O Identity é o gerenciador de identidades da plataforma fluig. Sua missão é centralizar os acessos a múltiplos sistemas por meio de um login único para cada usuário, garantindo o controle e segurança às aplicações da empresa.
Múltiplos sistemas requerem múltiplas senhas. No dia-a-dia, fica difícil lembrar e garantir a segurança de todas elas. Resolva esse problema com o fluig Identity: ao realizar o login, todas as suas aplicações estão liberadas para acesso facilmente. O login é feito através do e-mail do usuário.
Cada sistema da sua empresa tem um ambiente exclusivo para gerenciamento e permissionamento de usuários. Além disso, as movimentações de pessoas dentro da empresa podem transformar a manutenção da segurança e acessos às informações em uma dor de cabeça. O Identity permite o controle total, unificado e simplificado dessas atividades, garantindo tranquilidade à TI.
Um dos maiores vilões da produtividade na gestão de sistemas é a recuperação de senhas de usuários. Perdeu o acesso? Não tem problema! Com o Identity, o reset de senha é self-service, o que promove autonomia do usuário final e desafoga a equipe de TI.
Preciso de acesso à internet para usar o fluig Identity?
Sim. O fluig Identity é uma ferramenta SAAS, portanto é essencial possuir acesso à internet para usá-lo.
Qual o primeiro passo para começar a utilizar o fluig Identity?
Abrir um ticket para o Suporte fluig solicitando a criação dos ambientes de Produção e Homologação do fluig Identity, conforme a documentação Criação de Conta no Identity. Recomendamos que todas as configurações e testes sejam inicialmente realizados no ambiente de homologação e posteriormente replicados no ambiente de produção.
Os termos "empresa" e "contexto" serão usados de forma intercambiável ao longo desta documentação para descrever o espaço da sua compania dentro do fluig Identity. |
Após realizar o meu primeiro acesso como administrador do contexto, como faço a inclusão dos usuários?
A inclusão de usuários no contexto pode ser feita de duas formas: através da criação manual ou importação dos usuários de um Active Directory.
Quero importar meus usuários que já estão cadastrados no Active Directory (AD). Como faço isso?
O primeiro passo é vincular o diretório LDAP, neste caso um Active Directory, ao seu contexto no fluig Identity para obter o token que será utilizado em seguida na configuração do SmartSync. Basta informar um nome para o diretório e pronto, o token será gerado automaticamente.
O que é SmartSync?
SmartSync é um aplicativo desktop responsável pela conexão entre a empresa no fluig Identity e o Active Directory. Procedimentos como a autenticação de acessos no Identity utilizando a senha do AD, importação de usuários e sincronização de alterações são realizados através do SmartSync.
Já instalei o SmartSync. Preciso configurar alguma coisa nele?
Sim, agora é a hora de informar os dados de conexão ao Active Directory e o token gerado anteriormente no seu contexto nas configurações do SmartSync. Assim o aplicativo será capaz de obter os cadastros no AD e enviá-los para a sua empresa no fluig Identity.
O SmartSync está configurado e no ar, mas os usuários não aparecem no meu contexto...
Os usuários não são imediatamente provisionados (ou seja, criados) no contexto do fluig Identity após a importação do Active Directory. Para que seja realizado o provisionamento, os usuários importados precisam ser aceitos pelo administrador do contexto. A partir do momento em que for aceito, o status do usuário é atualizado para Ativo na empresa.
Como é feito o acesso a serviços externos, como o fluig, pelo Identity?
O acesso ao fluig (ou qualquer outro serviço) pelo fluig Identity ocorre através de aplicativos (apps). O administrador pode utilizar os aplicativos disponibilizados por padrão pelo Identity ou criar novos apps de acordo com a sua necessidade. O fluig, por exemplo, conta com um aplicativo específico.
Como faço a integração entre o fluig e o contexto do Identity?
Esta integração abrange dois passos: (1) configurar a URL de acesso ao fluig no aplicativo do Identity e (2) configurar a URL do contexto no Identity no Painel de controle do wcmadmin no fluig.
E de que forma os usuários acessam o aplicativo do fluig?
Uma vez integrados, basta associar os usuários no Identity ao aplicativo fluig para que eles possam acessá-lo diretamente do Launchpad, ou seja, a página que reúne todos os apps disponíveis no contexto. Lembrando que o login no Identity deve ser feito utilizando o endereço de e-mail.