GERADOR DE RELATÓRIOS
Esta rotina permite que o próprio usuário crie relatórios e faça suas configurações no mesmo, não sendo necessário realizar customizações para atender suas necessidades.
Nesta opção do sistema, pode-se criar relatórios de movimentações, porém, não podem ser utilizados para dados financeiros, como despesas do desembaraço, para isto utilize outros relatórios do sistema.
Os relatórios criados nesta opção podem ser resumidos ou detalhados. A montagem das colunas também são feitas pelo usuário.
CAMPOS DO CABEÇALHO
As fases do relatório estão relacionadas ao campo Origem que permite especificar em que fase do processo os registros serão pesquisados, sendo que em cada fase os registros serão considerados da seguinte forma:
- Fase S: S.I’s – Solicitações de Importação cujos Itens possuam saldo a ser negociado.
- Fase P: P.O’s – Purchase’s Order cujos Itens possuam saldo a serem encaminhados para a PLI. Permite a escolha de Status PO Confecção PLI.
- Fase G: G.I.’s (entenda-se como LI’s) – Licenças de Importação cujos Itens possuam saldo a serem embarcados. Permite a escolha dos seguintes Status: PO Confecção PLI, Processo em Anuência, PO Aguardando Embarque, Embarque Confirmado, Ag. Pagamento Antecipado, PO Não Embarcado, Ag. Definição Requisitante e Ag. Nacionalização.
Atenção: Se o seu PO for não anuente, selecione esta opção, caso desejar ver na fase PO, pois o sistema gera PLI’s automáticas.
- Fase D: D.I’s – Itens embarcados e não desembaraçados, Itens desembaraçados e não entregues e Itens Entregues (entenda-se como Fase de Embarque e Desembaraço). Permite a escolha dos seguintes Status, sendo: Em Trânsito/Atracado, Material Ag. no DAP, Ag. Pagto Impostos, Ag. Desembaraço, Ag. Entrega, Entregue, Ag. Envio ao Suframa, PO Processo na Suframa e Processo Entrepostado.
- Fase T: Todas – Considera todo e qualquer Item envolvido nos processos em qualquer fase. Não permite selecionar Status.
CAMPOS QUE INDICAM AS COLUNAS DO RELATÓRIO
Para imprimir ou não uma coluna ou ainda determinar as quebras, utilize o campo Imprimir selecionando-o nas seguintes opções:
- Quando informado S, imprime o dado referente ao campo selecionado em todas as linhas do relatório.
- Quando informado N, os dados referente ao campo não aparecerão no relatório, por questões de redundância (ou seja é mostrado somente na visualização do relatório mas não será impresso), não sendo necessário informar os campos Inter. Inic. e Inter. Final.
- Quando informado Q, imprime os dados referente ao campo selecionado somente quando houver mudança nos campos selecionados como chave, ou seja, onde o parâmetro Ordenar? estiver com S.
- Deve-se ordenar os dados de um relatório através do preenchimento do campo Ordenar, que quando informado S, determinará que a ordem de apresentação dos registros no relatório, será baseada no campo selecionado.
- Se o campo Sumarizar pela chave estiver marcado, pelo menos um dos campos do relatório / pesquisa deverá ser ordem, pois mostrará como se fosse um resumo das informações.
- Para determinar o salto de página, o campo Ordenar deverá estar selecionado. Para os totais na quebra e geral, devem ser utilizados somente para campos do tipo Valor.
Exemplo – Como personalizar um relatório:
1. No Easy Import Control (SIGAEIC), acesse Miscelânea/ Gerador Relatórios.
2. Para se criar um novo relatório é necessário clicar no botão Incluir.
3. Nesta tela deve ser digitado o número do relatório e sua descrição. Também é possível incluir um subtítulo. Em seguida a capa do relatório possui os seguintes campos para configuração:
