inicial para o setor público realizar uma compra é fazer uma pesquisa de preços no mercado estabelecendo um preço base para a licitação. Desta forma, estão disponíveis alguns métodos de avaliação para calcular o valor estimado de um produto ou lote. Os cálculos são feitos a partir do valor total de todos os participantes considerando os seguintes critérios
Média Global: média aritmética do valor total de todos os participantes.
Média maior/menor: média aritmética considerando apenas o maior e o menor valor total entre os participantes.
Maior: maior valor total entre os participantes.
Menor: menor valor total entre os participantes.
Informado: a rotina não considera os valores dos participantes para que o preenchimento do valor estimado seja feito manualmente.
Observação: A rotina de Análise de Mercado também permite realizar a Geração do Edital que carrega automaticamente as informações sobre Lotes, Produtos, Participantes, Valores Estimados, Espécie, Regra da Licitação, Modalidade e Avaliação.
Edital
A inclusão do Edital pode ser realizada de forma manual ou automática (via Análise de Mercado) de acordo com as regras definidas no cadastro de Regras de Licitações. As principais informações do Edital são: Código da Regra, Etapa Atual, Data e Hora (Recebimento de Propostas), Modalidade, Objeto do Edital, Produtos e Licitantes.
Na rotina de Edital estão disponíveis os seguintes recursos:
Andamento: é feito de acordo com a configuração das etapas definidas no cadastro de Regras de Licitações. Para realizar o andamento de cada etapa é necessário que o usuário responsável por cada uma delas confirme os checklists atendendo os critérios da Legislação, de maneira que, o andamento do Edital prossiga para a próxima etapa somente quando todos os itens obrigatórios forem executados e, assim, será enviada uma mensagem, via workflow, da etapa atual para os participantes responsáveis.
Importante: No andamento do Edital ainda é importante respeitar os prazos estipulados pela Legislação, pois, o avanço de etapas considera este critério.
Etapas/Checklist: após a execução do andamento do Edital, esta opção disponibiliza uma consulta de históricos de cada etapa e possibilita identificar o responsável que efetuou a marcação dos checklists e o andamento do Edital, bem como, o dia e a hora da ocorrência.
Impugnação: permite o lançamento das impugnações, mas, somente na etapa de Abertura dos Envelopes e, se o motivo da impugnação é pertinente, o Edital fica definido como impugnado e volta para elaboração. Caso contrário, ele segue para etapa de habilitação.
Questionamento: permite o lançamento dos questionamentos que podem ocorrer durante o processo licitatório depois da publicação. Após o lançamento das respostas do questionamento, se uma delas for pertinente, o Edital pode ser revogado. Caso contrário, ele está apto para continuar nos próximos andamentos.
Após habilitados os vencedores, o sistema possibilita a geração dos seguintes documentos
Contrato de Compra ou Venda – Integração com Gestão de Contratos.
Pedido de Compra ou Venda – Integração com Compras ou Faturamento.
Ata do SRP.
Registro de Preço
O Sistema de Registro de Preços (SRP) é o conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos a prestação de serviços e aquisição de bens para contratações futuras. Sua principal finalidade resulta nas vantagens oferecidas na administração e para os fornecedores:
Administração: - Modernização e desburocratização dos processos de compras.
- Economia de recursos.
- Eliminação do problema de regulação dos estoques: utilização de espaços e produtos deteriorados.
- Viabilidade de compartilhamento do registro.
- Mobilidade orçamentária – não é obrigatória a reserva orçamentária prévia.
Fornecedores: - Expectativa de fornecimento de uma quantidade média periódica.
- Evita despesas de participação em várias licitações.
A Ata do Sistema de Registro de Preços (SRP) possibilita rapidez nas aquisições do processo de licitação com a eliminação de licitações contínuas de bens e serviços, burocracia do processo e redução de custos com economia de recursos. Para isto, é possível administrar os seguintes itens:
Manutenção da Ata.
Órgãos Participantes.
Atualização de Saldos.
Repactuação de Preços.
Administração de Licitações
A administração de Licitações é realizada por meio das informações apresentadas nos seguintes cadastros:
Checklists
Atende os critérios da Legislação de maneira que o andamento do Edital prossiga para a próxima etapa somente quando todos os itens obrigatórios forem executados. Eles podem ser customizados de acordo com a necessidade da empresa para assegurar também que processos internos sejam realizados.
Editais X Parágrafo
Cadastro de artigos ou parágrafos da Lei que tem influência direta com o Edital e que devem ser citados diretamente na sua formação.
Permissões
Permite informar para o usuário ou grupo de usuários do sistema os que podem dar andamento em uma determinada etapa do Edital, bem como, incluir, visualizar, alterar e excluir documentos no banco de conhecimento.
Órgãos
Permite o cadastramento de todos os órgãos da administração que podem participar do processo licitatório. Quando for utilizado o SRP (Sistema de Registro de Preços), serão definidas as opções relacionadas as caronas na ata e, consequentemente, poderão ser adicionados outros participantes.
Participantes
Nem todos os interessados no processo Licitatório estão cadastrados como fornecedores/clientes, assim, os participantes podem ser envolvidos em um pré-cadastro de fornecedores/clientes e, somente, serão cadastrados se forem os vencedores da licitação.
Fornecedores Habilitados
Permite configurar a habilitação dos fornecedores de maneira que a fase de adjudicação do Edital seja realizada somente quando o fornecedor estiver credenciado e com todas as documentações validadas. Desta forma, o sistema garante um controle maior dos fornecedores participantes do certame com mais segurança e confiabilidade do processo de licitação.
Regras de Licitações
Permite flexibilidade na configuração de fluxos do processo de licitação para atender as leis 8666, 10520, RLC e RDC, além, da possibilidade de complementar com os fluxos internos dos clientes. Desta forma, todo gerenciamento e andamento do Edital é controlado por meio do código da regra de licitação vinculado a uma Lei.
Macrofluxo do processo
- Elaboração do Edital
- Código do Checklist
- Relação dos itens do checklist
Neste cadastro, a TOTVS disponibiliza a carga inicial das regras padrões, assim, ao acionar esta opção são inseridas automaticamente as seguintes regras:
001 – Normas gerais para licitações e contratos 8.666/93.
002 – Regulamento e Licitações de Contratos.
003 – Normas Gerais para o Pregão 10.520.
004 – Regime Diferenciado de Contratações.
Cada etapa do fluxo de licitações está vinculada a uma relação de checklists e, portanto, o Edital prosseguirá para a próxima etapa somente após a execução de todos os itens.
Modalidades
Configuração das etapas para a definição do fluxo de cada modalidade durante a execução do andamento do Edital.
Exemplo:
Item | Modalidade | Desc. Modali |
001 | CC | Concorrência |
Observação O fluxo obrigatoriamente precisa atender as etapas exigidas pela Legislação (disponibilizadas pela TOTVS em seu fluxo base) e responder as condições lógicas da etapa de ED (Elaboração do Edital) até chegar na etapa FI (Fim). |
Exemplo:
Ordem | Etapa | Desc. Etapa | Próxima Verdadeira | Próxima Falsa |
001 | ED | Elaboração do Edital | AN | |
002 | AN | Análise do Edital | PB | ED |
003 | PB | Publicação do Edital | AE | ED |
Checklist
Corresponde a marcação dos atos administrativos e documentos que devem ser verificados.
Exemplo:
1. Abertura de processo administrativo devidamente atuado, protocolado e numerado (art 38, caput, da Lei nº 8.666/93, e item 5.1 da Portaria Normativa SLTI/MPOG nº 5, de 19.12.02)? |
2. Consta a solicitação/requisição do objeto, elaborada pelo agente ou setor competente? Acórdão 254/2004-Segunda Câmara-TCU. |
3. Autoridade competente justificou a necessidade da contratação (art 2º, caput, e parágrafo único, VII, da Lei nº 9.784/99)? |
4. Consta a autorização da autoridade competente para abertura da licitação (art 38, caput, da Lei nº 8.666/93)? |
Integrações
Gestão de Licitações e Compras
A integração com o módulo de Compras contempla a administração de informações atribuídas aos cadastros de Solicitantes, Compradores, Aprovadores, Grupos de Compras, Grupos de Aprovação, Solicitações de Compras, Pedidos de Compras etc.
Um dos grandes benefícios desta solução é o profissional de compras encontrar um fornecedor com o melhor preço, prazo e condição de pagamento diretamente do ERP TOTVS sem a necessidade de imprimir documentos e aprovações.
Gestão de Licitações e Faturamento
A integração contempla agilizar as funcionalidades acerca de processos que envolvem a geração de receita, emissão de documentos de saída, relacionamento com departamento Fiscal, emissão de faturas/duplicatas, geração de contas a receber, controle de orçamentos, carteira de pedidos etc.
Gestão de Licitações e Gestão de Contratos
A integração visa gerenciar os contratos de compras e vendas que a empresa mantém com seus fornecedores e clientes possibilitando controlar e acompanhar todos os processos de contratação de produtos e/ou serviços detalhando suas especificações.
COMPRASNET
Integração com o módulo do governo nacional COMPRASNET na elaboração e processamento de editais para modalidade do Pregão Eletrônico. Contempla as seguintes fases:
Configurações
Antes de iniciar o processo de implantação preenchendo cadastros e realizando as movimentações, é importante considerar o conteúdo dos Parâmetros que configuram o módulo de Gestão de Licitações.
Parâmetros
O sistema Microsiga Protheus® utiliza em suas rotinas configurações padronizadas ou específicas chamadas de parâmetros. Ele é uma variável que atua como elemento chave na execução de determinados processamentos e, de acordo com seu conteúdo, é possível obter diferentes resultados.
Todas as variáveis são iniciadas pelo prefixo MV_ e agem sobre diversas operações, como por exemplo, o MV_JUROS que define um padrão para a taxa de financiamento negociada com os fornecedores durante a negociação do processo de cotação.
O módulo de Gestão de Licitações utiliza vários parâmetros, sendo que, alguns deles também são comuns a outros módulos e, caso sejam alterados, o novo conteúdo é considerado para todos os envolvidos.
Existem parâmetros que são apenas configurações genéricas, como: configuração de periféricos (impressoras), datas de abertura, nomenclaturas de moedas etc.
Os parâmetros utilizados no módulo de Compras Públicas do Microsiga Protheus® são:
Nome | Descrição | Conteúdo |
MV_GCPACN | Ambiente utilizado na integração Comprasnet. 1= Treinamento. 2= Produção. | 1 |
MV_GCPDESP | Arquivo em formato dot com o modelo do Termo de Despacho. | GCP_DESP |
MV_GCPDEST | Diretório de gravação dos documentos relatórios. | C:\WORDTMP\ |
MV_GCPDOC | Caminho para gravar os arquivos docs gerados. | \samples\documents\gcp\doc\ |
MV_GCPDOT | Caminho dos arquivos em formato dot. | \samples\documents\gcp\dot\ |
MV_GCPFIAP | Indica se os pedidos gerados por Edital na Compra Centralizada serão administrados pela filial de compra (C) ou pela filial de entrega (E). | C |
MV_GCPHOMG | Arquivo em formato dot com o modelo do Aviso de Homologação. | GCP_EXTHOM |
MV_GCPLETS | Indica a TES de saída padrão usada para leilão no Gestão de Licitações. | |
MV_GCPMCLI | Modalidades em que o participante é um cliente (SA1). | LL\ |
MV_GCPORG | É utilizado para identificar o órgão que representa a filial logada na Manutenção da Ata SRP. | |
MV_GCPPARE | Ativa o cadastro de permissões. | .T. |
MV_GCPPRD | Arquivo em formato dot com o modelo da Proposta de Resolução de Diretoria. | GCP_RESDIR |
MV_GCPRCPF | CPF do responsável pela autorização de compras no portal Comprasnet. | |
MV_GCPRESP | Nome do responsável pela autorização de compras no portal Comprasnet. | |
MV_GCPRFUN | Função do responsável pela autorização de compras no portal Comprasnet. | |
MV_GCPTERM | Arquivo em formato dot com o modelo do Termo de Homologação. | GCP_TERHOM |
MV_GCPUASG | UASG do órgão governamental. |
MV_GCPRFUN | Função do responsável pela autorização de compras no portal Comprasnet. | |
MV_GCPTERM | Arquivo em formato dot com o modelo do Termo de Homologação. | GCP_TERHOM |
MV_GCPUASG | UASG do órgão governamental. |
I
Nome | Descrição | Conteúdo |
MV_INTEDIT | Habilita a integração do Edital. | .F. |
N
