Cada vez mais é necessário pensar em soluções logísticas para otimizar e reduzir os custos das operações de transporte.
Diante deste cenário o módulo Gestão de Transportes (SIGATMS) uniu toda expertise em gestão de transportes com a solução logística de roteirização de carga fornecida pela empresa MapLink, agregando inteligência e otimizando o processo de entregas e coletas dentro do SIGATMS. Fazendo com que as coletas/entregas tenham uma melhor disposição e ordem, e dessa maneira além de reduzir o tempo de operação também se reduz custos dentro da operação de transporte, além da obtenção prévia dos valores de pedágio.
O módulo passa a utilizar as APIs fornecidas pela MapLink para solucionar os problemas de ordem de entrega/coleta, melhor trajeto a ser realizado considerando o menor tempo ou menor distância, valores das praças de pedágio, plotagem e visualização do trajeto, coordenadas geográficas dos clientes.
API Planning tem como objetivo otimizar a operação de coleta/entrega, atribuindo a melhor ordem para as operações a fim de que o custo total seja reduzido e a produtividade aumente.
API Trip é o serviço de roteirização para rotas simples e com múltiplos pontos, que se adapta ao tipo e especificações do veículo e leva em conta as especifidades e restrições do tempo da operação.
API Tolls inclui os gastos com pedágio nos cálculos da operação e garante as previsões e controle de custos efetivos.
API GeoCode tem como objetivo encontrar as coordenadas geográficas dos endereços.
SIGATMS - As funcionalidades e rotinas que estão envolvidas no processão são: Cadastro de Clientes, Cadastro de Solicitante, Cadastro de Sequência de Endereço, Cadastro de Referências Geográficas, Viagem, Cadastro Roteirizador, Limpeza de Histórico de Integração.
MAPLINK - As apis envolvidas são: GeoCode, Planning, Trip, Tolls e Map Display. Para obter mais informações, acesse: https://maplink.global/apis-maplink/
A integração tem como objetivo otimizar o processo de entrega e/ou coleta dos transportadores que utilizam o módulo SIGATMS.
Para que toda a solução funcione perfeitamente é necessário obter as coordenadas geográficas de todos os clientes, de acordo com os respectivos endereços. Para isso utilizamos a api GeoCode que retorna a latitude e longitude de acordo com o endereço enviado. As informações recebidas são gravadas no Cadastro de Referências Geográficas.
Os documentos serão ordenados na viagem, de acordo com a melhor sequência de entrega/coleta sugerida pela a api Planning.
Após obtido a melhor sequência de entrega/coleta a api Trip sugere a melhor rota para o veículo realizar, de acordo com a melhor sequência de entrega/coleta.
De acordo com a rota sugerida, obtém-se os gastos com pedágio de acordo com a quantidade de eixos dos veículos, através da api Tolls, e os valores de pedágio são atualizados automaticamente dentro da viagem.
Toda a visualização dos pontos de entrega/coleta, rota e praças de pedágio serão exibidas dentro do SIGATMS em um mapa, através da funcionalidade Map Display.
A comunicação com as APIS e plataforma Maplink ocorreram a partir das rotinas: Cadastro de Clientes, Sequência de Endereço, Cadastro de Solicitantes e Wizard para envio das filiais (Cadastro de referências geográficas) para a api GeoCode; e também a partir das Viagens em Aberto para as apis Planning, Trip, Tolls e MapDisplay (Plotagem de mapas).
As informações enviadas serão detalhadas abaixo.
Foram criadas novas funcionalidades no SIGATMS para complementar e auxiliar na integração como um todo:
Premissas para o correto funcionamento:
Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste do tópico são:
No módulo SIGATMS acesse o menu Cadastro > Roteirizador > Config. Integração (TMSAO52) para acessar o Cadastro de Roteirizador.
No módulo SIGATMS acesse o menu Diversos > Limpeza Histórico Roteirizador (TMSAO53) para acessar a rotina Limpeza de Histórico.
As rotinas Cadastro de Cliente, Sequência de Endereço e Cadastro de Solicitantes foram atualizadas para que ao final da gravação as informações referentes ao endereço sejam enviadas automaticamente para a api GeoCode a fim de obter as coordenadas geográficas do respectivo endereço. As coordenadas geográficas recebidas são gravadas na tabela DAR - Referência Geográficas, e é possível visualiza-las através da rotina Cadastro de Referências Geográficas - TMSAO15.Envio:
País;
Estado;
Cidade;
Bairro;
Rua;
Número;
CEP;
As informações recebidas são:
O objetivo da integração com a API Planning é otimizar os pontos de entrega/coleta e reordenar os documentos da viagem.
A rotina de viagem foi alterada para que quando o campo Tipo de Retorno (DLV_TIPRET) da tabela Dados Cadastrais Roteirizador (DLV) esteja igual a 1=CallBack; a informações sejam enviadas automaticamente para a api Planning.
Pode-se também acionar a rotina a partir do menu criado na rotina Viagem (TMSA144): Ações Relacionadas > Roteirizador > Integra.
Envio:
O objetivo da integração com a api Trip é roteirizar os pontos de entrega/coleta e sugerir a melhor rota.
Envio:
A api Tolls fornece os valores e as praças de pedágio que existem no percurso da rota. Após obter os valores de pedágio dentro do complemento da viagem (DTR_VALPDG).
Envio:
Essa funcionalidade permite a exibição do mapa e os pontos de coleta/entrega. O mapa será exibido quando todas as etapas da integração citadas acima forem concluídas com sucesso.
O mapa pode ser consultado a partir da rotina Viagem > Outras Ações > Roteirizador > Consulta (TMSAO50) após entrar na rotina Controle Integração TMS X Roteirizador acesse a opção Outras Ações > Vis. Mapa.
Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:
Integração só ocorrerá caso o parâmetro MV_MAPLINK esteja habilitado e esteja cadastrado e configurado corretamente:
A api deverá retornar as coordenadas geográficas, e só retornará corretamente as informações se os cadastros estiverem com os campos: país, estado, cidade, bairro, rua, número e CEP preenchidos corretamente.
O envio de informações e tratamento das informações poderá ser realizado de duas maneiras:
O envio de informações e tratamento das informações poderá ser realizado de duas maneiras:
O envio de informações e tratamento das informações poderá ser realizado de duas maneiras:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa: