CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Procedimentos
    1. Pré-requisitos para utilização do Middleware
    2. Preparação ambiente TAF/TSS
    3. Preparação ambiente Datasul
    4. Ativação e configurações para utilização do Middleware
    5. Análise e ajuste de mensagens após ativação do Middleware
  3. Novas Funcionalidades

01. VISÃO GERAL

Esta documentação tem por objetivo orientar quanto aos passos que devem ser seguidos ao efetuar a troca do sistema de folha de pagamento para empresas que já fazem a entrega do eSocial por outro software.

02. PROCEDIMENTOS

Para a correta migração do sistema de folha de pagamento, além da implantação da folha no HCM é necessário preparar os dados para a continuidade dos envios ao eSocial. Abaixo estão descritos alguns passos que devem ser seguidos.


Pré-requisitos 

Instalação e configuração do TAF/TSS.

Implantação da empresa no Datasul HCM

(ideia) Dica:

As informações complementares do eSocial somente serão liberadas para inclusão/alteração quando o complemento eSocial estiver ativo no FP0500/FP0560.

Migração dos Dados

Para as empresas que utilizam software de terceiros para o envio dos dados ao eSocial é recomendável efetuar a migração dos dados para a base de dados do TAF, permitindo assim que sejam feitas retificações, caso necessário, diretamente no TAF, sem a necessidade de alteração diretamente no ambiente do Governo.

Para efetuar a migração dos dados para o TAF recomendamos a utilização do Migrador, conforme orientações disponíveis em:

https://tdn.totvs.com.br/display/public/TAF/Migrador+Software+Terceiros+x+TAF+-+TAFMIGR001+-+TAF+-+P12

O fornecedor do software anterior deve disponibilizar os XMLs de envio e retorno, sendo que os XMLs de retorno devem possuir a assinatura e recibo de autorização de uso.

O Governo não disponibiliza nenhum serviço que permita a importação desses XMLs.

Migração em Etapas:

Recomendamos ainda a importação dos XMLs em etapas. Assim como foi feita na transmissão dos eventos, é importante concluir a importação da primeira fase (Tabelas eSocial), em seguida a segunda fase (Não Periódicos), e então a terceira fase (Periódicos). Essa sequência é necessária, pois caso os dados da primeira ou segunda fase não tenham sido importados no TAF, ao importar os dados da terceira fase irá ocorrer erros de importação.


(ideia) Dica:

Para a correta importação dos XMLs pelo TAF Migrador, ao configurar o TAF o campo Cod Filial no Complemento do Cadastro de Estabelecimento deve ser mantido conforme configuração original, ou seja, com o conteúdo do grupo\empresa\filial (GGEEEFFFFF). Exemplo: Grupo 01, Empresa 100 e filial 4 o campo Cod Filial deve permanecer 011004.

O De/Para para integração entre TAF x HCM deve ser feita, nesse caso, na aba Outras Filiais do Complemento do Cadastro de Estabelecimento. Exemplo: 100-4.

Preparação Ambiente Datasul

Para empresas que já estavam enviando os movimentos de remuneração ao eSocial, ao efetuar a troca de sistema, além da implantação dos dados no HCM, é necessário:

---


As documentações com orientações para configuração do Datasul HCM referente ao eSocial estão disponíveis em: eSocial

(ideia) Mais detalhes sobre:

FP9895: FP9895 - Sincronização das mensagens e Ativação do Middleware

Ativação e Configurações para Utilização do Middleware

Para ativar o Middleware será necessário executar o programa FP9895-Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware, com a ação 'Ativar Middleware'.

Se houverem mensagens que impeçam a ativação será listado um relatório de pendências para análise.

Caso exista mensagens com status 15 - Processada Governo sem recibo e no momento da ativação não deseja verificar essa pendência pode ser marcado a opção Desconsiderar  status 15 sem recibo.

Após ativação do Middleware é necessário efetuar as configurações do novo serviço na pasta Conf Mid no FP0560-Manutenção de Estabelecimentos, botão eSocial.

Caso as mensagens de rubricas (S-1010) tenham sido transmitidos pelo TAF/Outro Software, será necessário consultar no governo qual o código de identificador de tabela de rubricas foi utilizado e incluir no FP9810-Consulta Tabela Validades, para a Informação Rubrica. Se ainda não tenha sido enviado o evento S-1010 ao governo, pode-se utilizar qualquer identificador de tabela de rubricas. Por default será sugerido o identificador 000001.




Análise e ajuste de mensagens após ativação Middleware

Caso não tenha sido feito a sincronização das mensagens antes da ativação do Middleware ou se ficaram mensagens com status pendentes no TAF, ao ativar o Middleware essas mensagens terão o status alterado para 22-Migração

As mensagens com o status 22-Migração e/ou as com status 15-Processado Governo que não possuem recibo deverão ser ajustadas. Abaixo segue alguns cenários e orientações para corrigi-las:

  • Mensagem com status 15-Processado Governo
    • Incluir o recibo manualmente pelo FP9850 ou pelas rotinas de exportar/importar no FP9895;
  • Mensagem com status 22-Migração
    • Se forem mensagens antigas, verificar a necessidade de envio ou não dessas mensagens ao governo. Não havendo necessidade de envio das mensagens ao governo as mesmas podem ser canceladas.
    • Se houver a necessidade futura de retificação/alteração de uma mensagem no HCM e ela não possuir o número do recibo poderá ser executado a opção de sincronizar hcm x taf ou importar o recibo para buscar o número do recibo pelo programa FP9895 ou incluir manualmente o recibo pelo programa FP9850
    • Caso sejam mensagens que foram incluídas/ajustadas diretamente no TAF/Governo e não existir a mensagem no HCM, se houver necessidade futura de retificação/alteração será necessário buscar o número do recibo no Governo e incluir manualmente no HCM pela nova funcionalidade de edição do XML. Esse processo contudo deverá ser efetuado com cautela e pessoa habilitada.
    • Ao tentar transmitir as mensagens, se houver erro no XML e a informação não puder ser ajustada no HCM, por exemplo se já foi corrigido e a mensagem não foi ajustada, poderá ser utilizado a nova funcionalidade de edição do XML. Esse processo contudo deverá ser efetuado com cautela e pessoa habilitada.

Help_buttonAtenção:

Para as mensagens com status 22-Migração serão habilitadas as seguintes funcionalidades do FP9850 (gerar xml, enviar mensagem, cancelar mensagem, consultar retorno, inserir recibo)





03. Novas Funcionalidades

Para utilização do Middleware foram implementadas novas funcionalidades no FP9850 - Monitor eSocial. Segue abaixo documento com mais detalhes dessas funcionalidades:

FP9850 - Com novas funcionalidades

(ideia) Mais detalhes sobre:

FP9850: FP9850 – Monitor eSocial

<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>