Essa funcionalidade permite configurar os calendários de pagamento, para que agrupem os comprovantes a serem pagos, de acordo com sua data de vencimento. Esses calendários também definem o critério de aplicação dos pagamentos, quando são agrupados comprovantes que possuem diferentes datas de vencimento.
Base Manutenção Calendários de Pagamento
Objetivo da Tela: | Permitir administrar os distintos tipos de calendário de Pagamento. |
Outras Ações/Ações Relacionadas:
Ação: | Descrição: |
Incluir | Quando acionado, possibilita acesso à tela de Inclusão de Calendários de Pagamento. |
Inclusão de Calendários de Pagamento
Objetivo da Tela: | Permitir criar calendários de pagamento, utilizados para agrupar os comprovantes a serem pagos. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: |
Tipo de Período de Pagamento | Definir as datas de agrupamento dos comprovantes a pagar, de acordo com seu vencimento, considerando como base a data atual. Os períodos podem ser: a) Semanal: São selecionados os comprovantes cuja data de vencimento está compreendida ente os dias 01 a 08, 09 a 16, 11 a 22 ou 23 a 31, do mês em curso. b) Quinzenal: São selecionados os comprovantes cuja data de vencimento está compreendida entre os dias 01 a 15 ou 16 a 31, do mês em curso. c) Mensal: São selecionados os comprovantes, cuja data de vencimento está compreendida dentro do mês em curso. d) Personalizado: Permite definir uma faixa de datas de ‘X’ quantidade de dias anteriores à data atual, e de ‘Y’ quantidade de dias depois da data atual. Esses dias são editáveis pelo usuário, a partir dos campos “Dia Inicial Pagamento” e “Dia Final Pagamento”, os quais são habilitados quando a opção “Personalizado” é selecionada. Essa personalização da flexibilidade ao usuário para definir múltiplos critérios temporais de agrupamento, facilitando sua parametrização. Por exemplo: Para implantar um agrupador bimestral, pode ser utilizada uma das seguintes alternativas:
|
Aplicação de Pagamento | Estabelecer a data que será tomada como data de vencimento do meio de pagamento, ao realizar uma Ordem de Pagamento que contenha comprovantes com diferentes datas de vencimento. Em síntese, a aplicação do pagamento define a data a partir da qual será contada a data do primeiro vencimento, do meio de pagamento a ser utilizado. As possibilidades de aplicação são: a) Início do Período: Toma como data de vencimento do meio de pagamento, a data inicial do Tipo de Período selecionado. Por exemplo: Se o Tipo de Período é quinzenal, será tomada como data de vencimento do primeiro pagamento o dia 01 ou 16, de acordo com a quinzena atual. b) Fim do Período: Toma como data de vencimento do meio de pagamento, a data final do Tipo de Período selecionado. Por exemplo: Se o Tipo de Período é quinzenal, será tomada como data de vencimento do primeiro pagamento o dia 15 ou 31, de acordo com a quinzena atual. c) Vencimento Primeiro Comprovante: Toma como data de vencimento do meio de pagamento, a menor data de previsão de pagamento de todos os comprovantes incluídos na Ordem de Pagamento. d) Vencimento Último Comprovante: Toma como data de vencimento do meio de pagamento, a maior data de previsão de pagamento de todos os comprovantes incluídos na Ordem de Pagamento.
Importante: A Aplicação de Pagamento constitui a data a partir da qual começará a contar a data de vencimento dos pagamentos. As parcelas de pagamento pactuadas para a forma e pagamento do fornecedor, estabelecem as datas reais de vencimento dos meios de pagamento, a partir da data de início aplicação do pagamento. Por exemplo: Se a Aplicação de Pagamento é “Início do Período”, e a Forma de Pagamento é de 30 e 60 dias, o primeiro vencimento do cheque será a 30 dias do início do período definido. Se o Tipo de Período for “Mensal”, a data de vencimento do primeiro cheque será o 1º dia do próximo mês, e a do segundo cheque será o 1º dia do mês seguinte ao próximo mês. |