Nome | Descrição | Conteúdo |
MV_NOTAEMP | Atende os critérios da Nota de Empenho e apresenta as opções: · Verdadeiro: indica a utilização de Nota de Empenho e na geração de documentos do Edital será a abertura da Tela da Nota de Empenho carregando as informações do Edital de forma automática. Também, permite a geração de Nota de Empenho através da ATA de Registro de Preço. · Falso: o comportamento continuará padrão. |
R
Nome | Descrição | Conteúdo |
MV_REMADT | Código do tipo de revisão de aditivo de contrato revisado pelo processo remanescente no módulo de Gestão de Licitações. |
T
Nome | Descrição | Conteúdo |
MV_TPPLA | Tipo da planilha utilizada na geração de contrato por meio de Editais ou cotações. |
Nota de Empenho
A rotina Nota de Empenho atende os critérios necessários para utilizar o documento nota de empenho no processo de despesas públicas que serve para oficializar o compromisso de pagamento da União com o Credor, conforme a Lei Orçamentária (nº 4.320 Art. 58 ao 70). Ela apresenta em uma única tela todas as informações de saldos empenhados, consumidos e disponíveis, as movimentações e a visualização dos documentos de Pedido de Compra, Documentos de Entrada e Documentos Hábeis.
As principais vantagens desta rotina contemplam os seguintes itens:
Macrofluxo do processo
Elaboração do Edital |
Andamento do Edital |
Geração de Documentos |
Finalização do Edital |
A rotina de Nota de Empenho também faz integração com o módulo Planejamento e Controle Orçamentário para que seja possível registrar os valores creditados e debitados da nota de empenho resultantes de sua inclusão e, também, de todas as movimentações de histórico.
Procedimentos
Todos eles ficam organizados por ordem crescente em relação ao campo Cód. Nota de Empenho.
Exemplo:
Filial | Cód. Nota de Empenho | Cód. Fornecedor | Desc. Fornecedor | Loja | Saldo Disponível |
Filial01 | 2014NE023451 | Forn01 | Fornecedor 01 | 01 | R$ 20000.00 |
Filial07 | 2014NE000677 | Forn01 | Fornecedor 01 | 02 | R$ 20000.00 |
Filial04 | 2014NE001099 | Forn02 | Fornecedor 02 | 01 | R$ 120000.00 |
Cabeçalho
Grade de Produtos
Grade de Histórico de Movimentações
Inclusão da Nota de Empenho
Inclusão manual da Nota de Empenho
Ao incluir manualmente a Nota de Empenho, todos os campos do cabeçalho e da grade de Produtos estarão livres para edição, exceto os campos do Edital: Edital, Núr. Processo e ATA SRP.
Inclusão da Nota de Empenho via Edital
Para os casos em que não há uma ATA de Registro de Preço, no encerramento da etapa de Adjudicação e com o parâmetro MV_NOTAEMP habilitado, é exibida a tela de criação da Nota de Empenho com os campos do cabeçalho carregados (exceto o campo Cód. Nota de Empenho que deverá ser preenchido manualmente, conforme informação obtida pelo SIAFI), bem como, os itens da grade de Produtos.
Se houver outras Filiais e Fornecedores diferentes envolvidos naquele Edital, são geradas as Notas de Empenhos separadas por Filial e por Fornecedor e todos os seus respectivos itens são carregados automaticamente nas Notas de Empenho geradas.
Inclusão da Nota via Ata
Quando o parâmetro MV_NOTAEMP estiver habilitado só é possível realizar reservas na ATA no valor total da somatória das solicitações de compras, ao invés da quantidade total licitada pelo Órgão Gerenciador. Desta forma, a opção de Geração da Nota de Empenho (disponível em Outras Ações) exibe os dados carregados das solicitações de compras vinculadas a ATA.
Exemplo
Mesmo que tenham sido registradas 500 unidades de um determinado produto para o Órgão Gerenciador, o sistema considera a quantidade planejada pelas solicitações de compra (neste caso 300 unidades). Assim, apenas 300 unidades estariam disponíveis para reserva e consumo. As outras 200 unidades, ficariam disponíveis após a inclusão de suas solicitações de compra e empenho.
.